InícioGraduaçãoDesign de InterioresQual a duração do curso de Design de Interiores?

Qual a duração do curso de Design de Interiores?

Quando vai a um restaurante ou visita à casa de um amigo, você é do tipo pessoa que fica reparando os detalhes das decorações do local? É provável que a graduação de tecnologia de Design de Interiores seja interessante para os seus estudos. O profissional da área é responsável por planejar e idealizar  ambientes, sempre visando a funcionalidade e seguindo padrões estéticos. Além de uma área interessante para quem gosta de arquitetura, o curso da Anhanguera oferece uma formação profissional completa e o curso de Design de Interiores tem duração curta. 

Desse modo, os alunos recebem o preparo para desenvolver projetos em ambientes internos. Ainda aprendem habilidades para trabalhar com projetos de gestão, planejamento, operações, desenho e tecnologia.

Caso tenha ficado interessado em conhecer mais sobre a profissão e o curso de Design de Interiores, venha conosco! Nesse artigo, vamos contar tudo sobre área e o mercado de trabalho. 

Curso de Design de Interiores

Atualmente, o curso superior de tecnologia de Design de Interiores é voltado para parte da decoração. Desse modo, o estudante aprende a elaborar projetos de interiores, analisar a viabilidade de coordenar projetos de decoração. Além de realizar pesquisas de tendências de comportamento, texturas, formas, cores e acabamentos. 

Além disso, o aluno entra em contato com conteúdos sobre técnicas de iluminação, aplicação de revestimentos e paisagismo, 

Resumidamente, entre as matérias do curso de Design de Interiores estão ergonomia e desenho de móveis, instalações prediais básicas, metodologia de projeto, processo de criatividade, luminotécnica. Deste modo, as aulas ainda têm como foco a qualidade de vida e bem-estar, o convívio humano e a sustentabilidade. 

Ainda existem disciplinas voltadas à gestão e ao comércio, sendo importantes para os profissionais  que sonham em abrir seu próprio negócio.

Duração do Curso de Design de Interiores 

 O curso superior de tecnologia de Design de Interiores tem duração média de 2 anos. Atualmente, a Anhanguera disponibiliza o curso na modalidade Semipresencial. 

No modelo semipresencial o aluno vai ao campus uma vez por semana. Neste dia, assisti a aulas transmitidas ao vivo por um professor e o estudante tem a oportunidade de interagir e  tirar as dúvidas na hora. Além disso, conta com o suporte de tutores presenciais. 

Enquanto o restante da grade curricular é realizado por plataformas digitais. Além disso, o aluno conta com material didático, aulas gravadas, apoio de tutores online e fóruns para interação com colegas.

Sendo assim, o aluno pode escolher os horários preferidos para assistir aos conteúdos das aulas. Além de ganhar uma maior flexibilidade para dividir o tempo entre a graduação e os demais compromissos da sua rotina – como, por exemplo, o trabalho. 

Como trabalha o Design de Interiores?

O Design de Interiores tem autorização para projetar os mais diversos ambientes internos. Como, por exemplo, residências, comércios e instituições privadas ou públicas. Para realizar o trabalho, o profissional precisa pensar na estética, conforto, saúde e segurança do local. 

Dessa forma, os elementos que fazem parte da rotina do profissional são as peças de mobília, objetos decorativos e até as cores das paredes e revestimento do piso. Entretanto, o trabalho não é só colocar as peças em um ambiente para finalizar a tarefa. 

O responsável pela obra deve pesar além da harmonia, é preciso que o espaço seja otimizado e sigam normas técnicas. Aliás, o profissional é imprescindível para potencializar as construções mais modernas – já que na maioria são menores. 

Durante as obras é comum o design precisar realizar entrevistas dos clientes. Para poder entender as demandas necessárias no projeto, fazer a avaliação do orçamento, além de definir as preferências. Como, por exemplo, as cores, o cronograma, e as escolhas de fornecedores.

Mercado de trabalho

Após formado na graduação de design de interiores está apto a trabalhar em diversos segmentos. Só para ilustrar, o profissional pode escolher abrir o próprio ateliê ou trabalhar em uma empresa privada. Como, por exemplo, lojas de decoração, material de construção, escritórios de design e arquitetura, construtoras e indústrias de mobiliário e lojas. 

Além disso, os profissionais têm a oportunidade de escolher rumos diferentes de  Design de Interiores para focar a carreira. Estão entre elas:

Acompanhamento e gestão de equipes em obras;

Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, materiais ou técnicas de decoração e construção;

Controle de mão de obra e materiais de construção e decoração;

Criação, desenvolvimento e execução de projetos de design de interiores;

Desenho, fabricação e instalação de produtos em marcenaria, iluminação, acabamentos de gesso, entre outros;

Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, materiais ou técnicas de decoração e construção. 

Ainda, é importante não confundir Design de Interiores com decorador. Apesar do profissional lidar com a decoração durante os serviços, ele tem disponíveis outras habilidades para trabalhar. 

Características para um bom profissional

Como em todas as profissões, para trabalhar com design de interiores são necessárias diversas habilidades. Entre as principais, é possível citar, e ter habilidades manuais e gostar de desenhar. Além de ter pensamento rápido, objetivo, facilidade para harmonizar ambientes e capacidade de planejar corretamente um espaço. 

Ainda não podemos esquecer, que o profissional é responsável por lidar com clientes e equipes de áreas diversas.  Por isso, é importante ter um bom relacionamento interpessoal e uma boa comunicação.  

Além disso, o profissional que busca alcançar sucesso na área de Design de Interiores é preciso sempre se manter atualizado com as novidades. Por isso, é importante assistir palestras, fazer cursos, acompanhar publicações especializadas, participar de feiras e congressos e manter contato com outros profissionais. 

Dessa maneira, as ações podem auxiliar no momento de atender seus futuros clientes e ampliar o leque de atuação – o que contribui para a trajetória profissional e para se alcançar o sucesso na área. 

Enfim, agora você conhece melhor o curso superior de tecnologia de Design de Interiores e as opções de trabalho na área. Além do tempo necessário para concluir a graduação e todas as oportunidades para os profissionais. Dessa maneira, você está mais preparado para escolher sua graduação e apostar no seu futuro.

Para conhecer mais sobre o curso de Design de Interiores, continue acompanhando nossos conteúdos e lendo as matérias específicas da área. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.