InícioDicasBenefíciosConheça os principais tipos de financiamento estudantil

Conheça os principais tipos de financiamento estudantil

Neste artigo você verá quais são os principais tipos de financiamento estudantil, afinal fazer uma graduação é o sonho de muitos. No entanto, nem todos possuem condições financeiras para investir em um curso.

A boa notícia é que há vários modos de ingressar em uma faculdade através de financiamentos. Então, para potencializar a sua vida profissional com um ensino superior, acompanhe este post até o fim e escolha a opção ideal para você.

O que é um financiamento estudantil?

No Brasil, o número de faculdades particulares chega a ser quase 8 vezes maior do que as públicas, de acordo com dados de 2018 do Inep e mais:

  • São 2.238 instituições privadas;
  • Contra 299 dos estados.

Com esse aumento significativo de redes de ensino superior particulares, cresceu também o modo de ingressar nelas, ou seja, os tipos de financiamento estudantil.

Nesse esquema, uma instituição financeira paga as mensalidades do curso do aluno. Dessa forma, essa é a opção encontrada por muitos que não possuem dinheiro o suficiente para bancar uma graduação.

Com essa forma de empréstimo, o estudante tem um prazo maior para pagar de volta o investimento feito.

Quais os tipos de financiamento?

No Brasil, o que não faltam são diferentes tipos de financiamento estudantil. Por exemplo, há aqueles em que você faz um pagamento a cada três meses ou só começa a quitar o empréstimo após formado.

Existem opções em instituições públicas e privadas e até mesmo, patrocinadas pela própria faculdade. Então, para saber mais detalhes e ver qual é a melhor para você, continue lendo a seguir.

1 – FIES é um dos tipos de financiamento estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos mais conhecidos por ser um programa do próprio MEC. Com a Caixa e o Banco do Brasil, ele oferece linhas de créditos com condições especiais para os alunos.

Com o decorrer do curso, o banco paga as mensalidades do estudante na faculdade. Assim, após a formatura, o aluno precisa acertar esse empréstimo com a instituição financeira.

Esse é um dos tipos de financiamento estudantil mais interessantes, já que o universitário:

  • Só paga após formado;
  • As parcelas possuem um longo período para quitação;
  • Juros são menores se comparado a um empréstimo normal.

Hoje em dia, com o Novo FIES, mais linhas de crédito são oferecidas seguindo alguns critérios, confira.

FIES 1

Para todos os estudantes brasileiros com renda familiar de até 3 salários mínimos, sem taxas de juros.

FIES 2

Opção exclusiva para pessoas do centro-oeste, nordeste e norte, com renda de 3 a 5 salários mínimos e juros de 3% ao ano.

P-FIES

Para alunos de todo o Brasil, com renda de 3 a 5 salários, bem como taxas de 6,5% ao ano.

Como participar do programa?

Você precisa ter feito o Enem a partir de 2010 e ter tido uma pontuação mínima de 450 pontos.

As vagas vão conforme a ordem decrescente das notas do Exame Nacional. Portanto, é preciso se esforçar bastante e ir bem nas provas, de modo a conseguir um dos tipos de financiamento estudantil mais acessíveis.

2 – Financiamentos com bancos

Aqui todo o processo é feito direto com o banco e o ponto positivo é que não depende da nota do Enem. No entanto, a maioria deles requer vínculo com a instituição e análise de crédito.

Caso o seu score seja baixo ou o seu nome esteja no Serasa, há algumas opções, compare a seguir.

Santander Universidades

Esse é um dos tipos de financiamento estudantil privados, mas que não é para graduações e sim para pós e MBAs, bem como outras facilidades. Então, se esse é o seu caso ou de alguém próximo a você que tem interesse, busque saber mais.

Crédito Universitário Bradesco

Esta linha de crédito é para correntistas e dá a oportunidade do aluno financiar 100% do semestre do curso em até 12 vezes.

BB Crédito Consignado

Ele é parceiro do FIES e tem outros tipos de financiamento estudantil exclusivos para aqueles que trabalham em empresas vinculadas ao banco.

3 – Créditos Estudantis

Também é como um empréstimo, onde você tem mais tempo para quitar as parcelas, que, aliás, podem ser reduzidas.

Esse método também possui vários tipos de financiamento estudantil, um deles é o de pagar após o fim do curso. Dessa forma, esse é o mais vantajoso, pois o profissional já estará formado e entrando no mercado de trabalho.

Com isso, pode quitar a dívida sem maiores problemas. Além disso, os empréstimos podem ser integrais ou parciais, com variação no prazo e no valor.

4 – Bolsas de estudos e descontos

Você já viu aqui alguns tipos de financiamento estudantil, bem como empréstimos privados, mas há ainda outra opção.

O Prouni, por exemplo, dá bolsas de estudos integrais e parciais a alunos. Então, para ingressar no programa, é preciso atender a alguns critérios sobre renda e escolaridade como:

  • Ter realizado o ensino médio em escola pública;
  • Ou ,ainda como bolsista em instituições particulares;
  • Participado do Enem mais recente.

Aqui também os estudantes são classificados conforme o desempenho nas provas. Por outro lado, algumas faculdades dão bolsas e descontos interessantes. Dessa maneira, vale a pena saber mais a respeito e ver o que cada uma pode te oferecer.

5 – Empréstimos personalizados

Caso você não consiga nenhuma das alternativas acima, é possível realizar um empréstimo pessoal para pagar as mensalidades.

O benefício desta opção é que as instituições financeiras de crédito não possuem vínculo com os bancos, ou seja, você não precisa ser um correntista para obter o financiamento.

Vale destacar, no entanto, dois pontos: em primeiro lugar, eles fazem avaliação de crédito. Em segundo lugar, a taxa de juros pode ser mais alta. Então, pense bem antes de assinar qualquer contrato.

Invista em uma profissão de sucesso

Agora você conhece os tipos de financiamento estudantil, portanto, é hora de decidir sobre o seu futuro.

Com algumas dessas opções, é possível iniciar a sua faculdade o mais rápido possível e começar a investir na sua futura carreira profissional.

Lembre-se de buscar uma universidade de qualidade, que ofereça além de bolsas e descontos, uma boa infraestrutura, bons professores e apoio do início ao fim do curso. Assim, saiba mais sobre as marcas do grupo Kroton.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.