InícioGraduaçãoDesenvolvimentoQuais são as linguagens para Desenvolvimento Mobile?

Quais são as linguagens para Desenvolvimento Mobile?

O curso de Desenvolvimento Mobile já foi abordado em vários artigos aqui na Voomp e, como os futuros desenvolvedores sempre estão em busca de mais informações, vamos dar continuidade ao tema.

Contudo, é o momento de nos aprofundarmos. Agora, juntamente com você vamos deixar um pouco os conceitos gerais para trás e focar no que consideramos a parte do mão na massa – aquela que fará parte do seu dia a dia de trabalho.

“Mas eu não sei nada sobre o curso e a profissão de Desenvolvimento Mobile!”

Então, pare de ler agora e vá neste link para aprender os conceitos básicos e sobre o que faz o profissional de Desenvolvimento Mobile.

Agora que temos a certeza que já foi e ficou fera no assunto, vamos ao que interessa e dar um overview a respeito das diversas linguagens de programação. Aliás, são muitas. Por isso, preste bastante atenção nos detalhes.

Quais são as linguagens para Desenvolvimento Mobile?

Atualmente, a tecnologia que fornece mobilidade e agilidade ao mundo tem tomado conta do mundo e faz parte do dia a dia dos bilhões de indivíduos em nosso planeta. 

Sem dúvida alguma, ela é uma das mais atuantes no cotidiano de empresas e usuários regulares de internet. Já que faz parte das rotinas das empresas, indústrias e organizações e sustenta toda a cadeia de relações. Sejam elas comerciais ou sociais.

Qual linguagem o Dev mobile deve utilizar para o seu trabalho?

Definitivamente, era neste ponto que gostaríamos de chegar. Isso mesmo, sobre qual linguagem o desenvolvedor de sistemas e tecnologias deve aplicar em determinado projeto.

  • Exigências do projeto ou aplicativo

Porém, antes de escolher a linguagem, o profissional deve ter uma ideia completa do tipo de aplicação a ser feita, objetivos, público a ser atendido, experiências que vai proporcionar aos seus gestores e utilizadores, etc.

  • Conhecimento ou domínio da linguagem necessária

Logo, depois de avaliar tudo isso, o Dev Mobile tem que verificar a sua própria capacidade técnica e o domínio que possui a respeito da linguagem necessária ao projeto que irá realizar.

Tipos de sistemas operacionais

Enfim, agora você já sabe que o desenvolvedor antes de começar a utilizar uma linguagem determinada precisa compreender as exigências do projeto e demonstrar domínio e familiaridade sobre a programação que utilizará.

Atualmente, o mais comum é o Dev estar ligado aos projetos de aplicativos. Resumindo, vai ter contato com dois tipos de sistemas operacionais iOS (iPhone Operation System) e o Android.

Detalhando as Linguagens de Programação

Confira agora algumas linguagens diferenciadas quanto ao tipo de sistema operacional.

Sistema Operacional iOS

  • Objective – C

Pioneira dentro das linguagens para iOS, sempre foi considerada passível de vários bugs. Ou seja, com erros de funcionamento, e complexa para corrigir. Porém, devido a sua utilização há um bom tempo, é considerada estável e bem desenvolvida. 

Tem como características importante a sua orientação para objetivos. Que consiste em dar uma identidade única ao objeto. Como por exemplo: cor e tamanho do objeto, e também as ações que ele pode realizar.  

  • Swift

Já há alguns anos a linguagem Swift vem sendo a mais utilizada para aplicativos da iOS, que tem origem neste sistema operacional. Mesmo que exista ao mesmo tempo que a sua “irmã mais velha”, Objective-C, possui uma tendência a se tornar a linguagem padrão da empresa Apple.  

Logo, essa preferência e adaptação das aplicações rumo a Swift tem a ver com sua facilidade e simplicidade – o que torna o trabalho do Dev muito mais eficiente e fluido.

  • HTML – 5

Definitivamente, HTML-5 é uma linguagem muito interessante pelo seu alto grau de responsividade e adaptabilidade. Ela permite ao Dev grande flexibilidade para criação de aplicativos para diversas 

Sistema Operacional Android

Criado pela Google, é o que chamamos de ferramenta com código aberto. Sua funcionalidade ultrapassa as diversas marcas do mercado e tipos de dispositivos. Literalmente, um sistema operacional democrático.

Em suma, é por isso que você utiliza Android em uma imensidão de tablets, smartphones, drones, notebooks e outras dezenas de eletrônicos. 

Continuando, e seguindo com nosso artigo sobre “quais são as linguagens para Desenvolvimento Mobile”, confira as linguagens ligadas ao sistema Android.

  • Java

Definitivamente, a mãe das linguagens para o desenvolvimento de apps mobile Android. Popular, escalável, que permite um crescimento exponencial, é uma POO (Programação Orientada a Objetos). Considerada rápida pela maioria dos Devs, também apresenta o seu lado negativo. Já que para alguns comandos classificados como simples ela exige uma boa quantidade de códigos.

  • PHP

Primeiramente, ela é uma das mais completas e tão conhecidas ou utilizadas como a linguagem Java. Entre suas peculiaridades, destaque para o seu uso ligado às plataformas ou apps com grande presença de conteúdos.

Além disso, é dotado de flexibilidade na hora de ser integrado com linhas de códigos HTML. Soma-se a isso, sua predileção por parte de desenvolvedores Mobile que tem foco na produção de aplicações de todos os tipos. Já que permite projetar estruturas de interação e experiências de conteúdo diversas – o que tem ganhado destaque de uns anos para cá. 

 Outras linguagens importantes para o Desenvolvimento Mobile

Antes de mais nada, até agora citamos as principais linguagens mobile levando em consideração os dois principais Sistema Operacionais até então utilizados no mundo (iOS e o Android)

Por ser um assunto muito amplo, preferimos focar e dar destaque para cinco delas, e trazer algumas diferenças entre cada uma. 

Entretanto, se você deseja se aprofundar no tema, pode realizar pesquisas estudos por conta para as seguintes linguagens de programação: Kotlin, Pythom, javaScript, C/C++, SQL, Rust, Ruby, entre outras dezenas.

Caso se interesse mais pela área de tecnologia, aproveite e confira os cursos disponíveis na Academia Tech. Além do curso de Desenvolvimento Mobile, você vai encontrar outras dezenas de opções em graduação com foco em TI e inovação.

Acompanhe mais artigos sobre o tema. Venha com a Voomp em uma jornada rumo a sua próxima carreira.

Leia mais:

Conheça os cursos da Academia Tech

Como escolher a melhor faculdade EAD

Como aproveitar melhor a faculdade EAD

Quais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?

Qual é a duração do curso de Desenvolvimento Back-end?

O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?

O que é a lei da cibersegurança?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que estuda?

3 motivos para fazer Ciência de Dados

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.