Neste artigo você verá quais são os principais tipos de financiamento estudantil, afinal fazer uma graduação é o sonho de muitos. No entanto, nem todos possuem condições financeiras para investir em um curso.
A boa notícia é que há vários modos de ingressar em uma faculdade através de financiamentos. Então, para potencializar a sua vida profissional com um ensino superior, acompanhe este post até o fim e escolha a opção ideal para você.
O que você verá neste artigo:
O que é um financiamento estudantil?
No Brasil, o número de faculdades particulares chega a ser quase 8 vezes maior do que as públicas, de acordo com dados de 2018 do Inep e mais:
- São 2.238 instituições privadas;
- Contra 299 dos estados.
Com esse aumento significativo de redes de ensino superior particulares, cresceu também o modo de ingressar nelas, ou seja, os tipos de financiamento estudantil.
Nesse esquema, uma instituição financeira paga as mensalidades do curso do aluno. Dessa forma, essa é a opção encontrada por muitos que não possuem dinheiro o suficiente para bancar uma graduação.
Com essa forma de empréstimo, o estudante tem um prazo maior para pagar de volta o investimento feito.
Quais os tipos de financiamento?
No Brasil, o que não faltam são diferentes tipos de financiamento estudantil. Por exemplo, há aqueles em que você faz um pagamento a cada três meses ou só começa a quitar o empréstimo após formado.
Existem opções em instituições públicas e privadas e até mesmo, patrocinadas pela própria faculdade. Então, para saber mais detalhes e ver qual é a melhor para você, continue lendo a seguir.
1 – FIES é um dos tipos de financiamento estudantil
O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos mais conhecidos por ser um programa do próprio MEC. Com a Caixa e o Banco do Brasil, ele oferece linhas de créditos com condições especiais para os alunos.
Com o decorrer do curso, o banco paga as mensalidades do estudante na faculdade. Assim, após a formatura, o aluno precisa acertar esse empréstimo com a instituição financeira.
Esse é um dos tipos de financiamento estudantil mais interessantes, já que o universitário:
- Só paga após formado;
- As parcelas possuem um longo período para quitação;
- Juros são menores se comparado a um empréstimo normal.
Hoje em dia, com o Novo FIES, mais linhas de crédito são oferecidas seguindo alguns critérios, confira.
FIES 1
Para todos os estudantes brasileiros com renda familiar de até 3 salários mínimos, sem taxas de juros.
FIES 2
Opção exclusiva para pessoas do centro-oeste, nordeste e norte, com renda de 3 a 5 salários mínimos e juros de 3% ao ano.
P-FIES
Para alunos de todo o Brasil, com renda de 3 a 5 salários, bem como taxas de 6,5% ao ano.
Como participar do programa?
Você precisa ter feito o Enem a partir de 2010 e ter tido uma pontuação mínima de 450 pontos.
As vagas vão conforme a ordem decrescente das notas do Exame Nacional. Portanto, é preciso se esforçar bastante e ir bem nas provas, de modo a conseguir um dos tipos de financiamento estudantil mais acessíveis.
2 – Financiamentos com bancos
Aqui todo o processo é feito direto com o banco e o ponto positivo é que não depende da nota do Enem. No entanto, a maioria deles requer vínculo com a instituição e análise de crédito.
Caso o seu score seja baixo ou o seu nome esteja no Serasa, há algumas opções, compare a seguir.
Santander Universidades
Esse é um dos tipos de financiamento estudantil privados, mas que não é para graduações e sim para pós e MBAs, bem como outras facilidades. Então, se esse é o seu caso ou de alguém próximo a você que tem interesse, busque saber mais.
Crédito Universitário Bradesco
Esta linha de crédito é para correntistas e dá a oportunidade do aluno financiar 100% do semestre do curso em até 12 vezes.
BB Crédito Consignado
Ele é parceiro do FIES e tem outros tipos de financiamento estudantil exclusivos para aqueles que trabalham em empresas vinculadas ao banco.
3 – Créditos Estudantis
Também é como um empréstimo, onde você tem mais tempo para quitar as parcelas, que, aliás, podem ser reduzidas.
Esse método também possui vários tipos de financiamento estudantil, um deles é o de pagar após o fim do curso. Dessa forma, esse é o mais vantajoso, pois o profissional já estará formado e entrando no mercado de trabalho.
Com isso, pode quitar a dívida sem maiores problemas. Além disso, os empréstimos podem ser integrais ou parciais, com variação no prazo e no valor.
4 – Bolsas de estudos e descontos
Você já viu aqui alguns tipos de financiamento estudantil, bem como empréstimos privados, mas há ainda outra opção.
O Prouni, por exemplo, dá bolsas de estudos integrais e parciais a alunos. Então, para ingressar no programa, é preciso atender a alguns critérios sobre renda e escolaridade como:
- Ter realizado o ensino médio em escola pública;
- Ou ,ainda como bolsista em instituições particulares;
- Participado do Enem mais recente.
Aqui também os estudantes são classificados conforme o desempenho nas provas. Por outro lado, algumas faculdades dão bolsas e descontos interessantes. Dessa maneira, vale a pena saber mais a respeito e ver o que cada uma pode te oferecer.
5 – Empréstimos personalizados
Caso você não consiga nenhuma das alternativas acima, é possível realizar um empréstimo pessoal para pagar as mensalidades.
O benefício desta opção é que as instituições financeiras de crédito não possuem vínculo com os bancos, ou seja, você não precisa ser um correntista para obter o financiamento.
Vale destacar, no entanto, dois pontos: em primeiro lugar, eles fazem avaliação de crédito. Em segundo lugar, a taxa de juros pode ser mais alta. Então, pense bem antes de assinar qualquer contrato.
Invista em uma profissão de sucesso
Agora você conhece os tipos de financiamento estudantil, portanto, é hora de decidir sobre o seu futuro.
Com algumas dessas opções, é possível iniciar a sua faculdade o mais rápido possível e começar a investir na sua futura carreira profissional.
Lembre-se de buscar uma universidade de qualidade, que ofereça além de bolsas e descontos, uma boa infraestrutura, bons professores e apoio do início ao fim do curso. Assim, saiba mais sobre as marcas do grupo Kroton.