InícioDicasEstágioEstágio em sociologia: 8 dicas para conseguir uma boa oportunidade

Estágio em sociologia: 8 dicas para conseguir uma boa oportunidade

Antes de tudo, a Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. Por isso, no curso de sociologia os estudantes vão entender, analisar e discutir as principais ciências, que são os pilares da sociedade e do comportamento humano. Em outras palavras, antropologia, ciências políticas e a própria sociologia são o cerne da profissão.

Na faculdade de sociologia, o foco é pesquisar e entender uma série de fenômenos sociais que acontecem sob a influência de campos como religião, cultura, economia, artes, política, entre outros.

E mesmo sendo uma área tão ampla de estudos, muitos alunos se sentem inseguros por conta das opções de estágio e do mercado de trabalho.

Se você teve interesse pelo curso e deseja saber mais sobre o estágio, continue a ler esse artigo. Nele, vamos dar algumas dicas fundamentais para quem deseja seguir carreira como sociólogo.

A sociologia na vida em sociedade

Constantemente, a sociologia está presente na nossa sociedade de forma ampla. As teorias apresentadas pela sociologia vão auxiliar arquitetos, educadores, psicólogos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários, economistas, biólogos – apenas para citar algumas profissões.

Em outras palavras, isso quer dizer que o objetivo da sociologia é entender a sociedade como um todo. Dessa forma, os resultados científicos obtidos servirão de base para a intervenção social de outros profissionais de outras áreas do conhecimento.

Um médico, por exemplo, pode utilizar conhecimentos da sociologia quando se depara com uma epidemia para compreender a origem social dos problemas de saúde.

O curso de sociologia

O aluno que optar por cursar a faculdade de sociologia deve saber que pode escolher entre a opção Licenciatura (capacitação especialmente para atuar como docente no mercado de trabalho) e Bacharelado. O curso tem duração de quatro anos, em média de 8 semestres, e é oferecido na modalidade presencial e ensino a distância (EAD).

No decorrer do curso, os alunos serão capacitados para a realização de pesquisas e estudos analíticos sobre as organizações sociais, seus fenômenos e o impacto de tudo isso na sociedade.

Na Licenciatura, os profissionais vão entender e aplicar métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, serão habilitados a transmitir os conhecimentos da área de sociologia em diferentes níveis de aprendizado.

Grade curricular do curso de sociologia

A grade curricular da licenciatura do curso de sociologia é bem abrangente e inclui disciplinas voltadas para o campo pedagógico. Veja algumas delas:

  • Sociologia e Meio Ambiente
  • Economia Política
  • Fundamentos Filosóficos
  • Sociologia do Trabalho
  • Fundamentos da Antropologia
  • Ciência Política Contemporânea
  • Ciência Política
  • Sociologia Contemporânea
  • Economia Brasileira
  • Antropologia Contemporânea
  • Pensamento Político Brasileiro
  • Educação e Tecnologias
  • Educação Inclusiva
  • Políticas Públicas da Educação Básica
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem
  • Planejamento e Avaliação
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Formal e Não Formal
  • Metodologia do Ensino de Sociologia
  • Sociologia das Contradições Sociais
  • Sociologia Positivista

Estágio obrigatório no curso de sociologia

O curso de sociologia exige a modalidade de estágio obrigatório, que funciona como uma disciplina prática. É o estágio que faz parte da grade curricular do curso. Geralmente o estudante atua em uma empresa vinculada à faculdade e é supervisionado por um professor.

Assim, todas as atividades devem ser registradas e, ao final do período, um relatório deve ser entregue para a sua aprovação.

Estágio remunerado no curso de sociologia

Essa modalidade de estágio é uma tarefa extra, que é desempenhada fora do horário das aulas e por opção do estudante. Em algumas instituições, as horas são contabilizadas como atividades extracurriculares.

É preciso lembrar que no estágio remunerado, o estagiário não tem vinculo empregatício com a empresa. Isso quer dizer que não podem ocorrer descontos na sua remuneração (trabalhistas, previdenciários ou sociais).

A bolsa de estudos e o vale-transporte são obrigatórios. O valor desse benefício varia bastante em todo o Brasil. Outras vantagens, como vale-alimentação e plano se saúde, também podem ser oferecidos. No entanto, não são obrigatórios e ficam a critério da empresa.

Estágio em sociologia

Para finalizar a gradação no curso de sociologia, o estudante deve entregar seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Além disso, é obrigatório o estágio. Durante esse período, o aluno terá a oportunidade de ampliar a prática da docência e vivenciar o trabalho em sala de aula.

Durante o período do estágio, o aluno que cursar sociologia vai ganhar mais experiência no mercado de trabalho. Isso certamente será um diferencial competitivo quando chegar o momento de procurar um emprego.

No curso, os alunos também se dedicam às disciplinas práticas. No entanto, muitas vezes é fundamental vivenciar a profissão de forma mais imersiva para visualizar tudo que aprendeu em sala de aula.

Estar inserido no mercado de trabalho desde o começo vai te ajudar a se posicionar melhor no mercado de trabalho. Não é raro estudantes serem efetivados em empresas que começaram como estagiários, ou mesmo serem indicados por sua boa reputação. Em um ambiente de trabalho, você vai conhecer diversas pessoas na sua área e em profissões complementares. É o famoso networking.

Dicas para conquistar um estágio em sociologia

Universidade

Invista na sua formação. Escolher uma boa universidade fará diferença no seu currículo, além de ser uma forma de se destacar entre os concorrentes.

Atenção

Informe-se na universidade escolhida sobre as vagas de estágio e as parcerias que a instituição possui com empresas.

Currículo

Mantenha seu currículo sempre atualizado, com informações sobre sua formação, cursos de extensão, experiências profissionais, idiomas e outros pontos que possam somar à sua formação acadêmica

Planejamento

Faça um planejamento das áreas em que deseja atuar e pesquise sobre as vagas nesses setores. Uma dica é analisar a grande curricular e as disciplinas já cursadas antes de escolher.

Estratégia

No momento da escolha, pense em áreas de estágio e locais que você possa crescer profissionalmente. Lembre que esse é o período para você enriquecer seu currículo e ampliar sua vivência profissional.

Redes sociais

Use as redes sociais como uma grande aliada. Atualmente, o mundo acontece de forma virtual. Nesse ambiente você pode pesquisar sobre vagas, fazer networking, falar mais sobre seus conhecimentos e muito mais. Participar de grupos de discussão é sempre uma boa pedida também.

Transparência

Preze pela transparência, seja no momento de elaborar o currículo, seja na entrevista com o empregador. Ser verdadeiro e não mentir é uma das premissas de um bom profissional.

Se jogue!

E o mais importante de tudo: tenha em mente que esse é o momento que você vai se preparar para o mercado de trabalho profissional. Não tenha vergonha de perguntar, pesquisar, mergulhar fundo. Esse é um grande momento de crescimento e amadurecimento na vida de todo estudante.

Veja também com a gente como funciona o estágio obrigatório.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.