InícioDicasBenefíciosÉ possível negociar a mensalidade da faculdade?

É possível negociar a mensalidade da faculdade?

Muitos estudantes precisam negociar a mensalidade para conseguir manter os seus ensinos. Isso porque, ao longo da graduação, podem surgir dificuldades financeiras na hora de arcar com os custos.

O diploma de ensino superior é fundamental para ter sucesso na sua carreira profissional. Mas, os altos valores de uma faculdade faz com que várias pessoas desistam de lutar por seu certificado.

É possível negociar a mensalidade?

Devido aos grandes custos, as empresas sabem da necessidade de oferecer diversas opções de pagamento. Então, quando aparecer os problemas, não pense em desistir, mas sim em tentar conversar.

Negociar a mensalidade é uma atitude possível e que beneficia os dois lados. Isso porque, caso contrário, a universidade pode deixar de arrecadar valor e o aluno pode ter seu nome sujo.

Quem possui um orçamento limitado e já contraiu dívidas com a instituição de ensino precisa se programar. Assim, conseguirá quitar os estudos e seguir em busca de uma vida financeira melhor, com mais oportunidades.

Por que negociar a mensalidade?

Não estar em dia com a faculdade pode causar uma série de transtornos mesmo se você deixar de frequentá-la. Isso porque um boleto não pago traz diversos problemas para o seu cotidiano.

Para não ficar com o nome sujo

É importante negociar a mensalidade para que seu nome não vá para o SPC ou Serasa. Então, tente verificar cada contrato e encontrar uma solução que não envolva uma prática abusiva de valores. As instituições podem acrescentar juros de 12% a.a. e sua multa não pode ser maior que 2%. Portanto, caso as quantias sejam maiores que isso, o estudante tem direito de acionar seus direitos.

Evitar cobrança judicial

O centro de ensino pode recorrer ao judiciário para receber seu pagamento. Então, quando isso acontece o processo gera custos para a universidade e encarece a dívida do aluno. Ainda, no andamento do pedido, é possível que os bens do réu sejam penhorados.

Impedir a restrição

Quem opta por não negociar a mensalidade pode ter o ingresso para outras instituições negadas. Além disso, a própria instituição não permitirá que o aluno faça a sua rematrícula para os próximos semestres.

Essas restrições podem ser ignoradas caso o débito seja quitado ou o estudante demonstre interesse. Nesse caso, é só fazer um acordo e regularizar as parcelas que estiverem atrasadas.

Quem não negociar a mensalidade tem a dívida caduca?

A dívida com a faculdade caduca após se passarem 5 anos. Assim, depois desse período, a instituição não pode acionar as vias judiciais para cobrar a pessoa. Mas, o valor continua sendo um débito em haver.

Mesmo sem a cobrança, a quantia pode atrapalhar na hora de conseguir financiamento ou crédito. Então, negociar a mensalidade é um ponto importante para seguir a sua vida pessoal e financeira.

Como se planejar para negociar a mensalidade

Para conseguir quitar todas as suas contas, é preciso se planejar para lidar com as suas finanças.  A seguir, algumas dicas que podem te ajudar a entender como resolver a questão.

Para negociar a mensalidade, faça um planejamento financeiro

Antes de tentar conversar sobre o pagamento, é importante saber como realizá-lo. O primeiro passo para negociar a mensalidade é fazer um planejamento financeiro que envolva toda a sua renda.

Registre todos os seus gastos mensais junto com os custos presentes em sua graduação. Isso irá lhe ajudar a entender como o seu dinheiro é utilizado e quais são as chances de economizá-lo.

Com base em seu orçamento é possível fazer uma previsão de quantas parcelas podem ser usadas. Assim, você terá uma perspectiva real de valores que podem ser gastos para quitar suas dívidas.

Tente conseguir renda extra

Para negociar a mensalidade é interessante ter uma renda extra para pagar as parcelas. Essa renda deve ser conquistada como freelancer, então encontre uma função em que seja bom e utilize isso. Lembre-se que o trabalho não pode prejudicar os seus estudos, senão a atividade irá lhe atrapalhar.

Serviços temporários que ocupam seu tempo livre são uma ótima forma de conseguir uma renda extra. Por isso, algumas boas opções são:

  • Assistente remoto;
  • Fotógrafo;
  • Design;
  • Redator;
  • Cliente oculto.

Procure conquistar bolsas de estudo

Uma forma de negociar a mensalidade e ter valores menores é tentar uma bolsa de estudos. Muitas universidades as cedem para quem apresenta boas notas e se destaca como aluno.

Ainda há alternativas pensadas para atender estudantes que conseguem atestar baixa renda. Então, procure as opções disponíveis e veja se você se adequa em alguma delas. Assim, você poderá concluir seu curso com tranquilidade.

Um dos grandes programas do Brasil que oferecem bolsas é o Prouni – Programa Universidade Para Todos. Mas, para se qualificar para esse programa, é preciso seguir uma série de normas:

  • Prestar o ENEM e obter no mínimo 450 pontos de média;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico e exercer a função;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência.

Caso atinja dois dos atributos, você pode concorrer a cursos que tenham bolsa integral.

Financiamento estudantil para negociar a mensalidade

Para negociar a mensalidade ainda é possível tentar um financiamento estudantil. O mais famoso é o FIES, aceito pela maioria da faculdade. Com o FIES o estudante consegue parcelar suas mensalidades de acordo com a sua renda bruta familiar.

Existem ainda universidades que oferecem seus próprios planos de pagamento, tendo valores exclusivos. Então, é importante ir às secretarias e procurar conhecer quais são esses planos.

A importância de negociar a mensalidade

Mesmo com uma dívida, é importante não desistir de seu sonho de se formar. Logo, procure quais das alternativas expostas aqui se encaixam melhor em seu cotidiano e procure conversar com sua faculdade.

Fechar um negócio com a instituição será crucial para que você continue cursando o nível superior. Além disso, as instituições também lucram por conseguir receber pelos serviços prestados.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.