Esta pergunta é uma das que mais surgem na cabeça e em sites de busca. Vamos te mostrar um exemplo real e que também serve como prova do que estamos falando para o curso de Administração.
Primeiro, digite aleatoriamente no Google a frase: não sei exatas. E eis que surgem exatamente 9.200.000 resultados!
Agora preste atenção em outra informação que são os destaques para perguntas ainda como do título:
-
O que você verá neste artigo:
Quais são as faculdades que não tem matemática?
-
Quais matérias são de Exatas?
-
O que fazer para gostar de Exatas?
-
Como estudar exatas tendo dificuldade?
O que isso tudo quer dizer?
Em síntese, desejamos mostrar para você que existem milhões de pessoas, sites, fóruns e páginas na internet tratando do mesmo tema por todo o Brasil. Portanto, se você apresenta dificuldades com números comece relaxando. Afinal, você não está sozinho ou abandonado. Isso é super natural.
Nem tudo é cálculo em Administração
Aliás, nem só de cálculos vive a Administração de empresa, já que ela é uma graduação que envolve desde conhecimentos de marketing, recursos humanos e é claro, disciplinas que precisam de resolução de cálculos.
Tirando uma média percentual das disciplinas do curso que exigem cálculos elas não chegam nem a 10% do curso.
Respondendo sua dúvida
Todavia, já antecipamos aqui para você que mesmo as pessoas tendo dificuldades com números e tudo que diz respeito aos conhecimentos ligados às ciências exatas é óbvio que pode escolher ingressar no curso de Administração.
Com certeza, é só você procurar uma instituição de ensino qualificada e aqui já deixo três sugestões de cara para não perder tempo:
-
Anhanguera
-
Pitágoras
-
Unopar
Entendeu o caminho das pedras e está com mais paz no coração? Saber cálculos, fórmulas e outras atribuições afins ao que chamamos de ciências exatas faz sim, parte das suas obrigações como estudante.
Entretanto, isso deve entrar na sua mente e no processo de aceitação desde o ensino fundamental, passando pelo médio e na hora de começar a estudar Administração de Empresas.
Quem não tem afinidade com números pode escolher o curso de Administração?
Agora que você já sabe a resposta para essa pergunta, já leu o artigo desde o início.
Que tal acompanhar umas dicas para absorver gradualmente e ter mais facilidade com os tão temidos cálculos?
O grande problema sem dúvida são Ciências exatas e o Raciocínio Lógico.
Se você não tem afinidade com cálculos saiba que a raiz dos seus problemas com eles é uma dificuldade com as ciências exatas.
Definitivamente, existem obstáculos para você entender conhecimentos que envolvam o uso de Raciocínio Lógico.
Dicas para melhorar suas habilidades com ciências exatas, cálculos e lógica
Seja mais eficiente em seus estudos
Se você tem dificuldade com alguma ciência exata que costumamos chamar fundamental, como, por exemplo, a Matemática, a Física e a Química, está na hora estudar com mais eficiência.
Ou seja, terá que aperfeiçoar o uso do seu tempo e utilizá-lo com sabedoria. Em outras palavras, vai ser preciso mudar sua postura e organização de estudo. Logo, terá que estudar melhor nas horas que tem para isso. Resumindo, eficiência.
Ao contrário do que muitos pensam, estudar envolve qualidade e tempo. Este é o verdadeiro conceito de ser eficiente. Portanto, utilize o seu dia de estudo com sabedoria. E, ainda mais, na hora de se aprofundar em cálculos e outras aplicações que vai encontrar na faculdade de Administração em seus 4 anos de graduação.
Veja algumas:
-
Contabilidade
-
Lógica Matemática
-
Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento
-
Matemática Financeira
-
Entre outras.
Esclareça suas dúvidas
O mundo acadêmico tem professores com grande experiência ou mesmo didática. Nos dois casos, não leve dúvidas para casa e se envolva com o corpo docente da faculdade e, porque não, com os seus próprios colegas.
Além disso, a universidade com seus cursos presenciais ou 100% online são ambientes projetados para permitir que o aprendizado seja feito em conjunto. Portanto, aproveite e jamais fique com dúvidas.
Definitivamente, perguntar não é feio.
Faça exercícios de lógica
Praticar é fundamental.
Comece pelos de nível mais básico e vá avançando. Se a dificuldade persistir, procure desafios que envolvam o seu dia a dia e coisas que fazem parte da sua rotina. Afinal, a engenharia está no cotidiano de todas as pessoas e sociedades.
Do mesmo modo, existem exercícios, testes e conteúdos que trabalham muito a lógica e acionam partes do seu cérebro antes não exploradas.
Assim, se você não tem afinidades com cálculos vai ter que começar a se tornar amigo deles. Logo, comece a praticar e se familiarizar com as exatas e coloque o outro lado do seu cérebro funcionar.
Em síntese, está na hora de melhorar suas capacidades de raciocínio lógico. O fato é que grande parte dos estudantes vai descobrindo grandes virtudes do seu próprio saber ao abrir a mente para novas áreas. E isso certamente não seria uma dificuldade para você.
Sobre facilidades com as ciências de vários tipos
Entenda sempre uma coisa importante: as pessoas nascem com algumas habilidades. Sejam elas algo voltado para o esporte, quem sabe facilidade com raciocínio. Ou também facilidade de falar em público e escrever com rapidez.
Porém, o ser humano não nasce com um manual de instruções e com determinadas funções. Sobretudo, limitadas. Aliás, a sua capacidade de absorver novos conhecimentos ou aprimorar outros tantos vai levar mais em conta a sua capacidade de resiliência e esforço do que pensar no famoso conceito de genialidade.
Portanto, siga a sua rotina de estudos e pratique bastante. As dúvidas são constantes, por isso, aproveite muito o seu curso em Administração.
Compartilhe seus medos, questionamentos e, também, seus novos conhecimentos com os colegas que podem apresentar suas próprias dificuldades.
Leia mais:
Conheça os cursos da Academia Tech
Como escolher a melhor faculdade EAD
Como aproveitar melhor a faculdade EAD
Quais as áreas de atuação da Arquitetura de Dados?
Qual é a duração do curso de Desenvolvimento Back-end?
O que precisa saber para entrar na faculdade de Arquitetura de Dados?
O que é a lei da cibersegurança?