InícioDicasEnemUma semana antes do Enem: relaxar ou estudar?

Uma semana antes do Enem: relaxar ou estudar?

Digamos que as duas coisas, mas de formas diferentes. Vamos imaginar que você irá para uma maratona (a prova mais longa do atletismo) com 42 km de corrida. Você vem se preparando o ano todo para esse momento e, a uma semana da corrida, precisará de equilíbrio. No caso de uma semana antes do Enem (o Exame Nacional do Ensino Médio), também será preciso cautela.

A comparação com a maratona faz sentido, afinal, a prova tem cinco horas e meia de duração no primeiro dia, e cinco horas no segundo. Nesse período, a atenção deve ser total e, para isso, o corpo deve estar preparado. Você pode até não sair do lugar, mas estará viajando em outras paragens com os enunciados da prova.

Assim, como ficar a uma semana antes do Enem? Passar horas e horas estudando? Ou deixar tudo para lá? Vamos ver um roteiro bacana de preparação para ajudá-lo a chegar bem no dia da prova.

Dormir em horários regulares

A prova começa às 13h30. Lembre-se que são cinco horas de prova, o que significa que a mesma terminará às 18h30. Assim, vá acostumando seu corpo a dormir de forma regular e a não acordar tão tarde.

Afinal, é importante se programar para chegar ao local de prova com certa antecedência. Sendo assim, vá uns dias antes ao local para conhecer o itinerário. Ir de carro evita que você se perca no caminho. Mas, se for de transporte público, já saberá a que horas sair de casa.

Procure dormir mais ou menos no mesmo horário uma semana antes do Enem, e mantenha um ritmo de sono regular. Se você precisa de oito horas de sono, se programe para dormir as oito horas. Assim seu corpo se acostumará para o grande dia.

A prova é no domingo, e nada de acordar mais tarde. Lembra que o Enem começa às 13h30? Se você já se acostumar a dormir e acordar em um determinado horário – você não vai se sentirá sonolento ou cansado no dia da prova.

Alimente-se bem uma semana antes do Enem

Recorda a comparação com a maratona? O atleta se prepara com muito cuidado por meio do sono e da alimentação. Nada de experimentar comidas muito diferentes, com temperos fortes ou ingredientes novos. Não se sabe como seu corpo irá reagir. Imagine se você tem alguma reação alérgica ou come algo que não cai bem a alguns dias da prova?

O seu corpo precisa estar bem para passar pelas cinco horas de Enem. Por isso, coma regularmente e em horários determinados. Nada de lanches muito pesados pouco antes de dormir. Esses pesam na digestão e seu sono ficará prejudicado, o que pode não cair bem.

Seu corpo precisa ter energia para o grande dia. O cérebro sozinho consome 20% de energia do corpo todo. Mesmo se você estiver parado. Imagine então como o cérebro será exigido no dia da prova? Mas isso não significa comer alimentos calóricos com baixo teor nutritivo. Além de calorias, precisamos de vitaminas, sais minerais, proteínas e água. Por isso, uma alimentação balanceada ajuda.

Posso estudar uma semana antes do Enem?

Se você sentir necessidade de revisar alguns conteúdos, e se isso te trouxer mais tranquilidade, não tem problema nenhum. Mas, lembre-se: agora não é hora de focar em matérias difíceis. Isso pode te trazer mais ansiedade. Assim, repasse os conteúdos, se achar importante, leia os livros que poderão cair na prova e assista a aulas em vídeo.

Nada muito intenso e sem passar a madrugada estudando. O que você viu durante o ano já é suficiente. Afinal, precisamos dormir para assimilar as memórias, e noites mal dormidas não ajudam em nada.

Mas, se preferir não estudar nada uma semana antes do Enem, tudo bem. O momento agora é de preparação para a maratona de provas do dia. Assim, um corpo e cérebro descansados farão toda a diferença.

Cinema, teatro, festas e passeios estão liberados?

Sim, eles ajudam muito a distrair os pensamentos e a desestressar. Ainda mais para quem passou o ano todo estudando, sem ver os amigos direito, é hora de colocar o papo em dia. Se possível, visite parques, faça trilhas na mata ou vá a teatros e cinemas.

Uma mente descansada fará toda a diferença no dia da prova. Os conhecimentos adquiridos ao longo do ano vão se sedimentando de uma forma que você nem sentirá. Se sua preferência for ficar mais em casa e se quiser maratonar séries ou jogar videogame, está valendo também.

Mas vale a recomendação de manter horas regulares de sono. Especialmente na véspera do Enem. Não tem nada de mais em sair com os amigos no dia anterior, mas nada de chegar muito tarde. O sono é um excelente reparador do corpo e da mente. Depois de tudo, você terá motivos de sobra para comemorar com seus amigos.

Controle a ansiedade

Uma semana antes do Enem, os nervos podem estar à flor da pele. Afinal, a prova acontece uma vez ao ano e costumamos depositar muitas expectativas sobre. É aqui que entra a parte da qual falamos há pouco, de se distrair com atividades diferentes.

Com isso, o cérebro terá contato com uma rotina diferente da qual está acostumado, a de estudos intensos. Assim, conseguirá armazenar o conteúdo que foi assimilado durante o ano com mais calma, enquanto você pratica outras atividades.

Acredite: isso vai tirar o foco do nervosismo do Enem e o deixará mais relaxado. E relaxamento é algo que você precisará muito no dia da prova. Isso porque a ansiedade é uma das causas do famoso ‘branco’, que é quando esquecemos temporariamente de algo. Portanto, vale praticar atividades físicas, meditação, ler livros de ficção, entre outras atividades.

O Enem é um momento especial, para o qual devemos nos preparar, sim, com intensidade e foco. Mas, a uma semana antes do Enem, o corpo deve relaxar para estar com a energia a 100% e fazer uma excelente prova!

Gostou deste conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre a estrutura do Enem. Descubra!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.