InícioDicasEnemEntenda: reaplicação da prova do Enem

Entenda: reaplicação da prova do Enem

Em fevereiro de 2021 houve a reaplicação da prova do Enem do ano anterior. Isso porque, com a pandemia, muitos alunos tiveram algum tipo de impedimento para comparecer no dia e horários marcados. Entenda a seguir como isso funciona.

Como funciona a reaplicação da prova do Enem?

Alunos inscritos no Enem regular que apresentaram algum problema antes do exame podem pedir a sua reaplicação. Sintomas de Covid-19, impedimento problema logístico ou falta de luz são alguns exemplos desses problemas.

Assim, a reaplicação é uma espécie de segunda chance para quem, de forma comprovada, não pôde realizar a prova. Mas, nem todo mundo sabe que isso é possível. Vale ressaltar que o exame se dará no mesmo formato do primeiro.

Como no cronograma inicial, a prova terá dois dias de aplicação. Ao contrário da primeira, são dois dias seguidos, e não em dois domingos alternados. Assim, a reaplicação pode ser para quem perdeu os dois exames ou apenas um. De forma geral, ocorre após um mês.

Modelo de aplicação das provas

Confira, a seguir, como os conteúdos são divididos nos dois dias de prova. Isso serve tanto para o modelo tradicional quanto para a reaplicação da prova do Enem:

Primeiro dia

  • Redação;
  • 45 questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 45 questões voltadas para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Segundo dia

  • 5 questões das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 45 questões do nicho de Matemática e suas Tecnologias.

Depois de concluído o processo das provas oficiais, o Inep abre um prazo para que os participantes que não a fizeram participem da reaplicação. Veja, a seguir, quem pode participar.

Quem pode solicitar?

Qualquer candidato inscrito na primeira versão e que foi impedido, de alguma forma, de realizar a prova. Desde que o impeditivo atenda a um dos motivos listados pelo Inep.

Doenças infectocontagiosas

As principais são:

  • Covid-19, varicela, rubéola;
  • Sarampo, poliomielite por poliovírus selvagem;
  • Influenza humana A e B;
  • Varíola, doença meningocócica e outras meningites;
  • Doença invasiva por Haemophilus influenza, difteria e coqueluche.

Incidentes logísticos

Desastres da natureza, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico de leitura de tela solicitado pelo usuário. Por fim, erro na execução de quem realiza a prova que, de alguma forma, causaram prejuízo ao inscrito.

Vale ressaltar que em ambos os casos é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem a veracidade das informações.

Os resultados da reaplicação da prova do Enem, provas oficiais e Enem PPL são divulgados na mesma data.

Taxa de participação na reaplicação da prova do Enem

Em 2020, o Enem registrou 72,2% de ausências no total de candidatos inscritos no primeiro dia de reaplicação. Já no segundo dia, o percentual foi de 72,6%, conforme dados do Inep.

Todo o estado do Amazonas e os municípios de Rolim de Moura e Espigão D’Oeste (em Rondônia) realizaram a primeira prova na data da reaplicação geral. Isso porque tiveram um aumento considerável nos casos de Covid-19 na primeira data.

Nenhuma prova foi realizada no município de Boca do Acre, no Amazonas, por conta de fenômenos da natureza que impossibilitaram o deslocamento.

10 dicas para se preparar para a reaplicação da prova do Enem

Agora que você já entendeu tudo que precisa saber sobre a reaplicação da prova do Enem, confira 10 dicas para se preparar para o exame em 2021.

1 – Cuide da sua saúde

Ninguém consegue se dedicar aos estudos se a saúde estiver debilitada. Então, respeite o seu corpo, faça pausas regulares nos estudos e tenha uma alimentação saudável. Aliás, pratique atividades físicas para regular o estresse.

2 – Procure fontes alternativas

Não foque só em livros e apostilas para aprimorar o seu saber. Pelo contrário, opte por fontes alternativas para variar a forma de aprendizado e use a internet a seu favor.

3 – Mantenha-se atualizado

Esse ponto é muito importante, principalmente por conta da redação. Nesse sentido, fique atento ao que acontece no país e no mundo.

4 – Treine a redação para a reaplicação da prova do Enem

A redação tem um grande peso na sua nota. Isso porque, mesmo que você tenha uma boa nota, se zerar a redação, será desclassificado. Então, treine sua escrita antes da prova e procure revisar possíveis erros.

5 – Faça as provas de exames anteriores

Os exames anteriores servem de base para a sua prova atual. Aliás, é por meio deles que se pode verificar as questões mais polêmicas e os erros das versões anteriores para não repetir na atual.

6 – Estude em grupos

Trocar informações com seus colegas que também irão realizar a prova é uma excelente ferramenta de saber. Afinal, esse processo agrega saber a todos os envolvidos.

7 – Dedique-se!

Estudar para o Enem exige dedicação, planejamento e consistência. Então, monte seu cronograma de estudos e bloqueie a sua agenda para que tenha foco total. Caso seja necessário, faça a reaplicação da prova do Enem.

8 – Priorize as matérias que você tem mais dúvidas

Ainda dentro do cronograma de estudos procure direcionar uma fatia maior do seu tempo para os conteúdos que têm mais dificuldade. Assim como, reduza o tempo dedicado às disciplinas mais fáceis.

9 – Organize um cronograma de estudos na reaplicação da prova do Enem

Tudo que você precisa saber para se sair bem no Enem deve constar no seu plano de estudos. Veja o que não pode faltar:

  • Horários de estudos;
  • Lista completa dos conteúdos;
  • Principais dúvidas;

Aproveite também para anexar o cartão do candidato e informações sobre o dia da prova. Por exemplo, o endereço do local e o tempo gasto da sua residência até lá.

Conheça o edital do vestibular e o conteúdo programático das provas

Estude todo o conteúdo e o edital da prova para evitar possíveis surpresas no dia da prova. Assim como, regras do local e material liberado para uso no dia do exame.

10 – Caso necessário, faça a reaplicação da prova do Enem

O ideal é fazer a primeira versão da prova do Enem, mas, se não for possível, opte pela reaplicação. Nesse sentido, fique atento às regras e prazos para a nova inscrição. Aliás, estude a melhor forma de antecipar a sua chegada ao local da prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.