InícioDicasMercado de trabalhoÁreas da Psicologia com carência de profissionais

Áreas da Psicologia com carência de profissionais

O psicólogo tem como principal objetivo estudar e analisar a mente humana.  Identificando e, até mesmo prevenindo, transtornos e traumas em seus pacientes.  No entanto, apesar de a psicologia ser uma das carreiras em mais ascensão no Brasil, você sabia que existem áreas dentro dela com carência de profissionais? Vou te mostrar tudo nesse artigo!

 Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), existem cerca de 320 mil psicólogos no Brasil, sendo que a maioria são mulheres. Uma grande quantidade desses psicólogos trabalham em clínicas médicas e consultórios, ou seja, atendem diariamente pacientes com consulta marcada. Mas o que muita gente não sabe, é que existem especializações nessa carreira tão brilhante quanto a Psicologia clínica. Em outras palavras, os psicólogos podem trabalhar em diversos setores como hospitais, escolas, empresas, tribunais ou até mesmo fazendo pesquisas de campo.

É fato que o psicólogo busca, sobretudo, o bem-estar e a saúde mental do seu paciente, bem como ajudar  pessoas a superar seus problemas emocionais, ou até mesmo transtornos mentais. Sendo assim, trabalhando com a prevenção e o aconselhamento, ele auxilia seus pacientes a se tornarem indivíduos capazes de gerenciar seus pensamentos e, portanto, lidar com suas emoções e reações diante das dificuldades da vida. 

Então, se você é recém-formado em Psicologia, e tem uma grande curiosidade e paixão por análises psíquicas e comportamento humano. Esse post é para você! 

Nesse artigo pretendo falar com você que terminou o curso de Psicologia, mas descobriu que não gosta tanto do âmbito do consultório e por vezes até mesmo se sente inseguro em qual caminho seguir, visto que a profissão de Psicologia está em grande ascensão no Brasil.  Vou te mostrar a grande variedade de áreas em que você pode se aventurar após cursar Psicologia. 

Psicologia do Trânsito

A Psicologia do trânsito está diretamente ligada aos profissionais que estudam o comportamento humano no cenário do trânsito. O profissional dessa área, vai avaliar psicologicamente novos motoristas em testes psicotécnicos e, além disso, elaborar projetos de conscientização de boas práticas para pedestres e condutores. Essa área está extremamente carente de novos profissionais. Uma dica para você fugir do consultório! 

Psicologia Esportiva

Uma das variáveis mais férteis da Psicologia. Essa área busca preparar atletas emocionalmente para concorrer em competições. Aumentando significativamente a sua produtividade e melhorando suas relações interpessoais nas equipes. Um psicólogo esportivo também tem muito trabalho com as equipes esportivas. Contudo, pouca gente conhece essa profissão. 

Psicologia Jurídica

É o campo da área em que o profissional atua auxiliando sobre a perspectiva psicológica em  processos jurídicos no Brasil. O psicólogo jurídico pode contribuir no tribunal orientando membros do processo a fazer avaliações nos indivíduos ainda mais concisas, como em conciliações de família, adoções, violência, assassinatos e muito mais. 

 Psicologia Organizacional

Se desenvolve no campo corporativo. Ou seja, o psicólogo atua praticando seu aprendizado em Psicologia nas empresas, estudando o local em diferentes perspectivas. Visando sempre a melhoria do ambiente para que a saúde mental dos funcionários corresponda, contribuindo assim para eles serem mais produtivos e consequentemente mais felizes. Essa é uma das áreas nas carreiras de Psicologia com grande carência de profissionais. Se você tem interesse, invista nela!

Psicologia Educacional/ Escolar

O psicólogo educacional pode analisar e fazer intervenções sobre a convivência dos alunos em suas atividades educacionais. Orientando e aconselhando os profissionais escolares sobre questões importantes. Prevenindo assim transtornos e problemas com interações sociais na infância e adolescência. O profissional também cuida da saúde mental dos colaboradores. Visando o bem-estar deles, afinal, quando um professor está bem, proporciona melhor aprendizagem aos seus alunos.  Para quem gosta de trabalhar com crianças, essa é uma ótima especialização a seguir. 

Psicologia Hospitalar

A carreira de um psicólogo hospitalar é uma das mais brilhantes na Psicologia, pois os profissionais atuam em hospitais, convivendo diretamente com pacientes, médicos e enfermeiros. Atendendo pacientes abalados emocionalmente por doenças delicadas, cirurgias de alto risco, diagnósticos tristes e falecimentos inesperados. O psicólogo hospitalar também atende médicos, enfermeiras e profissionais de saúde, cuidando da saúde mental das pessoas que cuidam da gente. O ambiente hospitalar pode muitas vezes ser angustiante e uma sessão de psicoterapia pode ajudar os profissionais a lidar melhor com o cotidiano. Essa é uma excelente escolha!

Neuropsicologia

Uma vertente da Psicologia hospitalar, a Neuropsicologia é o encontro de duas grandes especializações, a Neurologia e a Psicologia. Esse profissional analisa os mecanismos cerebrais sobre a perspectiva dos comportamentos humanos. Profissionais desse campo, costumam fazer o diagnóstico de pacientes após ter algum tipo de lesão traumática. Como pacientes que perdem a memória, por exemplo. 

Psicologia comunitária e social

Quem escolher a Psicologia comunitária e social, terá uma das carreiras mais impressionantes na Psicologia. Esse especialista irá atuar em orfanatos, centros de atendimento a criança e ao adolescente, em penitenciarias, analisando o comportamento dos presidiários, ou até mesmo em asilos e lares carentes. Produzindo programas e pesquisas sobre a saúde mental das pessoas.

A Psicologia social, também atua auxiliando em causas comunitárias. Trabalhando e cuidando psicologicamente de indivíduos que lutam por causas sociais. Esses profissionais também podem realizar pesquisas teóricas para que outros psicólogos de campo usem no futuro.   

 Motivos para seguir em áreas com carência de profissionais na Psicologia

Diante de tantas áreas, é possível que você ainda esteja em dúvida de qual especialização seguir após concluir o curso de Psicologia. Em tese, podemos dizer que apesar do curso de Psicologia parecer um pouco enfadonho a princípio, existe uma grande variedade de opções para quem gostaria de seguir carreiras nessa área.

O psicólogo pode trabalhar em hospitais, ajudando emocionalmente pacientes, médicos e enfermeiros a se conhecerem melhor. Pode auxiliar em ações comunitárias e sociais, pode até conseguir aconselhar os advogados e envolvidos em casos judiciais. Esse profissional pode mudar a organização dentro de uma empresa visando a melhoria do ambiente de trabalho, saúde mental dos profissionais e a produtividade de trabalho.

Em síntese, ele pode fazer tudo isso buscando analisar os comportamentos humanos, os pensamentos difusos e os transtornos mentais. Esse profissional é munido de uma autoridade notória e que só as pessoas que realmente gostam das análises psíquicas possuem.

Portanto, podemos concluir que mesmo que a carreira de Psicologia esteja em ascensão e mais popular na boca do povo. Muitas áreas desse âmbito seguem precisando de profissionais capacitados que sejam experientes e amem o que fazem. É uma excelente opção para quem gostaria de evoluir na carreira de forma significativa.

Leia mais:

As principais áreas da Psicologia

Qual o objetivo de ir ao Psicólogo?

Para quem é indicado um psicólogo?

Qual a função da Psicologia?

Quais são as abordagens da Psicologia?

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.