InícioGraduaçãoDireitoDicas para conseguir estágio em Direito em um banco

Dicas para conseguir estágio em Direito em um banco

Atualmente, conseguir um estágio de Direito em um banco significa gerenciar toda a atividade bancária e financeira e tem como algumas de suas responsabilidades uma série de atividades.

De maneira geral, estas atividades incluem a abertura e fechamento de malote, tirar xerox, levar ou enviar documentos e cópias em outros setores, passar fax, auxiliar o gerente, prestar atendimento e suporte aos clientes, entre outros. Nesse sentido, o estágio em Direito em um banco é de grande importância para o futuro do universitário, já que é a melhor forma de colocar em prática tudo o que se está aprendendo na faculdade.

Nesse sentido, se você está em busca por vagas de estágio em Direito direcionado para bancos privados e públicos, existem diversos programas das próprias instituições com processos seletivos dos mais diferentes. Assim é necessário saber quais ações realizar para facilitar sua entrada neste mercado de trabalho. Atualmente, as instituições financeiras, principalmente as privadas, não param de crescer no Brasil. Sendo uma ótima oportunidade para construir uma carreira no setor do Direito em alguma área bancária.

De certa forma, fazer um estágio em Direito em um banco é a oportunidade de desvendar pela primeira vez a profissão que se almeja. Com tantas possibilidades de atuação é natural que os estudantes se questionem quais são as áreas do Direito nos bancos. Além disso, conhecer as alternativas para a carreira é fundamental para quem ainda não decidiu qual carreira seguir.

Eventualmente, o princípio básico de se fazer um estágio em Direito em um banco é colocar em prática tudo o que já foi visto na faculdade de Direito. Assim, o aprendizado poderá se tornar efetivo e o profissional poderá se desenvolver mais facilmente para a profissão escolhida.

Conheça os setores que envolvem o estágio em Direito em um Banco

Antes de embarcar na jornada como um estagiário de Direito em um banco, você precisa saber o que é necessário para conseguir entrar em um. Assim, você deve conhecer as áreas de um banco de investimento e dos principais bancos, por assim dizer. Faça isso através das pesquisas das áreas de estágio de Direito dentro destas organizações.

Então, para obter uma maior clareza sobre isso, procure consultar tudo o que puder sobre a área de Direito nos bancos. De modo que você saiba exatamente quais tarefas irá executar antes mesmo de começar o estágio de Direito em um banco.

Nesse sentido, os programas de trainee dos grandes bancos, tanto no varejo como no mundo dos investimentos, estão nas mais tradicionais portas de entradas para os estudantes de Direito para o mercado financeiro.

Porém, como você deve imaginar, não é tão fácil se qualificar nestes processos seletivos que costumam reunir dezenas de milhares de candidatos para pouquíssimas vagas. Por essa razão os jovens que serão futuros lideranças nas empresas são os mais selecionados. Por isso, muitos estudantes de Direito que querem um estágio em banco investem pesado em treinamento, cursos e desenvolvimento de competências. Além disso, muitas vezes, os participantes trabalham em sistema de rotação de áreas, o chamado job rotation. E assim, conhecer toda a operação do banco.

Por outra perspectiva, você também precisa saber o básico em finanças antes de se inscrever em um estágio do tipo. Como você realiza o curso de Direito, certifique-se de aprender os conceitos fundamentais de finanças e adquirir habilidades em modelagem financeira e capital privado.

Principais programas de trainee para se inscrever na área bancária

De maneira geral, saiba um pouco mais sobre os principais programas de trainee de bancos brasileiros. E, em seguida, veja algumas dicas para conseguir se dar bem nos processos seletivos que envolvem o estágio em Direito em um banco.

  • Trainee Itaú Unibanco: de início, para os aprovados de 2015, a concorrência foi de 167 candidatos por vaga. Dos 18.271 inscritos, apenas 109 foram aprovados pelo Unibanco. Além disso, entre os programas de estágio e trainee mais famosos, o Itaú é o banco que oferece mais vagas para diversas áreas. Como, por exemplo, Direito e Marketing. O salário também costuma ficar na faixa dos 5 mil reais, com bônus anual que pode até dobrar esse valor. O programa tem a duração média de 16 meses, com possibilidade de efetivação.
  • Trainee Banco Safra: esse é um programa de um banco focado em empresas e pessoas de alto poder aquisitivo. Sendo que este é o banco que oferece o maior salário entre os principais programas de trainee. Além de 6 mil reais por mês, os trainees recebem um signing bônus (bônus pela contratação) de cerca de 50 mil reais. Por essa e outras razões, o programa tem uma régua bem alta e muitos dos aprovados no trainee têm pós-graduação e experiência profissional. Enquanto outros programas costumam morar nos recém-formados.
  • Trainee Citi: para a primeira turma de 2016, o programa teve mais de 15 mil inscritos para apenas 31 vagas. Ou seja, cada candidato disputou uma vaga com uma média de 485 concorrentes. O programa dura cerca de 12 meses e inclui certificações que comprovam o conhecimento financeiro agregado na instituição. O salário mensal aqui é de 5,4 mil reais.

Dicas para conseguir estágio em Direito em um banco

  • Pesquise sempre: saber o máximo sobre a empresa e vestir as roupas apropriadas são o mínimo para conseguir um estágio em Direito em um banco. Assim, mostrar que você conhece não só a empresa mas também os concorrentes dá uma vantagem extra na hora de uma entrevista ou dinâmica e te ajuda a tomar a decisão certa. Além disso, se durante o processo você mostrar que absorveu bastante informação da empresa, os empregadores saberão que haverá menos riscos de se frustrar quando entrar na companhia.
  • Seja original: é imprescindível que o candidato tenha uma postura legítima durante todo o processo seletivo. De maneira que você mostre realmente o que gosta de fazer. Pois, quando a pessoa faz o que gosta, ela terá mais sucesso, se arriscar e colocará as suas vontades onde for atuar.
  • Aprenda inglês fluente: por mais que o banco não seja norte-americano, em algum momento de seu serviço como estagiário de Direito em um banco, você precisará ler e analisar relatórios em inglês. Além de entender alguns termos técnicos, ou mesmo conversar com algum cliente de outro país. Porém, se você tiver apenas o nível básico ou intermediário, não minta durante a entrevista. Admita que seu inglês é fraco e mostre que tem vontade de aprender.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.