InícioDicasEnemEnem 2021: reta final da preparação para prova

Enem 2021: reta final da preparação para prova

O dia agendado para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais próximo! Neste ano, o Ministério da Educação marcou para a prova acontecer nos dias 21 e 28 de novembro. 

Por isso, os estudantes que estão se preparando para o Enem chegam na reta final dos estudos para a prova. Além disso, esse é o momento ideal para dar o último gás na rotina de estudos e chegar o mais preparado possível para a avaliação.  

Sendo assim, a Voomp preparou um artigo com as principais dicas para você otimizar os estudos nessa reta final de preparação para o Enem. Dessa forma, você chegará mais preparado para a prova e terá mais chances de conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Além disso, você terá a chance de ingressar em programas governamentais. Como, por exemplo, o  Programa Universidade para Todos (ProUni) 

Por isso, continue a leitura do texto e conheça as melhores dicas para a reta final de preparação para o Enem!

Cuidado com a saúde mental para o Enem

Então, a primeira dica para melhorar a preparação nessa reta final para o Enem é cuidar da saúde mental. Dessa forma, se preocupar com um psicológico pode não parecer tão importante quanto revisar aquele conteúdo de Física. Contudo, acredite, chegar no dia da prova com uma boa saúde mental é essencial para poder ir bem na prova. 

Além disso, o psicológico também influencia para que você possa demonstrar da melhor maneira tudo que preparou ao longo de todo ano. Outro ponto importante para cuidar da saúde mental nessa reta final da preparação é com a ansiedade que pode bater nesse período.  

Por isso, tire um momento todos os dias para relaxar, fazer algo que você gosta e conseguir desligar um pouco da pressão do Enem. Dessa forma, você pode ler um livro do seu autor preferido, maratonar um seriado ou conversar com seu grupo de amigos. 

Além disso, é essencial ter boas noites de sono. Por isso, não vire as noites estudando! Essa técnica pode desregular seu sono e prejudicar a preparação para uma das principais provas do país. 

Caso sinta que não está conseguindo controlar a ansiedade desse período antes do Enem, também é válido procurar uma ajuda profissional. Por isso, iniciar a terapia também pode ser um ponto que vai auxiliar na sua preparação nessa reta final do Enem. 

Refaça exames anteriores do Enem 

Outro dica importante para essa reta final de preparação para o Enem é fazer simulados com as provas anteriores. Dessa forma, para poder ir bem no exame, é importante conhecer bem o mesmo. Por isso, é essencial ter contato com exames anteriores durante toda a preparação para sua vez de realizar as provas. 

Além disso, por meio da correção dos simulados, o estudante tem a chance de descobrir com quais conteúdos têm mais facilidade e em quais estão as maiores dificuldades. Dessa forma, tem a oportunidade de entender quais pontos precisa dar mais atenção durante a rotina de estudo. Como, por exemplo, se, durante a resolução das provas anteriores, as maiores dificuldades são com as questões de História, é o momento de focar a preparação nessa matéria. 

Ainda vale ressaltar que o Enem é formulado por questões mais fáceis e outras mais difíceis. Por isso, ao estudar com os exames anteriores, o aluno tem a oportunidade de entender a lógica da prova e compreender o grau de dificuldade habitual do exame. Sendo assim, no dia de prestar o Enem, vai se sentir mais seguro e preparado para ir bem no exame. 

Se atente ao noticiário 

Uma dica importante para ir bem no Enem, principalmente na redação, é se atentar ao noticiário. Sendo assim, conhecer quais as pautas estão em discussão no país e a opinião dos principais especialistas pode contribuir na hora de formular o texto. 

Vale ressaltar que a prova do Enem conta com diversos conteúdos sobre atualidade e principais discussões do país. Por isso, é importante conhecer o que vem acontecendo no Brasil e no mundo. Como, por exemplo, as questões no Oriente Médio. 

Dessa forma, na formulação da redação do Enem, é solicitado que o estudante escreva sobre um problema e também debata soluções para a questão. Sendo assim, contar com um leque de conhecimento e opiniões de diferentes especialistas pode auxiliar nesse momento da prova. 

Concentre na revisão dos conteúdos para o Enem 

Quando o estudante inicia a preparação para o Enem, é preciso ter o objetivo de estudar todos os conteúdos que são cobrados na prova. Contudo, nessa reta final para o exame, tudo que deveria ser aprendido já foi! 

Por isso, o essencial é revisar o conteúdo que o aluno já conhece. Além disso, é importante focar nas disciplinas de maior dificuldade durante os simulados. Dessa forma, o recomendado para esse momento é pegar as anotações  do ano e refazer os exercícios. 

Além disso, é essencial permanecer treinando a redação. Por isso, é importante colocar no calendário de estudos o momento de escrever uma redação.  Então, para esse momento, o estudante pode optar por pegar os temas das redações anteriores do Enem e montar seu próprio texto. 

Outra dica importante para se concentrar na revisão é descobrir qual o melhor horário para estudar. Dessa forma, descubra se você é uma pessoa que funciona melhor na parte da manhã, tarde ou noite. Após descobrir isso, foque os estudos no período que mais te favorece. 

Conclusão

Por fim, a reta final para o Enem pode ser um momento de estresse e ansiedade. Contudo, quando a insegurança bater, sempre se lembre que você se preparou da melhor maneira possível. 

Sendo assim, relaxe e aproveite esses momentos finais para focar nas revisões finais dos conteúdos importantes para o Enem. Dessa forma, você chegará mais calmo e preparado para ir bem no exame. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.