InícioDicasEstágioComo conseguir um estágio em Ciência Política?

Como conseguir um estágio em Ciência Política?

De maneira geral, conseguir um estágio em Ciência Política é como encontrar um lugar para morar, pois cada pessoa tem suas preferências, orçamentos e expectativas diferentes.

Se você está interessado em como o governo é conduzido, ou então deseja fazer a diferença para a sociedade, talvez a Ciência Política seja o curso certo para você. A Ciência Política é uma área de estudo versátil, que oferece diversas opções de estágios e empregos no segmento.

Eventualmente, conseguir um estágio em Ciência Política permitirá que você dê uma olhada em seu campo de carreira em potencial.  Ademais, a oportunidade de fazer contatos no setor e desenvolver capacidades relevantes.

Além disso, são necessárias certas habilidades como o pensamento crítico e capacidades analíticas e de comunicação para se conseguir um estágio em Ciência Política. Assim, de maneira simples, iremos mostrar alguns passos e iniciativas para ajudá-lo a conquistar o seu estágio, remunerado ou não.

Considere suas qualificações para um estágio em Ciência Política

De forma simples, um dos erros mais comuns que os alunos têm sobre conseguir um estágio em Ciência Política é se candidatar a todas as posições  para aumentar as chances. No entanto, essa é a receita mais comum para que os recrutadores fiquem em silêncio no momento da contratação. Ao invés disso, procure pensar nas habilidades e experiência que você possui atualmente e em quais posições você seria uma boa opção. Dessa maneira, aqui estão algumas maneiras de focar as opções:

  • Pense em seu diploma: busque campos de carreira e cargos mais comuns para pessoas que possuam o seu diploma.
  • Considere a sua experiência: considere a sua experiência de trabalho anterior e para quais funções ela poderá te preparar. Por exemplo, um aluno que trabalha no grêmio estudantil pode considerar um estágio em Ciência Política. Enquanto isso, o aluno que dá aulas de Estatística pode querer dar uma olhada no estágio em Ciências de Dados.
  • Identifique habilidades transferíveis: certas habilidades escolares – como pensamento crítico e gerenciamento de tempo – serão bem úteis no mundo do trabalho.
  • Comece devagar:  não se sinta pressionado a conseguir o estágio em Ciência Política  imediatamente, especialmente se você não tem experiência anterior. Assim, comece explorando pequenas organizações locais, grupos afiliados à sua escola ou trabalho voluntário para reforçar seu currículo.

Onde procurar um estágio em Ciência Política?

Logo após se ter uma ideia concreta de quais estágios seriam os mais adequados para você, é hora de descobrir o que há disponível por aí. Desse modo, você poderá começar por sites de empregos. Alguns deles têm milhões de listas de empregos, então você certamente encontrará algo que se encaixa com seus desejos e perfil. Portanto, você pode começar pesquisando por títulos de estágio de seu interesse restringindo os resultados por localização, setor, classificação da empresa e outras características. Para obter resultados relevantes, comece a realizar as candidaturas de acordo com suas preferências.

Outra alternativa seria utilizar os recursos da sua faculdade ao seu favor. Praticamente todas as faculdades têm algum tipo de site de carreiras onde empregadores interessados podem postar anúncios de vagas. Além disso, feiras de carreiras e estágios também podem ser inestimáveis, pois permitem que você se conecte a profissionais.

Rede de contatos

Nesse sentido, busque potencializar sua rede se contatos. Assim, obter uma recomendação pessoal pode fazer toda a diferença em sua busca. Portanto, certifique-se de entrar em contato com amigos, familiares, colegas, colegas de classe, professores e ex-alunos. Verifique se eles conhecem alguém que esteja contratando.

Outra estratégia é buscar por empresas do seu interesse e entrar em contato com seus funcionários para uma entrevista informativa. Afinal, você nunca saberá a quais oportunidades isso poderá te levar. Eventualmente, você também poderá contatar as empresas de forma direta, com uma carta de interesse, por exemplo. Assim, aguarde que eles entrem em contato quando abrir uma vaga. Ou, ainda, que criem uma vaga apenas para você.

Prepare seus materiais para aplicação nas vagas

Na realidade, não importa para qual tipo de emprego você pretende se candidatar, existem alguns materiais importantes que você deve ter em mãos. E, aqui, estão alguns dos mais comuns e como aperfeiçoá-los antes de se inscrever para um estágio em Ciência Política.

Dicas para o currículo

  • Quantifique seu impacto sempre que possível (por exemplo, “Atendeu 50-200 clientes por dia e lidou com uma caixa registradora que totalizou mais de R$10.000 por dia em vendas“)
  • Liste suas principais conquistas e realizações, não apenas suas tarefas do dia a dia
  • Destaque atividades extracurriculares e prêmios significativos
  • Enfatize suas habilidades e responsabilidades encontradas na descrição do trabalho
  • Mantenha-o limpo, conciso e fácil de ler

Nesse sentido, as cartas de apresentação adicionam cor e contexto à sua aplicação para um estágio em Ciência Política. Por isso, é importante observar que as cartas de apresentação devem persuadir quem está lendo a carta de que você é o único candidato correto para o trabalho. Embora nem sempre seja obrigatório, as cartas de apresentação são quase sempre uma ótima ideia. Pois, elas mostram que você está apaixonado pela oportunidade e ainda fornecem uma imagem mais completa de quem você é como candidato. Assim, tenha essas dicas em mente quando for redigir sua carta de apresentação:

  • Comece com uma linha de abertura única, podem ser anedotas, citações e curiosidades sobre você
  • Faça uma pesquisa sobre a empresa e procure mencionar algumas coisas que você aprendeu sobre ela ao longo da carta para mostrar seu conhecimento e paixão pela empresa
  • Explique com suas experiências de trabalho anteriores que se capacitou para essa função
  • Personalize sua carta de apresentação para cada novo emprego que for se candidatar

Por fim, se você tomar algumas medidas das citadas acima em sua programação para arrumar um estágio em Ciência Política, será bem mais fácil para você encontrar uma oportunidade na área. Dessa forma, uma boa preparação para a entrevista também é primordial para que causar uma boa primeira impressão e aumentar as chances de você ser contratado.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.9 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.