InícioGraduaçãoAdministraçãoAdministração de Consórcio: como trabalhar na área

Administração de Consórcio: como trabalhar na área

Se você tem curiosidade para saber o que é Administração de Consórcio e como trabalhar na área, então essa matéria foi feita para você. Seja para entender mais sobre um consórcio, seja sobre a área de administração.

Aqui na Voomp, juntamos todas as principais informações que você precisa sobre essa área. Aqui você vai ver tudo o que é necessário para poder se preparar e trabalhar como um administrador de consórcios.

O que é um consórcio?

A primeira coisa que precisamos saber é o que é um consórcio. Ele é considerado como uma modalidade de crédito, onde você, normalmente, paga o bem para o banco antecipadamente, antes de adquiri-lo. Exatamente o contrário de um financiamento, quando você compra o bem primeiro e depois o paga.

O consórcio funciona como um grupo de pessoas, em que todos juntos pagam parcelas mensais, que juntas equivalem ao valor total do bem que desejam comprar. Sendo assim, todo mês um bem é pago, e uma pessoa pode comprar o seu bem. Quem vai ser o comprador do mês, é algo que pode ser determinado de acordo com os chamados lances, em que uma pessoa oferece um valor maior do que a parcela do mês para ter o direito de fazer a compra. Ou através de sorteio.

Independente do modo como a pessoa é selecionada para ser a contemplada do mês, o escolhido recebe uma carta, referente ao valor total do plano, para a aquisição do bem acordado. Os bens mais comuns de consórcios são automóveis e bens imobiliários. 

Fazer um curso de Administração

Quando falamos de trabalhar com administração de consórcio, é preciso primeiro ser um administrador. Por isso, a primeira coisa que você precisa buscar é fazer o curso de Administração.

O curso de Administração é o único que permite ao profissional trabalhar em praticamente todas as áreas. Por isso, é considerada como uma formação generalista. E também é isso que faz muitos buscarem essa formação. Se esse é o seu caso, na hora de escolher onde estudar Administração, lembre-se de buscar instituições com boas avaliações. 

Você pode fazer o curso de Administração em uma faculdade credenciada ao MEC, assim você garante que seu diploma, depois de formado, vai ser aceito. Para te ajudar na escolha, separamos aqui duas instituições do grupo Kroton que oferecem o curso e que vão te oferecer todo o conhecimento que você precisa para entrar nesse mercado de trabalho.

As faculdades citadas oferecem o curso em 3 modalidades, presencial, semipresencial e online. Isso mesmo, são 3 opções para você escolher a que melhor se encaixa com a sua rotina, sua necessidade e o que você busca em uma faculdade.

Qual a importância de um administrador de consórcios?

Um consórcio é um sistema colaborativo, sendo assim, é preciso que todos cumpram com as suas obrigações, com seus pagamentos, para garantir o funcionamento correto do negócio. Quando se tem algo assim, um administrador vai garantir que todos cumpram com as suas obrigações, ou que, caso alguém deixe de pagar sua cota, outra pessoa entre no consórcio no seu lugar.

Não é algo totalmente incomum de acontecer, encontrar grupos de amigos e famílias, que montam consórcios próprios, sem uma administradora. Porém, isso é uma prática muito rara, devido ao risco que todos correm.

Como funciona a Administração de Consórcio?

Para começar a falar sobre Administração de Consórcio, precisamos primeiramente explicar algumas coisas. A primeira delas é que para trabalhar legalmente com administração de consórcio, é preciso ser pessoa jurídica. Ou seja, é preciso trabalhar através de uma empresa.  

Segundo, essa pessoa jurídica precisa ser licenciada junto ao Banco Central para oferecer esse serviço. Existem diversos requisitos que a empresa precisa cumprir para conseguir o seu cadastro e a autorização para organizar consórcios.

A empresa que presta o serviço, vai criar um consórcio de algum bem, como por exemplo um carro. E vai encontrar as pessoas que vão querer participar desse consórcio. Ela vai negociar o número de parcelas em que o bem vai ser pago, vai garantir que todo mundo pague a sua parte do consórcio. Quando necessário, encontrar outras pessoas para assumir o consórcio.

O valor pago pelo consorciado normalmente não apresenta juros, sendo adicionada apenas a taxa de administração cobrada pela empresa.

O que precisa um administrador de consórcio?

Para trabalhar nesse ramo é imprescindível entender de administração e ter uma boa afinidade com a área financeira. Por se tratar de um produto financeiro, o consórcio vai exigir que o administrador trabalhe muito com números.

Além disso, muitas vezes, é preciso entender também um pouco da parte jurídica, para conseguir explicar todas as cláusulas do contrato para o consorciado.

Como trabalhar na área?

Para conseguir um trabalho como administrador de consórcio, você tem duas opções. A primeira delas, e a mais difícil, é a de abrir a sua própria empresa de administração de consórcio. Nesse modelo, você não apenas precisa administrar o consórcio, mas também a sua empresa. Além disso, existem diversas exigências do Banco Central para que uma empresa possa oferecer um consórcio, e elas não são muito simples. Por esses motivos, ter a sua própria empresa pode não ser uma opção muito viável.

A segunda forma de conseguir trabalhar como administrador de consórcio é entrando em uma empresa que já ofereça esse tipo de serviço. Existem muitas empresas atualmente que fazem esse tipo de serviço e para trabalhar em uma delas é preciso estar sempre de olho nas oportunidades.

O jeito mais simples é o de conseguir um estágio em uma dessas empresas, enquanto estiver na faculdade. Assim, você já aprende mais sobre o dia a dia da profissão. Sobre os desafios específicos desta carreira. Além de já fazer contatos e ganhar experiências, que podem te ajudar a conseguir novas oportunidades no futuro.

Outra dica muito valiosa, é a de utilizar a tecnologia a seu favor. Hoje em dia a maioria das empresas possuem perfis em redes sociais, principalmente em redes profissionais como o LinkedIn. Através dos perfis da empresa, você fica de olho nas oportunidades e pode ver que outras pessoas trabalham na empresa, qual foi a trajetória profissional de cada um para conseguir chegar lá.

Continue aqui na Voomp e leia também:

O que é Perícia Administrativa e como trabalhar na área?

Administração: 5 detalhes curiosos sobre a profissão

O que a faculdade de Administração oferece ao estudante?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.