InícioGraduaçãoFonoaudiologia6 áreas de atuação da Fonoaudiologia

6 áreas de atuação da Fonoaudiologia

Se você está procurando possíveis áreas de atuação da Fonoaudiologia, veio ao lugar certo. Caso você seja um profissional desta carreira que não sabe qual caminho seguir, preparamos um guia completo com informações sobre as opções.

Para os estudantes que ingressaram na faculdade de Fonoaudiologia é importante conhecer as áreas de atuação possíveis. Com isso, a escolha será feita com segurança. Afinal, quanto mais conhecimento, melhor. Confira nosso material sobre o assunto.

Curso de Fonoaudiologia

Antes de falarmos sobre as áreas de atuação da fonoaudiologia, vamos entender mais sobre o curso em si. Segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia, “ela é a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento”.

O profissional fonoaudiólogo atua no estudo das funções biológicas envolvidas na comunicação humana. Essas funções podem ser neurovegetativas ou neurológicas. Ambas categorias estão incluídas nas áreas de atuação do fonoaudiólogo.

Ao finalizar o curso de graduação em Fonoaudiologia, o aluno estará apto a trabalhar com situações como surdez, gagueira, preparo de voz, dicção e outros pontos relacionados à comunicação humana. Ele pode fazer isso em uma abordagem neurológica ou biológica.

A formação, assim como a grade curricular do curso de Fonoaudiologia, é composta por uma variada gama de matérias. Elas envolvem ciências humanas, ciências biológicas e outras, além do estágio obrigatório a ser realizado.

Algumas das disciplinas vistas neste curso são Ambiente e Hereditariedade e Comunicação e Deglutição. De acordo com o MEC, há três categorias de matérias no curso: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais e Humanas e Ciências Fonoaudiológicas.

Por se tratar de uma carreira com possibilidade abrangente de atuação, há diversas áreas de especialização, como cursos de pós-graduação, MBA ou cursos específicos. Dito isso, vamos analisar seis dessas áreas.

6 áreas de atuação da Fonoaudiologia

Agora que entendemos melhor sobre o curso, vamos ver sobre as áreas de atuação da Fonoaudiologia no mercado de trabalho. É certo dizer que as possibilidades não param por aí. Isso porque, atualmente, novas carreiras surgem de acordo com a necessidade.

Audiologia

O fonoaudiólogo que escolher seguir este caminho dentre as áreas de atuação da Fonoaudiologia lidará com a prevenção e diagnóstico de problemas envolvidos na audição. Isso inclui também os aparelhos de surdez.

Nessa área, o profissional atuará ao lado de outros profissionais de diversas áreas. Entre elas, saúde, clínicos gerais, pediatras e neurologistas. Nesta especialização, além de lidar com os aparelhos de amplificação sonora, também é responsável pela reabilitação daqueles que possuem perda auditiva.

Linguagem

Mais uma das áreas de atuação de um fonoaudiólogo é o trabalho com a Linguagem. Ela tem ligação direta com comunicação escrita e oral. Portanto, esta área auxilia pacientes que possuem alguma dificuldade com a comunicação, escrita ou oral.

O estudante que seguir por essa área, atendar pessoas de diferentes faixas etárias e ajudará a promover o desenvolvimento da linguagem, e, consequentemente, a inclusão social.

Neste caso, o profissional precisará lidar não somente com o paciente, mas também, com os familiares. Isso porque a relação com a família é essencial, já que a linguagem – e os problemas inerentes à comunicação – afetam todos ao redor.

Fonoaudiologia Educacional

Seguindo no aprofundamento sobre as áreas de atuação da carreira do fonoaudiólogo. Seguimos então para aquela ligada à educação. Neste caso, o profissional trabalhará em instituições educacionais, na maior parte das vezes.

Assim como em outras especializações, o fonoaudiólogo que seguir este caminho terá outras carreiras ao seu lado. Ele poderá seguir trabalhando em instituições educacionais e, assim, estará ao lado de equipes pedagógicas.

Seu trabalho ajudará a preparar estratégias que buscam aperfeiçoar processos de aprendizagem. Com seu conhecimento em comunicação humana, ele será o diferencial nesta equipe que procurará formas de facilitar o aprendizado em sala de aula.

Motricidade orofacial

Esta área é ideal para quem possui paciência e dedicação, pois, dentre as áreas de atuação da Fonoaudiologia, esta cuida da habilitação e reabilitação de pessoas que possuem problemas que afetam o cotidiano e a interação social.

Este profissional, quando formado no curso de Fonoaudiologia, estará apto a lidar com problemas importantes como:

  • articulação da fala;
  • deglutição;
  • expressão facial;
  • mastigação;
  • respiração;
  • sucção.

Assim como em outras especializações, essa também permite ao profissional o trabalho conjunto com outros profissionais. Entre eles, dentista, psicólogo, enfermeiros e fisioterapeutas. 

Esse conjunto de especialidades é ideal para que o diagnóstico e o encaminhamento do tratamento aconteçam de forma a ajudar o paciente. O objetivo final, como sempre, é ajudar a garantir uma melhor comunicação.

Saúde coletiva

Como o próprio nome sugere, o profissional que escolhe atuar nessa área da Fonoaudiologia lida com a formulação de políticas públicas com foco no coletivo. Neste caso, também há a colaboração com diversas outras áreas.

Além disso, é possível participar da elaboração de políticas de educação, prevenção e tratamento dos cidadãos. Com isso, o objetivo é evitar a proliferação de doenças e melhorar a qualidade de vida da população.

Para aqueles que gostariam de seguir nessa especialidade, a grade curricular do curso de graduação de Fonoaudiologia oferece conhecimento sobre saúde coletiva e melhor forma de utilização dos conhecimentos nessa área. Concluindo, o profissional estará apto.

Voz

Uma das mais conhecidas áreas de atuação da Fonoaudiologia, a preparação de voz pode ser utilizada em inúmeras vertentes. Incialmente, com uma avaliação, o profissional será capaz de cuidar do desenvolvimento e proteção da voz.

Nesta carreira, o fonoaudiólogo poderá atuar em cursos de canto, indicando a melhor forma de cuidar do instrumento de trabalho, cursos de teatro, ensinando projeção e, até mesmo, na televisão. Dito isso, fica claro que há uma grande gama de oportunidades.

Porém, não só com entretenimento essa área lida. É possível que em consultórios particulares ou como profissional autônomo, o fonoaudiólogo trate pessoas que querem melhorar o uso dessa habilidade que temos.

Escolhendo dentre as áreas de atuação da Fonoaudiologia

Agora que apresentamos um pouco mais das áreas possíveis para o profissional da área, você pode decidir. Lembrando que para atuar nessas áreas o profissional terá o conhecimento básico necessário ao longo da graduação.

Caso você ainda não tenha certeza sobre as áreas de atuação que mais lhe interessam, é possível cursar a graduação e seguir trabalhando em áreas mais abrangentes. Com isso, será possível conhecer mais detalhes de outras aplicações do conhecimento.

A graduação de Fonoaudiologia é o que você procura? Seu primeiro passo já está dado. Enfim, agora é hora de escolher a instituição que mais lhe convém e, então começar a estudar! Boa sorte!

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.