InícioDicasInvestigação e Perícia Criminal: documentários true crime

Investigação e Perícia Criminal: documentários true crime

Você tem vontade de cursar uma graduação de Investigação e Perícia Criminal?  Então, saiba que assistir  documentários sobre crimes reais pode contribuir para a sua formação acadêmica. Além disso, é uma excelente forma de se entreter durante as horas vagas na rotina de estudos. 

Dessa forma, as séries e filmes que tratam de investigações de crime podem despertar o detetive dentro de você. Então, entre teorias e análise de provas você tem a oportunidade de conhecer os métodos de investigação de vários países. 

Por isso, a Voomp preparou uma lista com  cinco documentários de verdadeiros crimes essenciais para quem deseja ingressar em uma faculdade de Investigação e Perícia Criminal. 

Desse modo, separe sua pipoca e venha anotar as dicas para sua próxima maratona nos streaming de vídeos.  

Caso Evandro 

O primeiro documentário da lista para quem deseja cursar a graduação de Investigação e Perícia Criminal é o seriado do Caso Evandro. Então, a obra foi divulgada pelo Globoplay em conjunto com o jornalista Ivan Mizanzuk em 2021. 

Dessa forma, o seriado conta a história do desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, de apenas 6 anos, na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná.  Além disso, o documentário se aprofunda na investigação do crime e na acusação de que sete pessoas teriam sequestrado a criança para ser sacrificada em um ritual religioso.  

Por isso, a equipe do projeto, principalmente o jornalista Ivan Mizanzuk se aprofunda nos documentos do caso e nas alegações das torturas que os acusados teriam sofrido para confessar o crime. 

Então, o documentário se aprofunda na investigação feita pela polícia, as teorias do caso e a influência da mídia no julgamento do crime. Por isso, o Caso Evandro é um prato cheio de aprendizado sobre a importância de uma investigação justa para os estudantes do curso de Investigação e Perícia Criminal. 

Além disso, vale dizer que o Caso Evandro também conta com um podcast no Spotify. Dessa forma, o programa em áudio do Projeto Humanos conta com seis partes e 36 episódios. 

Investigação Criminal 

Então, no segundo lugar na lista de documentários essenciais para estudantes de Investigação e Perícia Criminal está o seriado Investigação Criminal. Dessa forma, a obra foi produzida pelo canal Arts & Entertainment (A&E) em 2012. 

Por isso, o seriado aborda diversos crimes brasileiros que ganharam notoriedade nas últimas décadas no país. Dessa forma,  entre principais crimes mostrados na série de televisão estão:  Nardoni, dos Richthofen, de Mércia Nakashima e do cartunista Glauco. Além do sequestro da adolescente Eloá e o Maníaco da Cantareira. 

Dessa forma, o documentário conta com 9 temporadas já disponibilizada para o público. Além disso, a obra debate os motivos dos crimes e as linhas de investigação de cada caso. Por isso, se ficou interessado no seriado pode encontrar os episódios na plataforma Prime Video. 

Elize Matsunaga: era uma vez um crime

Então, no terceiro lugar da lista essencial para estudantes de Investigação e Perícia Criminal está o seriado brasileiro Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime. Dessa forma, o seriado de true crime conta os detalhes do crime e investigação do assassinato do empresário  Marcos Matsunaga, em 2012. 

Por isso, a obra televisiva conta com quatro episódios de cerca de 50 minutos sendo produzida pela Netflix. Dessa forma, o seriado conta com depoimentos de familiares e colegas do casal. Além de especialistas responsáveis pelas investigações, incluindo jornalistas, advogados de defesa,  acusação e peritos criminais.

Dessa forma, os estudantes de Investigação e Perícia Criminal  podem aproveitar para conhecer todos os detalhes do crime e investigação. Além disso, podem ouvir todos os lados da história e desenvolverem um senso crítico próprio sobre o crime. 

Cena do Crime — Mistério e Morte no Hotel Cecil

No quarto lugar da lista de documentários importantes para alunos de Investigação e Perícia Criminal está a série Cena do Crime — Mistério e Morte no Hotel Cecil. Então, a obra produzida pela Netflix conta com quatro episódios de cerca de 50 minutos. 

Dessa forma, o seriado conta sobre o desaparecimento da jovem Elisa lam. Dessa forma, em fevereiro de 2013 a jovem se hospedou no Hotel Cecil e desapareceu. Além disso, imagens da câmera de segurança do elevador mostram a jovem — antes de sumir — como se estivesse sendo perseguida por alguém. 

Então, semanas depois do desaparecimento, o corpo da jovem foi descoberto na caixa d’água do telhado do hotel. Por isso, o seriado debate sobre o caso, a investigação e a perícia criminal.  

Por isso, a obra é essencial para os estudantes de Investigação e Perícia Criminal conhecerem como funciona a investigação e resolução de um caso internacional. 

American Crime Story

Já no quinto lugar da lista de documentários de obras sobre crimes reais está o seriado American Crime Story. Então, a obra conta com detalhes sobre os casos do O. J. Simpson e Gianni Versace. 

Então, na primeira temporada, é debatido o caso do famoso jogador de futebol americano O. J. Simpson que foi acusado do assassinato de sua ex-mulher Nicole Brown e de seu amigo Ronald Goldman em 1994. Após um longo julgamento, é um dos mais mediáticos dos Estados Unidos, o esportista foi absolvido das acusações. 

Contudo, em 2007, o ex-jogador de futebol americano voltou a ser preso acusado de diversos crimes. Como, por exemplo,  assalto à mão armada, sequestro e formação de quadrilha. 

Dessa forma, a série é baseada na obra de Jeffrey Toobin, The Run of His Life: The People v. O. J. Simpson.  Por isso, o documentário debate os casos de homicídios, o julgamento e todas as polêmicas envolvendo o caso. 

Já a segunda temporada do seriado American Crime Story conta sobre o assassinato do famoso designer Gianni Versace e conta com nove episódios. Então, o enredo da obra explora assassinato do italiano Gianni Versace cometido pelo serial killer Andrew Cunanan, ocorrido em 1997. A série foi baseada no livro Favores vulgares: A história real do homem que matou Gianni Versace. A obra é de Maureen Orth e foi lançado  em 1999.

 Dessa forma, assistindo o seriado American Crime Story os estudantes de  Investigação e Perícia Criminal entram em contato com os detalhes de dois dos principais casos de homicídios dos Estados Unidos. 

Conclusão

Então, você que tem o desejo de cursar a faculdade de Investigação e Perícia Criminal conhece cinco excelentes obras de true crime para maratonar no tempo livre. Por isso, separe a pipoca e aproveite as dicas de seriados sobre investigações de crimes em diversos locais no mundo. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.