InícioDicasEstudosO que esperar de uma jornada universitária?

O que esperar de uma jornada universitária?

Inicialmente, sair do ensino médio para a faculdade é uma verdadeira jornada universitária. Mas você sabe o que deve esperar de seu primeiro e dos próximos anos dentro da faculdade?

Por mais que a liberdade de escolher o curso e o caminho profissional a ser seguido possa ser ótima, a realidade de estudar em nível de graduação pode ser um choque para muitas pessoas que estão bem acostumadas ao ensino médio.

De qualquer maneira, as primeiras semanas da jornada universitária estão entre as mais ocupadas da vida de um jovem adulto. Mas o desafio de novos estilos de aprendizagem e estudo independentemente podem aumentar o que já é um prato cheio de atividades para a maioria.

Além disso, a universidade pode ser um grande salto em relação ao ensino médio e, para muitos, é uma mudança avassaladora. Isso acontece devido ao relacionamento estreito que os alunos podem ter com os professores das disciplinas na escola.

Dessa forma, os modelos de comportamento, que pareciam se concentrar apenas em sua carreira educacional, são substituídos por uma espécie de tutor pessoal. Você poderá vê-lo uma ou duas vezes por semestre, ou, então, entrar em contato de forma individual.

Por outro lado, a atmosfera escolar de familiaridade e reconhecimento desaparece na jornada universitária. De repente, você se depara com alguém que estudou em seu curso nos últimos dois anos, mas que nunca tinha visto antes.

Embora essas coisas não sejam inerentemente negativas por natureza, elas podem fazer com que os alunos se sintam isolados no campus, ou mesmo em suas aulas online. Então, é preciso tempo e coragem para se acostumar com essas mudanças. Afinal, não existe forma rápida de contornar todas as coisas que podem assustar você quando a jornada universitária é iniciada.

Você terá que ser mais responsável em sua jornada universitária

Como você pode imaginar, os professores, monitores, palestrantes e líderes de sua faculdade não irão te procurar para explicar suas dúvidas. É bem mais provável que eles estejam muito ocupados, porque muitos professores se envolvem em pesquisas paralelamente ao ensino. Ou talvez seja porque perseguir os alunos para resolver suas dúvidas sobre a matéria também não seja do feitio deles.

Geralmente, eles estarão à sua disposição durante o horário letivo, ou mesmo comercial, seja na modalidade online ou presencial. Desta forma, a responsabilidade de buscar qualquer tipo de ajuda é totalmente sua.

Essa é uma das principais diferenças em relação ao ensino médio, em que os professores insistem em resolver qualquer tipo de dúvida sua. Dessa maneira, encontrar alguém com o conhecimento que você está procurando é o que torna toda a vivênciaa na universidade uma experiência de independência. Essa experiência não se limita a continuar com sua lista de leitura.

Aliás, existem muitos recursos dentro do ambiente de aprendizagem de sua jornada universitária. Porém, você precisa aprender a navegar pelos recursos e opções disponíveis por conta própria. Pode parecer opressor dizer isso, mas se adaptar não é impossível.

O processo costuma levar tempo. Dessa forma, valorize os primeiros anos de sua faculdade e use seu tempo para aproveitar toda a ajuda disponível.

Eventualmente, se pergunte que tipo de pessoa você é, e se você vai precisar de alguma ajuda dos veteranos ou de alguém da sua área referente a algum tipo de conhecimento.

Questione-se também se há a necessidade de que alguém te auxilie mais de perto e te ajude a descobrir o que está lhe incomodando na matéria em questão.

Acostume-se a estar sozinho

Antes de mais nada, é importante lembrar-se de que, hoje em dia, você não vai para a jornada universitária para fazer amigos ou para ficar rodeado de pessoas. De certa forma, você provavelmente estará muito sozinho.

Quanto mais rápido você se acostumar com esse fato, melhor será. Quer você estude de forma online, presencial ou semipresencial, seguir determinadas linhas de estudo pode significar que você acabará sozinho em certa fase de sua vida na universidade.

Podemos justificar isso pela grande quantidade de alunos nas salas de aula da atualidade. Um bom exemplo seria uma sala de aula grande, na qual você acaba perdendo seu amigo no meio de uma multidão. Assim, você acabará tendo que sair da sala de aula sozinho.

Além do mais, muitas vezes você não poderá escolher seu grupo para algum tipo de trabalho ou seminário, seja ele online ou presencial. Então, as chances de que você encontre algum amigo recém- conquistado dentro de sua equipe determinada poderá ser pequena.

Solidão não é tão ruim…

Isso não é algo ruim, apenas significa que você fará sua jornada muitas vezes sozinho, se aliando a outras pessoas para alcançar algum objetivo em comum. Ocasionalmente, você terá que aprender a realizar ou participar de algum debate com pessoas que nem mesmo conhece.

Essa acabará sendo uma boa oportunidade para aprender a se comunicar de maneira mais efetiva na faculdade. Ou seja: às vezes, ficar sozinho não é tão ruim.

No entanto, não fique achando que você será uma pessoa solitária na universidade. Na realidade, essa será apenas uma fase da qual você provavelmente não estará familiarizado.

Obviamente haverão muitas oportunidades de sair com seus amigos da faculdade no tempo livre. Como nos dias comuns de folga ou mesmo em seu tempo livre. De qualquer forma, as amizades são cultivadas depois das aulas, e não durante as mesmas.

Encontrar pessoas que pensem como você na jornada universitária exige esforço

De forma simples, a construção da amizade é um processo diferente daquele com o qual se deve estar familiarizado na escola. Não limite sua busca por amigos às pessoas que estão na sala de seu curso, especificamente.

É provável que o curso em que você está matriculado não seja a coisa mais comum mais dominante entre você e todos os outros. Isso porque a diversidade em um curso, especialmente em universidades que se orgulham de seu caráter internacional, traz consigo a diversidade de interesses e de visões de mundo.

Esses interesses podem acabar variando tanto que estar no mesmo curso que outra pessoa se torna o equivalente a pegar o mesmo ônibus pela manhã. E é por isso que existem grupos dentro das universidades.

Alguns escolhem o WhatsApp, outros o Discord ou mesmo o Facebook. De qualquer forma, esses grupos e sociedades poderão dar direcionamentos para seus estudos, e também irão ajudar a encontrar amigos para a vida toda.

Por fim, fazer isso, poderá te ajudar a fugir do esmagador peso do isolamento social que ainda está bem presente hoje em dia. Esperamos ter ajudado com nossas dicas, e boa sorte em sua jornada universitária.

Antes de ir embora, no entanto, veja aqui algo bastante útil. O que é acolhimento psicológico?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.