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Plano de carreira: o que é e como organizar um?

Para você que não sabe o que é um plano de carreira, se trata de um projeto que busca listar objetivos de carreira e curto prazo e as ações que você pode organizar para alcançá-los.

O plano de carreira é muito bem usado para ajudar as pessoas a tomarem decisões sobre quais estudos se fazer. Além disso, você poderá trabalhar em cima das qualidades e habilidades que poderão fazer de você um ótimo candidato a um emprego. Dessa forma, o planejamento de carreira é uma etapa essencial da vida de qualquer pessoa que pretende se desenvolver. Seu processo envolve a execução de etapas específicas para que um objetivo seja atingido. Em outras palavras, você pode precisar executar novamente várias etapas para se manter no caminho certo de sua profissão.

Atualmente, criar e manter um plano de desenvolvimento de carreira é vital para avançar profissionalmente. Porém, não é algo tão simples quanto a pergunta – “onde você se vê daqui a 4 anos?”. Estamos falando aqui de uma auto avaliação séria e de um planejamento que abrange todos os aspectos de sua vida e do futuro. Muitas pessoas pensam que fazer isso não é algo necessário e que realmente é difícil ter tempo para isso.

No entanto, para quem segue um caminho como este, a chance de sucesso é multiplicada. Realizar um plano de carreira não vai te livrar dos escorregões que a vida nos dá, mas sem dúvidas irá ajudar a voltar para a trilha certa. Esse tipo de conhecimento procura fornecer a base principal a partir da qual poderemos construir, principalmente quando surgem mudanças e ofertas inesperadas.

Todos nós conhecemos alguém que parece se desenvolver no emprego em que está muito rapidamente. Recebendo bonificações e promoções frequentes. Asseguro-te que essa pessoa tem um plano de carreira.

O que é um plano de carreira?

De forma básica, o planejamento de carreira é um processo de identificação da trajetória profissional mais adequada à sua personalidade, objetivos e interesses. Criar um para você significa realizar uma autoavaliação para testar sua adequação a elas. Fazer essa autoavaliação corretamente permite você encontrar suas próprias maneiras corretas de se fazer as coisas.

Um bom começo seria você descobrir quais as qualificações profissionais corretas para você seguir um plano de carreira. É interessante você já pesquisar quais os tipos de treinamento que você precisa realizar, para saber as oportunidades de emprego que estarão disponíveis mais tarde. Por outro lado, se você já se encontra em uma carreira de que goste pode utilizar um processo de planejamento de carreira. Para que assim você possa determinar as metas de longo e curto prazo. Ou seja, o que você deseja alcançar até mesmo daqui a 20 anos.

Enquanto, fazer e seguir um plano de carreira pode ser bem difícil, ao mesmo tempo, há muitos benefícios envolvidos. Certamente, apenas quem não conhece as vantagens em se fazer e organizar um plano de carreira acredita que ele não vale a pena. A melhor parte de se fazer o seu plano de carreira é que você pode escolher seu futuro profissional. Outra vantagem é que você vai evitar perder tempo e recursos buscando entrar em opções que não são para você. Depois que tudo está planejado, fica muito mais fácil optar por escolhas educacionais mais efetivas para seu futuro. As pessoas que fazem um plano de carreira, normalmente ficam mais confiantes sobre a carreira que fizeram. E, por último, será possível se concentrar em seus objetivos de carreira para alcançar os resultados. O que já é metade do caminho.

Como organizar um plano de carreira?

Desde já, para organizar um plano de carreira com sucesso, é preciso ter muita organização. Porém, os motivos envolvidos para você criar seu plano de carreira necessitam muito de uma reflexão interna. Certas pessoas criam os seus planos de carreiras escolhendo um salário alto, prestígio, ou a segurança e estabilidade da função.

Portanto, estas não são as alternativas corretas, e quem fez por causa disso, sem dúvidas se sente preso ou infeliz. Desta forma, um plano de carreira adequado para cada pessoa e completo é a melhor alternativa para o resultado de muitos anos de satisfação.

Sendo assim, o processo de organização de um plano de carreira é composto por quatro componentes: autoavaliação, exploração do plano de carreira, identificação da carreira e plano de Ação. Seja trabalhando sozinho ou com o auxílio de um mentor, procure colocar energia e pensamento no processo que ele dará certo. Analise cada componente a seguir:

1. Autoavaliação

Inicialmente, tentar encontrar uma carreira sem conhecer a si mesmo é como tentar correr uma corrida sem saber onde está a linha de chegada. Como você irá saber qual a carreira mais satisfatória, se nem mesmo sabe que se trata? Por isso existe a Autoavaliação, também chamada Avaliação de carreira. Ela é uma parte importante do processo de planejamento de carreira. Durante esse processo, você vai usar ferramentas projetadas para ajudá-lo a aprender mais sobre seus interesses, valores, personalidades, aptidões, conjuntos de habilidades, necessidades de desenvolvimento e ambientes de trabalho preferidos. Ao final, você identifica várias ocupações adequadas a você.

2. Exploração do Plano de Carreira

Usando os resultados de sua avaliação, agora você deve ter uma lista de ocupações que parecem corresponder bem aos seus valores. Em seguida, você vai querer reduzir essa lista para cerca de dez opções. Leia e releia a lista e elimine as carreiras que você sabe que não está interessado. Além de pesquisar ocupações individuais, também procure pelos setores em que gostaria de trabalhar. No entanto, uma boa forma de explorar carreiras é realizando entrevistas informativas com profissionais do setor.

3. Identificação da Carreira

Como o nome já sugere, você seleciona apenas uma ocupação no meio de tantas que você considerou. Aqui você vai identificar a carreira que está mais interessado e também algumas alternativas para recorrer se a sua primeira escolha não der certo. Portanto, agora que sabe qual ocupação irá procurar, com certeza vai querer se preparar para a área escolhida. Procure identificar os requisitos como os custos e onde você vai estudar.

4. Crie um Plano de Ação

Por fim, esta é a etapa final do processo de criar e organizar um plano de carreira que é a criação do Plano de Ação. O Plano de Ação foi criado para te ajudar a chegar nos seus objetivos. É como um roteiro, que leva você desde a escolha de uma carreira até encontrar seu primeiro emprego, até atingir seus objetivos de curto e longo prazo. Bem como identificar os requisitos de educação e treinamento para sua carreira. Se preferir, pode criar uma estratégia na busca de empregos, estudar empregadores em potencial, criar um currículo ou redigir cartas de apresentação. Além, é claro, de se preparar para as entrevistas de emprego.

Portanto, a maioria das pessoas pensa que organizar um Plano de Carreira é apenas para recém-formados que tentam conseguir seu primeiro emprego, mas isso não poderia estar mais longe da verdade. O processo de planejamento de carreira é uma ferramenta útil que você pode aplicar ao longo de sua carreira à medida que conhece mais a si mesmo e seus interesses ocupacionais. Assim, consequentemente, seus objetivos irão evoluir cada vez mais.

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