InícioDicasA prática da acupuntura é restrita aos médicos?

A prática da acupuntura é restrita aos médicos?

Inicialmente, apesar de ser uma especialidade da Medicina, a prática da acupuntura não é restrita apenas aos médicos. Dessa forma, alguns conselhos profissionais como o de Biomedicina, Terapia e Fisioterapia Ocupacional reconhecem a sua realização.

Primordialmente, a prática da acupuntura é bastante popular no Brasil. Um dos principais motivos é a sua capacidade de aliviar sintomas e complementar diversos tratamentos médicos. Conhecida por ser uma prática milenar chinesa, suas técnicas usam agulhas para ativar centros nervosos e glandulares do corpo, de maneira a melhorar o fluxo sanguíneo e estimular a função imunológica do corpo. Dessa forma, muitos alunos possuem dúvidas sobre quem pode realizar a prática da Acupuntura em seus atendimentos. Mas, felizmente, essa não é uma prática restrita apenas aos médicos nos dias de hoje.

No caso, até mesmo enfermeiros, fisioterapeutas e pessoas de outras áreas têm a possibilidade de trabalhar com terapia de agulhas na promoção da saúde. Assim, a acupuntura possui um papel importante como terapia complementar no tratamento de várias patologias em diversas especialidades médicas da atualidade, de modo a obter excelentes resultados em pacientes refratários aos tratamentos convencionais.

Para simplificar, a prática da acupuntura é uma técnica que usa agulhas que, quando aplicadas em alguns dos mais de 1.500 pontos energéticos distribuídos pelo corpo, atingem diferentes vias que levam à cura ou melhora do paciente. Por meio das agulhas é possível diminuir ou aumentar canais energéticos específicos. Isso acontece porque o desequilíbrio do fluxo energético pode levar a alguns quadros físicos e emocionais negativos. Além disso, manipular essas energias pode proporcionar alívio de determinadas dores locais, por exemplo.

Desde já, se você tiver dúvidas sobre como a prática da acupuntura é regulamentada, ou sobre quais profissões podem trabalhar com ela, você está no lugar certo. Aqui, explicaremos tudo sobre a acupuntura no Brasil e como outras profissões fora da Medicina podem exercê-la.

O que é a prática da acupuntura?

De forma simples, a prática da acupuntura trata do uso de técnicas terapêuticas, inspirado nas tradições médicas do oriente, que faz a utilização de agulhas muito finas. A finalidade é estimular os canais energéticos do corpo, que são conhecidos como meridianos. A razão desta técnica é buscar o equilíbrio da energia vital da pessoa. Pois, qualquer desequilíbrio poderá causar doenças, disfunções e problemas emocionais.

Por esse motivo, no Brasil a prática da acupuntura é bastante popular. Inclusive, é oferecida pelo Sistema Público de Saúde, o SUS, em conjunto com outros tratamentos. Dessa forma, é um segmento de atuação que tem boas perspectivas profissionais, tanto em ambiente público quanto privado. Do mesmo modo, para entender a prática da acupuntura de uma boa forma, é necessário saber como funciona a terapia. Então, por meio do estímulo de terminações nervosas na pele e tecidos, são enviadas mensagens ao cérebro. O que, por sua vez, desencadeia efeitos diferentes no corpo humano, contribuindo, por exemplo, para o alívio de dores. Ou, no combate à ansiedade e insônia.

Na realidade, o que ocorre é a ativação de pontos que liberam substâncias químicas através de neurotransmissores, como a serotonina. O resultado é um efeito analgésico ou ação anti-inflamatória que proporciona um bem-estar físico e emocional. Além disso, os alívios de dores, como as da enxaqueca, por exemplo, é um dos efeitos mais conhecidos e difundidos da prática da acupuntura. Nesse sentido, confira algumas das doenças e problemas de saúde que podem ser tratadas por meio dessa prática:

  • Paralisia facial
  • Sinusite
  • Insônia
  • Gastrite
  • Quadros de ansiedade
  • Estresse
  • Asma
  • Redução de efeitos colaterais de quimioterapias e radioterapias
  • Distúrbios mentais
  • Dores no aparelho músculo-esquelético

Benefícios da acupuntura

Podemos dizer que a acupuntura se disseminou pelos países do ocidente como uma forma de tratamento alternativa. Isso aconteceu por conta dos benefícios que a ativação de certos pontos específicos no corpo proporciona para a saúde física e mental. Um dos mais conhecidos benefícios desse tipo de tratamento é o alívio dos quadros de dor. nesse tratamento, a produção de endorfina funciona como um efeito analgésico no organismo.

Um outro benefício muito importante deste tipo de tratamento são as mudanças no sistema imunológico. Dessa maneira, ocorre um estímulo na produção de substâncias, como a noradrenalina e a serotonina, que são conhecidas por gerar a sensação de bem-estar no corpo humano. Também podemos citar a capacidade que a acupuntura tem de realizar a dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, permite um efeito mais eficaz dos medicamentos, o que favorece a sua circulação geral pelo organismo. Por último, mas não menos importante, a prática da acupuntura melhora a concentração de hormônios como a cortisona, que age contra inflamações. Enfim, confira mais alguns problemas e doenças que podem ser tratadas com o benefício da acupuntura:

  • Problemas na boca
  • Doenças oftalmológicas
  • Problemas gastrointestinais
  • Problemas ortopédicos
  • Distúrbios do sono

Quais profissões podem realizar a prática da acupuntura?

Hoje em dia, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhecem a prática da acupuntura como qualificação profissional. Desta forma, os profissionais da área da saúde que possuem conhecimentos ligados à anatomia e fisiologia podem atuar nessa área.

No entanto, é necessário um curso de pós-graduação ou especialização para que a prática aconteça. Assim, se abrem boas perspectivas de trabalho para enfermeiros, médicos, biomédicos, fisioterapeutas, entre outras profissões envolvidas.

Eventualmente, o profissional que é especializado na prática da acupuntura poderá atuar em vários locais. Alguns dos exemplos são hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, consultórios particulares e outras instituições de caráter assistencial. Por outro lado, também existe a possibilidade de trabalhar em hotéis SPAs, resorts e outros ambientes que possibilitam ao público uma forma alternativa de tratamento.

Portanto, se você é um profissional da área da saúde, já possui os requisitos necessários para seguir carreira no setor da prática da Acupuntura, o caminho mais rápido para que isso aconteça é realizar um curso de especialização de qualidade na área. E, somente dessa forma, será possível que você faça as sessões de forma segura para seus clientes e pacientes. Essa é a forma de transmitir confiança aos pacientes e, ao mesmo tempo, se destacar no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.