Expor a sua opinião nas redes sociais, a depender da forma como é feito, podem impulsionar ou prejudicar a sua carreira profissional. Isso porque muitas empresas costumam fazer uma pesquisa no seu perfil para saber um pouco mais sobre você.
Veja a seguir o que são redes sociais e sua importância na carreira profissional. Além disso, saiba como sua forma de se expressar podem interferir na profissão.
O que você verá neste artigo:
O que são redes sociais?
Por definição, redes sociais são estruturas, dentro ou fora da internet, que conectam pessoas e organizações com interesses em comum. Assim, seu uso hoje em dia é através de aplicativos e sites para compartilhar informações de todos os níveis.
A opinião nas redes sociais é muito comum, como você verá durante o artigo. Dentre as redes mais conhecidas, podemos destacar as listadas a seguir:
- WhatsApp;
- Instagram;
- Facebook;
- LinkedIn;
- Twitter.
O usuário cria seu perfil social e por meio dele pode compartilhar textos, imagens e vídeos de forma instantânea. Mas, não se trata de um conceito novo. A ideia vem desde o século XIX quando, na Sociologia, o conceito era usado para analisar a interação entre indivíduos.
Uso e opinião nas redes sociais
Por se tratar de plataformas versáteis, são muitos os usos das redes sociais atuais. Muitos optam expor opinião nas redes sociais. Confira a seguir as formas de uso mais comuns dessas ferramentas:
- Convocação para manifestações públicas;
- Interação entre empresa e cliente;
- Anúncio de produtos e serviços;
- Exposição dos hábitos diários.
Muito se fala sobre privacidade nesses canais, mas esse é um tema que gera muitos conflitos. Isso porque negócios são desfeitos ou oportunidades de emprego são perdidas por conta da exposição em perfis nas redes sociais.
Quando surgiram as redes sociais?
Muitos concordam que a SixDegrees foi a primeira rede social moderna criada em 1997. Contudo, a internet só ficou disponível em larga escala em 1990. Esta plataforma era muito parecida do que temos hoje em dia.
Teve fim em 2001 e chegou a 3,5 milhões de usuários. Então, deu lugar a outras redes como Orkut e MySpace no início do milênio. Em seguida, vieram o Facebook e LinkedIn, as redes sociais mais usadas hoje em dia.
O objetivo inicial era conectar pessoas do mundo todo. Atualmente, impacta todas as áreas da vida do indivíduo. Nesse sentido, uma pesquisa da Rock Content revela que mais de 31% das empresas apresentam 1 ou 2 profissionais voltados somente para redes sociais.
Tipos de redes sociais e a opinião dos usuários
São basicamente 4 os tipos de redes sociais disponíveis. Veja a seguir quais são e um pouco de cada uma delas.
De relacionamento
Possui o objetivo principal de conectar pessoas. Mesmo que esse seja o foco de todas, algumas possuem outros fins mais específicos. Portanto, a rede mais conhecida nesse sentido é o Facebook, seguido pelo Instagram.
Entretenimento
Este tipo de rede é voltado ao conteúdo como vídeos e imagens. Aliás, os mais usados são YouTube e Pinterest. Portanto, a opinião nas redes sociais se apresenta no próprio conteúdo ou nos seus comentários.
Profissional
O LinkedIn lidera o ranking das plataformas com uso profissional. Nele é possível criar o seu currículo, divulgar projetos e conquistas. Da mesma forma, conseguir indicações e vagas para uma nova posição no mercado. Cuidado com a sua a emissão de opinião nesta rede social.
De nicho
Específica para um público com interesses em comum ou categoria profissional. Alguns exemplos são o TripAdvisor, para o ramo de turismo e gastronomia, e a DeviantArt, voltada para artistas visuais que expõem seus trabalhos.
Cada tipo tem a sua importância. Logo, você deve analisar seus principais objetivos na vida pessoal e profissional antes de fazer o seu cadastro em cada uma delas. Isso porque a constância de conteúdo é importante para a sua visibilidade.
Qual a importância das redes sociais para a carreira?
Construir uma boa imagem nas redes sociais é fundamental para a sua carreira. Nesse sentido, alguns cliques o separam de um possível concorrente à uma nova posição de trabalho ou do crescimento na sua empresa atual.
Você pode até ter amigos em comum com os recrutadores, por exemplo, e essas informações – de uma forma ou de outra – podem interferir na decisão final. Por isso, é uma ferramenta usual para os profissionais da área de gestão de pessoas.
É por meio do seu perfil que a sua vida pessoal e comportamento são analisados de forma prévia à sua entrevista de emprego ou processo seletivo, por exemplo. Isso tudo em um mundo totalmente conectado em que tudo acontece de forma rápida e dinâmica.
Dicas para todas as redes sociais
Do lado de quem o avalia na sua carreira profissional, a sua opinião nas redes sociais é o ponto inicial para o estudo do seu comportamento. Isso não significa que você não deve opinar, pelo contrário, procure avaliar os casos de forma mais humana.
Confira a seguir 9 dicas para você usar as redes a seu favor na sua profissão. São elas:
- Utilize fotos profissionais;
- Amplie seus contatos de forma qualificada;
- Valorize suas conquistas profissionais;
- Publique com inteligência;
- Evite debates inúteis;
- Cuidado com o perfil das redes;
- Pense antes de curtir uma publicação ou página;
- Antes de escrever algo, pense;
- Evite situações não profissionais.
O principal é manter o bom senso e pensar antes de fazer uma postagem. Nesse sentido, avalie o que pode agregar na sua carreira e faça uma limpeza de tudo aquilo que não condiz com a sua imagem e opinião nas redes sociais.
Sua imagem e opinião nas redes sociais
A e-reputation, ou, no português, reputação online, é percebida por meio das redes sociais. Então, tudo que você publica está relacionado a você e ao que deseja representar para as outras pessoas, principalmente sua opinião nas redes sociais.
Tenha empatia com o outro e zelo pela sua posição a fim de não prejudicar a sua carreira profissional de forma desnecessária. Vale lembrar que todos os meios contam nesse sentido. Desde a criação do perfil a comentários em outros canais de comunicação digital.