Se você está passando por aquela ansiedade e curiosidade sobre a sua nota do Enem 2020, saiba que sua agonia acabará hoje.
Os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 serão divulgados nesta segunda-feira, às 18h. Confira como consultar suas notas e saiba como elas poderão ser usadas.
O INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que as notas da redação e das provas objetivas ficarão disponíveis após as 18 horas de hoje, 29/03/2021.
Por isso, fique ligado e acompanhe aqui o que você precisa fazer.
O que você verá neste artigo:
Como consultar sua nota do Enem
Para o candidato que não sabe como acessar e consultar a sua nota, fique tranquilo, pois é muito fácil, basta clicar no link abaixo.
Acesse aqui para fazer sua consulta
O boletim de desempenho do Enem ficará disponível pelo portal do INEP, na página do participante. O acesso às notas será exclusivamente para visualização do seu resultado, ou seja, não é possível ver a nota de outros candidatos.
As seguintes versões dos boletins de desempenho serão publicadas:
- versão impressa (primeira e segunda aplicação)
- versão digital
- PPL (para pessoas privadas de liberdade)
Os treineiros só poderão consultar os resultados em 28 de maio.
Esqueci minha senha, e agora?
Se você esquecer a sua senha de acesso, poderá recuperá-la com o “passo a passo para recuperar senha’ do portal do INEP conforme abaixo:
- insira o seu CPF
- clique em avançar e depois em “esqueci minha senha”
- escolha uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking)
- aguarde o envio do código de verificação
- gere uma nova senha
- Pronto!
Agora é só voltar à home do portal e acessar sua conta para visualizar a nota do ENEM.
Onde e como usar a nota do Enem 2020
A nota do Enem é primordial para que você consiga alguns benefícios em faculdades, como descontos em mensalidades e participação em outros programas de incentivo à educação, como por exemplo o Prouni.
Devido à pandemia, o Enem 2020 foi remanejado para janeiro de 2021, com isso, os principais programas do governo que utilizam-se da nota do Enem só aceitaram as edições anteriores.
Os processos seletivos não poderiam ser feitos a tempo se tivesse de aguardar até março para isso.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o único programa de incentivo ao ensino superior que conseguiu organizar seu cronograma para receber as notas do Enem 2020 e realizar as inscrições. É pelo Sisu que são selecionados os candidatos para universidades públicas.
Segundo o MEC (Ministério da Educação) as inscrições serão aceitas entre 6 e 9 de abril. Serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.
Resumo do Cronograma do Sisu 2021
- Inscrições: de 6 a 9 de abril
- Resultado da chamada única: 13 de abril
- Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril