Milhares de estudantes esperam ansiosos pela divulgação das notas do Enem, que devem sair somente em 29 de março (para os treineiros, a data é ainda mais longe – 28 de maio). Utilizada como um dos principais critérios de avaliação para a entrada em Universidades Federais e Estaduais ao redor do País, as notas são fundamentais para concorrer a bolsas de estudo em diferentes instituições.
ProUni, o Sisu e o Fies, alguns dos principais programas do governo que utilizam o Enem como critério de seleção, costumam divulgar o calendário após o resultado das provas, mas tiveram suas datas alteradas em função da pandemia do novo coronavírus, assim como o próprio Enem.
As inscrições para o ProUni, por exemplo, estavam marcadas para acontecer entre 12 e 15 de janeiro, mas como o Exame Nacional foi realizado somente nos dias 17 e 24 de janeiro, e as notas da edição 2020 não puderam ser utilizadas nesta primeira data.
O que você verá neste artigo:
Calendário de aplicação para bolsas pós-Enem mais importantes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou algumas mudanças no calendário de 2021, devido à Covid-19, e as novas inscrições para os programas de bolsa devem acontecer em abril e em uma data ainda não definida no segundo semestre.
Por isso, fique de olho! Após a divulgação das notas do Enem, em março, o MEC deve abrir também as inscrições para o Sisu.
ProUni, o Sisu e o Fies fazem parte do calendário de aplicação para bolsas pós-Enem e são os principais meios de utilização da nota do Exame para ingressar em faculdades ou garantir bons descontos. Mas, além disso, vale ficar de olho nos programas particulares e pesquisar a oferta de bolsas oferecida por cada instituição.
O que são esses três programas e como eles usam o Enem?
Quer saber um pouco mais sobre esses programas e entender por que eles fazem parte do calendário de aplicação para bolsas pós-Enem? Preparamos um pequeno resumo para você.
ProUni
Programa Universidade pra Todos. Ele foi criado para promover o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio em escola pública, ou como bolsistas integral em escola particular. Para tentar uma bolsa, é necessário ter feito o Enem, com média mínima de 450 pontos, além de nota maior que zero na redação.
Sisu
É o Sistema de Seleção Unificada. Por meio desse programa, estudantes de todo o Brasil, participantes do Enem, podem conseguir vagas oferecidas em instituições públicas de ensino superior.
Fies
Programa de Financiamento Estudantil. É um programa do governo para viabilizar o ingresso de estudante no ensino superior. Ele é destinado ao financiamento de graduação para estudantes que não podem pagar a mensalidade, e utiliza o Enem como critério de seleção.