InícioDicasOrientação vocacionalO que é o CST em Design de Experiência?

O que é o CST em Design de Experiência?

Em um contexto onde o consumo deixou de se basear unicamente em produtos, o CST em Design de Experiência oferece a oportunidade de você se destacar no mercado de trabalho.

Primeiramente, o aumento na presença das tendências tecnológicas no cotidiano das pessoas fez com que as relações de consumo passassem por alterações significativas. Com isso, a oferta de um produto ou serviço que atendam às necessidades do consumidor deixa de ser um diferencial e se torna o básico. Dessa forma, a missão das marcas passa a ser diferenciar-se através da experiência de consumo do usuário. O “o que” é ofertado perde destaque para o “como” e “por quê”. É nesse momento que o designer de experiência entra em cena.

Responsável por mapear o comportamento do consumidor em seu processo de compra, o designer de experiência trabalha buscando fidelizar o cliente ao entregar-lhe exatamente o que deseja. Quando bem executada, essa função é responsável por estreitar as relações entre consumidor e marca. Como consequência, gerando aumento no volume de vendas da organização.

É importante ressaltar que o Design de Experiência (ou UX Design) foi apontado em pesquisa do LinkedIn como uma das áreas mais valiosas atualmente.

O que é CST?

A sigla CST se refere a “curso superior de tecnologia”. Isso significa que o curso possui menor duração (em média de 2 a 3 anos), porém ainda com validade de educação superior. Essa modalidade de ensino possui maior foco no mercado de trabalho, optando por trazer mais disciplinas práticas em sua grade. Dessa forma, pode ser traduzido em um curso de profissionalização mais específica.

Essa modalidade de graduação surgiu para acompanhar as tendências tecnológicas, como o próprio nome antecipa. Assim, é possível que o profissional se capacite de maneira específica e mantenha-se atualizado para o exercício de suas funções conforme as necessidades do mercado de trabalho.

Cursos tecnológicos encontram-se disponíveis para as áreas que mais exigem o uso da tecnologia em seu cotidiano. Portanto, estão inclusos cursos da área da saúde, comunicação, design, negócios e outros.

A Anhanguera oferece opções de cursos tecnológicos para você poder ter a sua capacitação de maneira rápida e especializada. No site oficial da faculdade você confere a lista completa de cursos disponíveis na modalidade.

O que preciso saber para trabalhar com Design de Experiência?

À primeira vista, por tratar-se de uma profissão que exige curiosidade e uma ampla habilidade para investigar e aperfeiçoar a experiência de compra do cliente, o designer de experiência deve conhecer, dentre outros, os seguintes assuntos:

  • Design Thinking – conjunto de estratégias que auxiliam na resolução criativa de problemas;
  • Comportamento do consumidor – de modo a conhecer de maneira íntima o processo de compra do seu cliente. Dessa forma, você poderá identificar quais pontos do processo devem ser adaptados pela empresa;
  • Persona – para ser capaz de prever e traçar de maneira mais completa o comportamento do cliente;
  • Jornada do usuário – o que o levará a conhecer as interações do usuário com o produto ou serviço ofertado.

Primeiramente, para tornar-se um bom profissional na área, além da qualificação adequada também é necessário que o indivíduo possua um perfil curioso. Isso acontece porque será necessária muita sede por investigar o comportamento do seu cliente durante a execução de suas atividades. Bem como se destacam também pessoas que possuam boas habilidades de comunicação e mantenham-se atualizados acerca das tendências e novidades da tecnologia. Além disso, a habilidade de resolução de problemas de maneira criativa também é bem-vinda para a função.

Porque o Design de Experiência é importante?

A metodologia do Design de Experiência é essencial, pois atua de forma a considerar o cliente como elemento principal para o sucesso da marca. Ao colocar o usuário como protagonista do processo de compra e voltar todos os esforços para oferecer uma experiência completa e satisfatória, você amplia as possibilidades de retorno desse cliente.

Nesse sentido, satisfazer o consumidor torna-se uma preocupação relevante para as marcas contemporâneas que buscam consolidação. Isso acontece porque vivemos em um momento onde o próprio cliente exerce influência significativa para o processo de compra. Com a facilidade de consultar experiências de terceiros em sites de recomendação, mídias sociais e até mesmo nas avaliações do próprio site da marca, é crucial que as jornadas de consumo sejam as mais satisfatórias possíveis.

Finalmente, um dos pontos-chave do Design de Experiência diz respeito a não apenas fidelizar o cliente. Ainda é preciso garantir que o mesmo torne-se um propagador da marca, ao disseminá-la em seu círculo de influência.

Onde posso atuar como Designer de Experiência?

Com a alta demanda para esse tipo de profissional, o designer de experiência se torna cada vez mais indispensável nas organizações que visam construir bom relacionamento com seu cliente final. Ainda assim, profissionais que optam por essa carreira podem atuar em diferentes frentes. Dentre elas, estão:

  • UX Research – traduzida de maneira literal para “pesquisa da experiência do usuário”. Trata-se da investigação da jornada de compra do cliente. Para essa função, é necessário o domínio das formas de interação dos usuários com o contexto em que são inseridos;
  • Arquitetura da Informação – o designer que atuar nessa função é responsável pela estruturação da plataforma onde o cliente irá navegar. Sua função é deixá-la cada vez mais adequada para uma experiência positiva para o mesmo;
  • UX Writer – traduzido de maneira literal para “redator de experiência do usuário”. Essa função trabalha em torno de estratégias de conteúdo. Assim, o profissional busca os melhores termos e demais aspectos visuais a fim de melhorar a interação do usuário com a empresa.

Conclusão

Portanto, por conta do estreitamento de nossa relação com as tecnologias, torna-se crucial mensurar e analisar a jornada do cliente. O Designer de Experiência é a peça chave para esse processo. Apresentada como destaque dentre as profissões de maior relevância atualmente, o profissional que opta por essa função possui a oportunidade de se aventurar em diferentes funções. 

Com menor duração e viés profissionalizante focado em conteúdo prático e diretamente aplicável ao mercado de trabalho, o curso superior tecnológico em Design de Experiência é uma boa pedida para pessoas curiosas e interessadas em assuntos como processo de decisão e comportamento do consumidor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.