InícioDicas5 fatores que provam o crescimento dos e-sports no mundo

5 fatores que provam o crescimento dos e-sports no mundo

Competições assistidas por mais de 454 milhões de pessoas e com premiações que ultrapassam 1.1 bilhões de dólares. É inegável que os e-sports, ou esportes eletrônicos, ganharam proporções incríveis nos últimos anos e vem atraindo cada vez mais público, atletas e patrocínios.

Mas o que fez com que a popularidade dos e-sportes aumentasse tanto? Elencamos cinco motivos para você saber por que o crescimento dos e-sports não para de aumentar e como eles alcançaram o atual status mundial.

Streaming

Hoje em dia, todo mundo já está acostumado com o streaming, bons exemplos são os serviços como Netflix, Telecine Play, HBO e Disney+. Esta é uma tecnologia que atualmente a maioria das pessoas utiliza, mas ela foi crucial e difundida amplamente com a transmissão de e-games. Não é à toa que a maior plataforma de streaming de jogos, a Twitch, foi adquirida em uma transação bilionária pela Amazon.

Por que o streaming foi tão importante para os e-sports?

Em termos de popularidade, o primeiro motivo é o alcance. Principalmente porque qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poder clicar e assistir a um streaming independente de onde esteja.

Antigamente, as pessoas eram acostumadas a ver bandas de rock e filmes de cinema apenas na televisão. Então, a distância entre o espectador e quem fazia a transmissão na televisão era muito grande. Com as novas redes sociais, quem faz as transmissões hoje está interagindo a todo momento com sua audiência.

Isso possibilita encurtar distâncias, o que cria um vínculo muito maior com o público. Sem deixar de mencionar que um dos fatores principais do streaming de e-sports fazer tanto sucesso é que ele é de graça.

Hoje a indústria de e-sports é bilionária

Sem sombra de dúvidas, os jogos de videogame e de computador sempre foram uma maneira de entretenimento muito lucrativa. Há anos vemos notícias de que e-games são mais rentáveis que diversos produtos de entretenimento como cinema, música, ou qualquer forma de arte que você puder imaginar. Um dos jogos atuais mais rentáveis do mundo até o ano de 2021 foi o e-game GTA V, que já faturou cerca de seis bilhões de dólares.

Essas cifras gigantescas despertaram o interesse de investidores milionários. Vamos citar apenas alguns dos mais famosos aqui:

  • Elon Musk
  • Michael Jordan
  • Drake

Estas são as figuras públicas que têm investimentos no ramo de e-sports. Isso sem contar as grandes figuras do e-sports como as organizações norte-americanas NFL, NBA e a NHL que são, respectivamente, campeonatos de basquete, futebol americano e hóquei.

Overwatch League

Para se ter uma ideia, a Overwatch League, primeira liga de e-sports a adotar um sistema de franquia, parecido com o que ocorre nos campeonatos grandes de esportes conhecidos, teve o valor de premiação estimado em 60 milhões de dólares.

Premiações milionárias

Sem dúvidas, é um dos principais motivos que faz o e-sports ter um crescimento enorme no mundo todo. Antigamente, os prêmios eram pequenos e simbólicos. Porém, com o passar do tempo, os prêmios cresceram consideravelmente.

Até mesmo alguns e-sports que não são considerados tão famosos, como alguns jogos de luta e card games, já tem premiações que chegam na casa dos 100 mil dólares.

Quando falamos de outros e-games mais famosos como Dota 2, Counter Strike ou League of Legends, por exemplo, vemos premiações milionárias. No ano de 2018, o jogo online Dota 2 havia quebrado o recorde da maior premiação de e-sports da época, com 25 milhões de dólares como premiação total. O mais curioso deste caso em específico é que o prêmio foi arrecadado por meio da comunidade, que teve a opção de comprar um passe e ganhar alguns brindes, e apenas 25% do dinheiro arrecadado foi para a premiação.

A acessibilidade dos e-sports

A acessibilidade é um fator que ajudou os e-sports a crescerem e se popularizarem nos últimos tempos. Você não depende de um biotipo específico para se dar bem dentro de um e-sport: você pode ser alto, baixo, magro, gordo, homem ou mulher. Não importa.

O que vai ser mais relevante de fato é a sua habilidade na hora de jogar o e-game. E essa democratização dos e-sports é muito bacana, pois vemos muitas pessoas sem condições de praticar esportes comuns.

Geração Z

Esse é um dos principais motivos pelos quais os e-sports cresceram tanto em popularidade. Eles atingem em cheio a população mais nova, conhecida como geração “z”, pessoas que nasceram e cresceram em um mundo tecnológico.

As crianças que já nascem em um mundo interconectado da internet, e os e-sports são uma forma de entretenimento que conseguem conectar mais fácil com essa faixa etária. O interessante é que já vimos casos, hoje em dia, de pais e filhos que encontram no e-sport uma paixão em comum, seja para conversar ou torcer, algo que acontecia há alguns anos quando se falava em futebol.

Os e-sports não vão substituir os esportes normais

Os e-sports não estão aí para competir e roubar a atenção de ninguém. Eles só aparecem como mais um fator para ajudar a conexão dos jovens com os familiares ou amigos. Se você é da geração passada e acredita que o que dizemos é um absurdo, acreditamos que é melhor pensar melhor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.