InícioDicasEnemQuantas horas por dia devo estudar para o ENEM?

Quantas horas por dia devo estudar para o ENEM?

Estudar para o ENEM faz parte da rotina daqueles que querem entrar na faculdade. Mas, nem todo mundo sabe quanto tempo deve dedicar e como se organizar. Então, confira algumas dicas incríveis de estudo para arrasar na prova.

Como funciona o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece todos os anos. Assim, os alunos de todo o Brasil tem a chance de ingressar no ensino superior.

As provas ocorrem em dois dias separados, com conteúdos de todo o nível médio. Em primeiro lugar, testa-se noções de Ciências Humanas, Língua Portuguesa e Redação. Depois, Matemática e Ciências da Natureza são as matérias que caem na segunda prova.

Cada uma delas tem 90 questões e dura 5 horas. Portanto, é crucial se preparar de uma maneira adequada. Dessa forma, você terá mais intimidade com a estrutura do exame e estará mais tranquilo para responder às perguntas.

Por exigir tantos conhecimentos, os estudantes devem dedicar bastante tempo revisando tudo. Além disso, é preciso estudar as várias disciplinas de maneira equilibrada. Ou seja, não focar demais em um conteúdo e deixar os outros de lado.

Quantas horas estudar para o ENEM?

Não existe uma fórmula infalível que funciona da mesma maneira para todo mundo. No entanto, o mais importante é ter constância. Ou seja, focar em estudar a maior quantidade de dias por semana possível.

Para isso acontecer, é essencial ter organização. Pois, não adianta passar horas revisando noções de Matemática e no dia seguinte repassar 15 minutos de Língua Portuguesa. Da mesma maneira, focar em Redação um só dia e depois nunca mais.

É preciso saber quanto tempo você terá até a prova e distribuir os horários. Logo, o primeiro passo é construir um cronograma. Então, você saberá com exatidão quantas horas terá para estudar para o ENEM. Dessa forma, é possível incluir todos os conteúdos.

Organize seus estudos

Criar uma rotina para aproveitar melhor o tempo ajuda a ter qualidade no estudo. Ainda mais se você estuda em um ambiente com muitas distrações. Portanto, veja a seguir algumas dicas de organização.

Leia a Matriz de Referência do ENEM

Para se preparar, é preciso primeiro saber tudo o que cairá no exame. Então, conheça a Matriz de Referência do ENEM e veja os assuntos de cada matéria. Assim, você poderá focar nos temas que ainda não domina.

Estudar para o ENEM: Fique atento ao calendário

Veja quantas semanas tem até a prova e organize os dias que você tem livre. Conforme o tempo, distribua as disciplinas, mas não esqueça de incluir intervalos. Afinal, descansar é importante para absorver os conteúdos.

Estude as provas anteriores

Conhecer a estrutura oferece mais tranquilidade para fazer a prova. Além disso, é uma ótima forma de testar as noções que você está estudando. Por isso, veja como foram as edições anteriores e faça simulados.

Estudar para o ENEM: Prepare-se para a Redação

Saber escrever sobre um assunto, com início, meio e fim, é uma das maiores exigências do ENEM e das faculdades. Portanto, organize uma rotina para estudar Redação. Ela deve incluir muita leitura, em especial, notícias, e prática da escrita.

A internet como aliada

Usar as redes sociais enquanto estuda pode prejudicar seu desempenho. No entanto, existem perfis que se dedicam a tirar dúvidas para o ENEM. Nesse sentido, em vez de ser uma distração, a internet pode ser sua aliada nos estudos.

Com ela, é possível encontrar professores explicando diversas matérias gratuitamente. Além disso, usando uma linguagem acessível, o que facilita a compreensão. Você pode buscar esse tipo de conteúdo nas seguintes redes:

  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Telegram.

Técnica para estudar para o ENEM

Hoje em dia, existem muitas ferramentas para auxiliar quem precisa se dedicar a tarefas específicas. O método Pomodoro é uma delas, por exemplo. Ele nada mais é do que controlar o tempo e dividi-lo em intervalos.

Para aplicar a técnica, basta ter um relógio para marcar os minutos. Então, concentre-se ao máximo durante 25 e descanse 5. Logo, repita mais três vezes o processo para completar 2 horas. Depois desse ciclo, você poderá descansar por mais tempo, não mais de 15 minutos.

Dividindo o seu tempo em ciclos, sua produtividade aumentará. Embora seja simples, o método é eficiente. Mas lembre-se: dentro dos 25 minutos é preciso ter foco total. Portanto, evite distrações, como as redes sociais.

Importância do cronograma de estudos

Muitos preferem deixar para estudar mais perto da prova. Mas isso é um grande erro, já que ela testa uma grande quantidade de conhecimentos. Caso o estudante queira usar a nota para passar na faculdade, é ainda pior.

Conforme o curso, a concorrência pode ser enorme. Então, preparar-se o melhor possível nunca é demais. E montar um cronograma de estudos ajuda nessa missão. Isso porque ele ajuda a focar nas matérias que o aluno tem mais dificuldade.

Não adianta “chutar” tudo, pois o ENEM usa um algoritmo na correção que identifica isso. Assim, acertar questões difíceis e errar as fáceis pode ser prejudicial. Por essa razão, tenha as noções básicas de cada disciplina na ponta da língua.

Estude com qualidade

Quem deseja ingressar no ensino superior precisa dedicar um tempo a estudar para o ENEM. Em especial, aqueles que optaram por cursos com maior concorrência. E não se trata somente da quantidade, mas também da qualidade.

Busque conhecimento e não só conteúdo. Ou seja, entenda o contexto para absorver as noções de maneira ampla. Por isso, acompanhe as notícias para compreender os temas sociais relevantes no momento.

Leia tudo com atenção porque muitas questões envolvem interpretação de texto. Enfim, tenha em conta que a constância é o que fará você evoluir. Portanto, foque no cronograma que você organizou, sem excessos.

Seja paciente e confie em você

Muitos sonham com entrar na faculdade, mas pensam ser quase impossível. No entanto, realizar esse desejo não depende da sorte. Ao contrário, é preciso trabalhar duro e concentrar-se em conquistar esse objetivo.

Por mais que você não tenha muitos horários livres, é importante usar o que tem. Assim, é possível ter constância e não abandonar tudo por ter pouco tempo. Além disso, com organização, dá para melhorar a produtividade e estudar com qualidade.

Afinal de contas, é melhor aproveitar as horas com foco total. Então, invista na sua própria rotina e dedique-se ao máximo. Dessa maneira, você poderá revisar todo o conteúdo e terá o melhor resultado possível.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.