InícioGraduaçãoEngenhariaComo conseguir um estágio em Engenharia Mecânica?

Como conseguir um estágio em Engenharia Mecânica?

Atualmente, para conseguir um estágio em Engenharia Mecânica, as empresas exigem algum tipo de experiência prática, além de estar em progresso no curso universitário da área.

O motivo disso acontecer é que muitas empresas não estão dispostas a gastar seu tempo e dinheiro no treinamento de seus funcionários. Dessa forma, aumenta a importância de um estágio em Engenharia Mecânica no currículo de um recém-formado no setor.

Por ser um domínio bastante flexível, a Engenharia Mecânica acaba permitindo com que os alunos permaneçam fiéis às suas origens principais – trabalhando com engenheiros mecânicos e escolhendo um estágio em uma empresa.

Além disso, de acordo com a Wikipédia, o estágio é definido como “um período de experiência de trabalho que é oferecido por uma empresa por um curto período de tempo”. Assim, permite com que o graduando no curso possa aplicar suas habilidades aprendidas no mundo real. Também ajuda a pessoa a aprender um pouco mais sobre as funções e responsabilidades do trabalho, juntamente com a cultura de trabalho e relações de serviço em uma indústria.

Então, hoje em dia, o estágio se tornou parte essencial no currículo de um graduado em Engenharia Mecânica. Afinal, não existe trabalho integral no setor sem antes haver algum tipo de estágio, seja ele remunerado ou não.

Com o aumento da competição, o caminho para o emprego se tornou cada vez mais difícil. Na realidade, vemos milhares de graduados enviando seus currículos para centenas de empresas por meio de vários portais de emprego.

Isso acaba por contribuir na importância do estágio no currículo do formado. Afinal, é a única coisa que você pode esperar deles em um emprego formal é que eles possuam algumas conexões e experiências no segmento. Essa experiência demonstrará suas habilidades para o empregador e, consequentemente, te ajudará a arrumar um emprego.

Como conseguir um estágio em Engenharia Mecânica?

Antes de mais nada, esperamos que você já esteja bem ciente das dicas básicas. Como revisar o seu currículo antes de enviar, limpar suas contas de redes sociais, se vestir adequadamente para a entrevista e não se atrasar.

Podemos dizer ainda que também faz a diferença não ser uma pessoa tímida e dar um aperto de mão firme, além de olhar nos olhos do entrevistador. Se a entrevista for online, mantenha uma postura ereta, e deixe seus olhos direcionados sempre para a câmera que está gravando. Isso dará uma impressão de confiança e tranquilidade durante a entrevista de emprego online.

No entanto, isso acaba se encaixando mais na parte de ter bom senso do que um conselho propriamente dito. Dito isso, separamos algumas etapas e ações que poderão ser seguidas à risca para se conseguir um estágio em Engenharia Mecânica.

Faça uma boa pesquisa sobre estágio em Engenharia Mecânica

Apesar de ser uma atitude bastante comum, muitas fontes dizem que as pessoas acabam cometendo enganos que poderiam ser evitados nesse quesito. Afinal, muitos graduados acabam se inscrevendo aleatoriamente para estágios sem realizar uma pesquisa que seja adequada.

Assim, o primeiro passo é fazer uma busca das indústrias nas quais você tem interesse, e tentar descobrir o gênero de indústria que mais te atrai, além de sua localização e receita. Eventualmente, faça uma lista de 5 a 10 empresas nas quais você poderia trabalhar e, em seguida, comece a listar estágios potenciais em cada uma com base no cargo, remuneração e outros benefícios – ou a ausência deles.

Em seguida, escolha a empresa de Engenharia Mecânica de seus sonhos. Isso não só te deixa orientado para um objetivo, mas também vai te ajudar a tomar decisões no futuro com maior facilidade. Depois de escolher sua empresa dos sonhos, você pode escolher a empresa diretamente, ou pode escolher algum fornecedor de manufatura predileto para o estágio.

Nesse sentido, recomendamos que você não vá atrás apenas de dinheiro. Muitos procuram por um estágio remunerado. Porém, não deixe os estágios não-remunerados de fora. Por mais que seja importante ganhar dinheiro, seu principal objetivo aqui será adquirir algumas habilidades de engenharia que podem te ajudar a arrumar algum emprego no futuro.

Aprenda mais sobre a empresa em que você quer fazer estágio

De maneira simples, o segundo passo dessa empreitada é conhecer os produtos e serviços da empresa. Na realidade, sugerimos que você aprenda sobre todo o negócio em si. Nesse caso, tente procurar pelos seguintes tópicos:

  1. Pelo que eles são conhecidos?

  2. Que tipo de funcionário trabalha por lá?

  3. Qual é o produto mais popular?

  4. Qual é o produto menos popular?

  5. Quais são as últimas notícias dessa empresa? Se tiver

  6. As pessoas que usam seus produtos elogiam ou criticam?

Para ter mais efetividade em sua pesquisa, você poderá visitar e revisar o site deles, além de fazer visitas na sua página do LinkedIn. Dessa maneira, analisar os conteúdos postados.

Embora ter esses conhecimentos sobre a empresa contratante não seja mencionado em algumas descrições de vagas de emprego, isso poderá te ajudar a chamar a atenção do empregador ou recrutador durante o processo de entrevista.

Obtenha algumas habilidades em tipos de software usados no estágio

Por mais que todos saibamos, aprender sobre software e programas que os engenheiros mecânicos utilizam vai facilitar bastante o seu trabalho no estágio e durante o futuro profissional.

Nessa perspectiva, cada empresa costuma usar um software para tornar seu trabalho mais fácil e rápido. Não pedimos para que você aprenda todos os que eles usam, pois isso seria demais. Aprender o básico já faz bastante diferença.

Tomar tal atitude vai facilitar com que você diga sim durante a entrevista, caso questionem sobre seus conhecimentos em determinados programas e ferramentas.

Exemplos de software

Acompanhe agora os dois tipos de software que a maioria dos engenheiros mecânicos vai conhecer em sua carreira:

  • Software AutoCAD:

    O trabalho de um engenheiro mecânico normalmente envolve projetar um produto e para projetá-lo você irá precisar de um software. Porém, cada empresa pode usar um software de CAD diferente, o que acaba por tornar mais difícil qual desses se deve aprender para conseguir um estágio em Engenharia Mecânica. Para resolver tal dúvida, entre nas descrições de vagas, em pelo menos 5, e verifique qual tipo de programa CAD está mais em alta no setor que você quer atuar;

  • Planilhas:

    Essa é uma habilidade de software essencial que precisa ser obtida por cada engenheiro, independente do ramo de atuação. Cada empresa produz dados que precisam ser gerenciados por meio de um software de planilha como o Microsoft Excel. Na verdade, uma pesquisa realizada pelo Even, denota que as planilhas são as habilidades mais desejadas pelas empresas desse setor.

Por fim, como estudante do curso de Engenharia Mecânica, você deve estar ciente de que mesmo os trabalhos mais básicos relacionados a esse segmento podem ser dos mais variados tipos.

Mesmo que você esteja interessado em alguma área em particular, é necessário saber mais ou menos sobre tudo, pois em última análise acaba se tratando do mesmo serviço e, mais importante, o trabalho muitas vezes está inter-relacionado. Desejamos boa sorte em sua procura por estágios!

Aproveite e confira conosco dicas para se destacar em sua entrevista de estágio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.