InícioDicasO que são as palestras TED e como elas podem ajudar na sua carreira?

O que são as palestras TED e como elas podem ajudar na sua carreira?

As palestras TED tem um acervo rico. Sendo composto por pessoas com sucesso na vida profissional em várias áreas. Então você pode se inspirar e aplicar esses conteúdos na sua própria carreira. E assim, repensar no caminho a seguir.

Descubra a seguir o que são essas palestras e seus conteúdos. Bem como, alguns exemplos de palestras com grande volume de visualizações na internet.

O que são palestras TED?

TED é uma instituição sem fins lucrativos. Sendo criada em 1984 e que se tornou bem popular por suas TED Talks. Ou seja, palestras TED contam com profissionais de sucesso em diversas áreas que visam divulgar suas ideias. Sendo fundada por:

  • Harry Marks;
  • Richard Saul Wurman.

A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design. Isso porque nasceu de uma reunião desses três setores para tratar de assuntos desses temas. Mas, hoje em dia trata diversos temas não necessariamente ligados a eles.

Funciona como uma conversa. Assim, tem formato objetivo e leve e duram, no máximo, 18 minutos. Bem como, tem o efeito de transformar. Sendo realizadas por empreendedores e pensadores que dividem com o público suas experiências e saberes.

Esses recursos motivacionais estão disponíveis, gratuitamente, no portal da TED. Bem como, no seu canal do YouTube. Já possui milhares de acessos, bem como diversos seguidores nas palestras TED.

História das palestras TED

Apesar da fundação em 1984, o primeiro encontro ocorreu somente em 1990. Sendo assim, com foco na era de tecnologia e design. Mas, como se tornou popular, temas como ciência e cultura também foram inseridos.

Veja a seguir alguns palestrantes famosos do TED, assim sendo:

  • Al Gore;
  • Bill Clinton;
  • Gordon Brown;
  • Bill Gates;
  • Richard Dawkins;
  • Fundadores do Google;
  • Billy Graham, entre outros.

Vários ganhadores do Prêmio Nobel, então, fazem parte da lista de pessoas de renome e palestrantes do TED.

Palestras TED: criação do TEDx

Como a principal ideia do projeto é distribuir o saber, o TED criou, em 2009, o TEDx. Sendo esse um programa local organizado independentemente, porém com o mesmo formato das palestras TED. Assim, todo o mundo pode passar pela experiência.

Desta forma, em 2010, os países a seguir realizaram, portanto, os primeiros encontros:

  • Líbano;
  • Arábia Saudita;
  • Armênia.

Já em 12 de novembro de 2011, a primeira TEDx foi realizada no Iraque. Sendo após uma invasão e realizada com abertura do Primeiro Ministro Nouri al-Maliki em tempo real, pela Internet.

No Brasil, a primeira TEDx aconteceu em São Paulo. Sendo o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”. Já em maio de 2010, no Rio de Janeiro. Assim, o tema foi “Colaborando para transformar”. E assim começaram as palestras TED no Brasil.

9 palestras TED para te inspirar

A ideia principal é mudar a vida de quem assiste em poucos minutos. Sendo assim, as palestras são reduzidas de propósito, para prender a atenção. Mas, ainda assim, os conceitos são bem apresentados e fáceis de serem entendidos.

Confira a seguir 9 exemplos de palestras. Sendo voltadas para temas como comunicação, otimismo, liderança, entre outros.

1- “Amy Cuddy”

Amy é especialista em Psicologia Social e deu aula em Harvard. Sendo assim, fala sobre o tema “Sua linguagem corporal molda quem você é”. Então, ela trata sobre como é importante a linguagem do corpo nas relações entre as pessoas.

Ela entende, também, que a sua postura interfere em como o outro vê.

2- “Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir”

Especialista em sons, Julian Treasure, fala sobre formas de comunicação com toques e persuasão. Então, ensina alguns exercícios para treinar a voz e melhorar a expressão oral. Bem como, dicas para os inseguros se expressarem em público.

3- “Porque fazemos o que fazemos?”

Coach e autor de best sellers, Tonny Robbins, assim, fala sobre motivação. Bem como, os gatilhos que motivam o indivíduo para a ação. Sendo assim, ele os define como uma “força invisível” que gera esse movimento nas palestras TED.

4- “Por que há poucas mulheres na liderança?”

Palestra que trata sobre o papel da mulher no mercado de trabalho. Nesse sentido, fala sobre o baixo número de mulheres nas lideranças. Bem como, o contraste entre a alta qualidade feminina e os cargos executivos ocupados.

Sheryl Sandberg é COO do Facebook e aborda a desigualdade na carreira de mulheres e homens.

5- “Como grandes líderes inspiram ação”

Simon Sinek compara pessoas que não atraem outras, com as que motivam multidões. Sendo assim, ele entende a motivação do indivíduo. Bem como seu espírito de liderança, são a diferença entre elas nas palestras TED.

6- “O poder dos introvertidos”

O mundo exige muitas habilidades sociais. Mas, para Susan Cain quem tem o perfil mais reservado são donas de um poder pouco explorado. Sendo assim, conseguem diversificar o meio profissional e causar maior impacto.

7- “O mito do sucesso na carreira”

Alain Botton faz uma reflexão sobre a expectativa sobre a carreira profissional e sua realidade. Então, trata das crises comuns no mundo que vivemos com relação à vida profissional e o desânimo de realizar suas atividades atuais.

8- “O segredo feliz para trabalhar melhor”

Psicólogo que se formou em Harvard, assim, acredita que a produtividade só é possível por meio do otimismo. Então, para Shawn Achor, os pensamentos positivos resultam em um bom trabalho e satisfação. Bem como, a habilidade com o estresse nas palestras TED.

9- “As escolas acabam com a criatividade?”

Palestra mais vista no TED Talks, feita pelo especialista em criatividade Ken Robinson. Assim, ele já atuou como líder no comitê de educação do Reino Unido e mostra a principal falha nos sistemas de educação do mundo, ou seja, baixo investimento e incentivo.

Isso acaba por não desenvolver as mentes criativas. Sendo um tipo de inteligência que exige prioridade.

Quer realizar palestras TED?

Se você domina algum assunto e deseja se inscrever na TED, então, veja a seguir algumas dicas para ter sucesso nas palestras TED:

  • Se familiarize com o formato TED;
  • Desenvolva uma ideia;
  • Domine o assunto sobre o qual você quer falar;
  • Planeje seus slides;
  • Ensaie a sua apresentação.

Uma boa dica é treinar em voz alta e contar o tempo. Isso porque, o tempo da palestra deve ter até 18 minutos. Assim, você aprende a se comunicar efetivamente e curta e mantém a atenção do público.

Explore as palestras TED

Esses são só alguns exemplos das muitas palestras TED que estão disponíveis no portal. Sendo assim, aproveite para se inspirar e refazer seus projetos. Bem como, turbinar a sua carreira.

São conversas curtas, porém com conteúdo de valor. Sendo assim, vale a pena estudar esse conteúdo para agregar saber.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.