InícioPós-graduaçãoPrincipais especializações em Psicologia

Principais especializações em Psicologia

A pós-graduação tem se tornado um dos principais meios de se destacar no mercado de trabalho. Com um mercado cada vez mais concorrido e exigente, investir nos estudos e tornar-se um especialista em alguma área pode ser a chave do sucesso. Na área da Psicologia não é diferente! 

Neste post, você irá conhecer como são as pós-graduações na área da Psicologia e quais os principais tipos de especializações. Confira! 

Como é a pós-graduação em Psicologia?

A pós-graduação em Psicologia é a formação que permite que o aluno aprofunde seus conhecimentos na área, normalmente por meio de uma especialidade. Antes de cursar uma pós, é necessário que o aluno tenha concluído a graduação. 

De modo geral, as graduações em Psicologia costumam ser generalistas, de modo que os formandos possam conhecer todas as áreas de atuação. Diferentemente do que ocorre na pós, onde os alunos visam aprofundar os estudos em subáreas da Psicologia

É o que ocorre nos cursos lato sensu, voltados à formação profissional. Por outro lado, existem as pós-graduações stricto sensu em Psicologia, onde o aluno desenvolve uma pesquisa por um viés acadêmico, através de mestrado ou doutorado. 

Ao fazer uma pós-graduação em Psicologia, você investe na sua própria carreira. E olha que nem precisa ser da área para fazer uma pós-graduação em Psicologia (vamos falar disso a seguir). Na pós, além de expandir seu conhecimento, você acaba aumentando sua rede de contatos profissionais e se credencia para ocupar os melhores postos de trabalho! 

Quem pode fazer uma pós-graduação em Psicologia?

Qualquer profissional formado em curso de nível superior pode fazer uma especialização em Psicologia. Aliás, este é o principal requisito: ter ensino superior completo. Os fundamentos da Psicologia são aplicados em diversos momentos e espaços da vida, o que atrai muito interesse por parte de profissionais de outros campos, como educação e gestão

O que se espera é que o aluno seja interessado em conhecer o funcionamento da mente humana e sua relação com o meio em que se vive. Isso por ser aplicado no ambiente escolar, no espaço de trabalho e até mesmo no círculo familiar. Por este motivo, há uma grande oferta de especializações na área de Psicologia. 

Portanto, se você deseja mudar sua área de atuação, adquirir conhecimentos interdisciplinares ou tornar-se um especialista em algum tema da Psicologia, uma especialização em Psicologia irá contribuir muito com a sua carreira. 

Diferentes especializações em Psicologia

De modo geral, as especializações em Psicologia estudam questões relacionadas ao comportamento humano, o que envolve emoções, sentimentos e questões mentais. Na área da Psicologia, existem diversas possibilidades de especialização, em que os conhecimentos são aplicados a determinados contextos específicos. 

A seguir, você confere quais são as principais especializações na área da Psicologia! 

Psicologia Hospitalar

De maneira geral, o ambiente hospitalar é voltado para a prevenção e o tratamento de pacientes com diversos tipos de doenças. Nesta especialização, os profissionais são formados para atuar neste contexto, adquirindo conceitos e técnicas adequadas de psicologia para auxiliar na saúde mental, tanto de pacientes como de profissionais da saúde. 

Veja instituições que oferecem pós-graduação em Psicologia Hospitalar

Psicologia Escolar

Nesta especialização, os pós-graduandos capacitam-se para atuar na educação básica. São conhecimentos relacionados a dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento intelectual e emocional, relações familiares e escolares. 

Além disso, o profissional aprende a lidar com conflitos escolares, relações entre alunos, professores e busca formular estratégias para manter o bem-estar social no espaço escolar. É uma especialização destinada não só a psicólogos, mas a profissionais da educação em geral. 

Veja instituições que oferecem pós-graduação em Psicologia Escolar

Psicologia Clínica

A especialização em Psicologia Clínica fornece ao profissional o conhecimento adequado para o restabelecimento da saúde mental de pacientes. Para isso, o pós-graduando irá conhecer diversas linhas de abordagens clínicas, permitindo que o profissional realize a melhor análise clínica possível.

Além disso, também estão presentes nesta especialização debates sobre ética, intervenção psicológica em situações de crise e psicologia clínica em diferentes contextos, sejam eles grupais, familiares ou infantis.

Veja instituições que oferecem pós-graduação em Psicologia Clínica

Psicologia Organizacional

O ambiente organizacional é um dos principais espaços de atuação de psicológicos. No entanto, a especialização em Psicologia Organizacional também pode ser indicada para profissionais que ocupam cargos de chefia e gestão. 

Nesta especialização, são abordados assuntos como saúde mental e comportamento no trabalho, gestão de pessoas e a influência das condições psicológicas para a dinâmica de uma organização.  

Veja instituições que oferecem pós-graduação em Psicologia Organizacional

Qual o custo de uma pós-graduação em Psicologia?

Muitas instituições têm oferecido cursos de pós-graduação em Psicologia, o que gera uma certa elasticidade de preços no mercado. Alguns fatores tendem a alterar o preço das mensalidades, como a área de especialização, a modalidade de ensino e a faculdade.

Especializações presenciais costumam ter mensalidades mais caras, uma vez que estão inclusos os custos com manutenção da estrutura física das salas de aula. Por outro lado, especializações EAD (ensino a distância) apresentam-se como alternativas mais em conta, o que não significa perda de qualidade.

As faculdades Unopar e Uniderp, por exemplo, oferecem algumas das principais especializações em Psicologia com preços acessíveis e com toda a qualidade reconhecida das duas instituições. Com mensalidades que giram em torno de R$ 200, você pode começar a pós-graduação agora mesmo! 

Quanto tempo dura uma pós-graduação em Psicologia?

As pós-graduações em Psicologia variam de acordo com a sua natureza. Cursos stricto sensu, por exemplo, possuem durações determinadas. O mestrado em Psicologia dura dois anos, enquanto o doutorado na área dura quatro anos.

Já os cursos lato sensu têm a característica de serem mais dinâmicos e de curta duração, possibilitando que o aluno rapidamente aplique seus conhecimentos no mercado de trabalho. Nesta categoria, os cursos podem durar entre um semestre e um ano e meio. Na Unopar e na Uniderp, por exemplo, você encontra diversas especializações com duração de seis e dez meses. 

Concluindo, vale a pena fazer uma especialização, você não acha? Certamente, esta é uma das maneiras mais eficientes de você seguir crescendo na carreira e ser reconhecido no mercado. A gente acredita na sua constante (r)evolução! 

Siga acompanhando o blog da Voomp para ficar por dentro de tudo sobre pós-graduação. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.