InícioDicasOrientação vocacionalO que é o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

O que é o CST em Gestão das Organizações do Terceiro Setor?

Gerenciar organizações sem fins lucrativos e de interesse público é um dos objetivos desse curso, que forma profissionais capacitados e antenados com o momento atual

Cada vez mais, organizações do terceiro setor vêm ganhando os holofotes e se destacam pela atuação para o bem do interesse público. Alguns exemplos bastante conhecidos são as entidades que realizam trabalhos voluntários e as filantrópicas, mas não só. Por conta desse destaque, elas vêm crescendo em número e importância, e precisam ser bem gerenciadas, para que seu trabalho continue sendo eficaz.

É aí que entra o curso de Gestão de Organizações do Terceiro Setor, que forma especialistas no gerenciamento das atividades dessas entidades. Mas antes é importante entender alguns conceitos para irmos adiante.

O que é Terceiro Setor?

Se falamos em Terceiro Setor, isso significa que há o Primeiro e o Segundo? Sim, embora tais termos não sejam tão amplamente utilizados. A expressão vem do inglês third sector, e surgiu nos Estados Unidos. O primeiro setor (ou first) diz respeito à esfera pública, ligada ao estado (governos federal, estadual e municipal). Já o segundo setor (second) se refere à esfera privada, das empresas, do mercado.

Sendo assim, o terceiro setor engloba organizações que, embora não sejam enquadradas como serviço estatal, não têm fins lucrativos. É aí que entram as ONGs (Organizações Não Governamentais), as entidades filantrópicas, as Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), entre outras.

A importância do terceiro setor vem ganhando o mundo (e não somente o Brasil) nos últimos anos. Ela atua em áreas onde geralmente os governos têm dificuldades de atender a um determinado público.

O papel do Terceiro Setor

As ONGs são organizações elaboradas como se fossem uma empresa, com registro formal. A diferença desta para as empresas tradicionais é que ela trata de políticas solidárias para públicos específicos. Mas as áreas de atuação são bastante variadas. Há ONGs que trabalham na área da saúde, educação, meio ambiente e habitação, só para ficar em alguns exemplos.

Uma das atuações mais importantes do Terceiro Setor é a defesa dos direitos de públicos específicos. Assim, elas representam e promovem causas que envolvam pessoas em situação de rua, indígenas, LGBTQIA+, animais abandonados e silvestres. Questões como luta contra o racismo, urbanização e defesa das minorias entram na pauta das ONGs. Vale lembrar que ONG é uma sigla que abarca diversos tipos de entidades, e não um tipo de organização específica.

Há também as entidades filantrópicas, que prestam serviços à sociedade e são ligadas a igrejas, partidos políticos, fundações, organizações sindicais, por exemplo. Geralmente elas prestam ajuda a populações carentes.

As Oscips são as organizações com registro no Ministério da Justiça, que as certificam como tal. Dessa forma, elas conseguem firmar parcerias com outras entidades e até com o governo, para desempenhar atividades que seriam feitas pela atividade estatal.

O curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor

Com a ampliação dos serviços prestados e quantidade de entidades, a presença de um especialista em Gestão das Organizações do Terceiro Setor se faz importante. Ele precisa gerenciar os recursos recebidos pela instituição, os voluntários e funcionários que nela trabalham, acompanhar os projetos executados, entre outros.

Assim, o curso tem quatro semestres de duração, e o profissional tem disciplinas que abarcam praticamente todos os setores de uma empresa. Está na lista aulas de Administração, para gerenciar os processos e o trabalho das pessoas da instituição. Conhecimentos de Contabilidade fazem parte, para que o aluno saiba monitorar a parte financeira da instituição.

Outro campo de estudo é entender de iniciativas sociais, problemas da sociedade e dos tempos atuais. Afinal, se o Terceiro Setor defende causas de populações menos atendidas pelo estado, é fundamental saber como elas são e qual o tipo de trabalho a ser desempenhado.

O aluno também tem aulas de Marketing, para ele poder desenvolver estratégias de comunicação para entrar em contato com a sociedade. Assim, a entidade mostra seu trabalho de defesa de populações que não são atendidas devidamente pelo estado. Além, claro, de dar visibilidade a causas que não costumam ser amplamente divulgadas.

Organizações do Terceiro Setor e as suas regras estatais

Para ser uma Organização do Terceiro Setor, não basta abrir uma empresa e chamar voluntários. Especialmente se a intenção da instituição é fazer parcerias com outras instituições. O especialista deve conhecer com profundidade os procedimentos para ter certificados fornecidos pelo governo. Esses documentos atestam sua idoneidade enquanto organização do terceiro setor.

Uma delas é a Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). Com esse documento, a instituição fica desobrigada de recolher tributos estaduais, federais ou municipais. Além disso, ela recebe um registro que dá o direito de participar de concorrências estatais para prestar serviços de assistência social.

Outra certificação é a Oscip, que tratamos previamente. É um registro fornecido pelo Ministério da Justiça, que permite a participação da entidade em parcerias com empresas privadas ou entidades públicas.

Em ambos os casos, para se obter tais certificações, a legislação exige uma série de documentos. Assim, o profissional em Gestão das Organizações do Terceiro Setor deve conhecê-los bem. Ele organiza a documentação, envia para o governo e realiza os trâmites para sua aprovação e renovação periódica.

Mercado de trabalho

Quem faz o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor pode trabalhar na direção de diversas entidades desta área. Neste campo de atuação há uma grande carência de profissionais especializados. Como elas surgiram de forma espontânea e geralmente com voluntários, muitas delas cresceram e têm dificuldade de se organizar internamente.

Assim, o especialista consegue orientar os funcionários e voluntários, para que a organização possa se manter financeiramente, atender seu público de forma eficaz, e atuar na defesa dos direitos de quem não se vê representado pelo poder público.

Quem gosta de ajudar o próximo pode se identificar bastante com o curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Por estar antenado com a realidade do Brasil, o aluno, uma vez formado, pode desempenhar funções na gestão dessas organizações de forma eficiente, e ainda prestando um excelente serviço público!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.