Inicialmente, muitas pessoas em suas carreiras atuais estão onde não gostariam de estar, e cursar uma segunda graduação pode ser uma boa alternativa para uma alteração de rumos profissionais.
Além disso, certos indivíduos que pensam em cursar uma graduação às vezes estão com obstáculos em seu trabalho. Por outro lado, alguns profissionais que estão satisfeitos em suas empresas buscam uma qualificação em busca de melhores oportunidades. E por mais que a faculdade e o término da Licenciatura ou Bacharelado pareça que ocorreu há muito tempo. Nunca é tarde para conquistar um novo diploma.
Segundo uma pesquisa feita pelo The Balance Career, os trabalhadores mudam de trabalho uma média de 12 vezes ao longo de sua carreira. Para fazer isso, você pode precisar de um novo conjunto de credenciais ou um novo diploma para conseguir o próximo trabalho dos seus sonhos. Além de que, obter um segundo diploma ou bacharel é uma das melhores formas de cumprir os requisitos que faltam no seu emprego. Se a vontade de fazer uma mudança de emprego ou setor é grande em você, considere retornar a estudar e adquirir outro diploma de bacharel.
A realidade é que, cada vez mais adultos experientes com um diploma retornam para a universidade na busca de uma graduação. De modo geral, você deve cursar uma área tangencial na sua área de formação. Ou então escolher um curso totalmente alheio em busca de novos caminhos. Mas, lembre-se antes de realizar um Plano de Carreira antes de escolher um caminho em sua vida profissional. É bom você primeiro focar nas razões do porquê você pretende cursar uma segunda graduação. Garanto que ficará bem mais fácil planejar e executar seus planos de carreira. Acompanhe o texto para ver alguns motivos.
Cursar uma segunda graduação para avançar na carreira
Primeiramente, se questiona – “minha carreira atingiu o teto?”. Talvez você esteja insatisfeito com os termos de pagamento de suas funções atuais. Se você tiver sorte de conseguir prosseguir na carreira por estar em uma boa empresa, meus parabéns. Mas para chegar no próximo nível pode ser preciso um diploma ou certificado que você ainda não possui.
Veja um exemplo, digamos que uma pessoa cursou o bacharelado em inglês e o usou para conseguir um primeiro emprego como redatora de marketing. Então, com a experiência, ela se tornou uma analista de marketing. Que, eventualmente, se tornou uma analista sênior de marketing. Sem dúvidas essa pessoa provou seu valor na empresa e adora seu trabalho. Porém, o próximo cargo é o cargo de diretor, e a empresa exige um diploma de especialização em Marketing ou Administração. Incapaz de se candidatar, ela vai perder a promoção para outra pessoa com o diploma certo. A melhor opção para ela seria cursar uma segunda graduação, enquanto se prepara para as novas responsabilidades que estão por vir. Em resumo, ganhar um segundo diploma de bacharel pode ser um obstáculo se você quer subir na empresa
Uma boa oportunidade para se aproveitar em algumas empresas é que algumas oferecem programas de reembolso ou descontos em faculdades parceiras. Isso acontece, pois, algumas empresas pretendem ajudar seus funcionários nos estudos. Se você estiver trabalhando, converse com a área de recursos humanos para ver o que está disponível.
Faça um novo Plano de Carreira e procure ficar atualizado sobre as tendências do mercado
Atualmente, uma situação que acontece bastante são pessoas que trabalharam em certas funções por bastante tempo. E, com o avanço da tecnologia e do mercado de trabalho como um todo, é preciso acompanhar esse ritmo de mudanças. Em contrapartida, outras pessoas foram demitidas e desejam construir uma carreira em um segmento novo mais estável. Para garantir um emprego na força de trabalho do amanhã.
Também é possível observar uma minoria de empregadores ainda poder ver quem quer mudar de carreira com um olhar bem crítico. E questionam se você poderá gostar do trabalho, ou se sabe sobre o que o campo estuda. Mas, para o seu próximo empregador, um segundo diploma é a prova tangível e poderosa de seu conhecimento e compromisso com a área. Desta forma, ao aprender habilidades específicas e imediatamente úteis de que você necessita. E, consequentemente se tornará mais atraente como profissional qualificado para os empregadores
Eventualmente, com o passar do tempo alguns graus podem ficar menos importantes ou desatualizados. Isso pode te prejudicar em termos de redução de oportunidades, salários mais baixos ou competições mais acirradas pelos melhores empregos. Considere um diploma tradicional em computação, que ficou desatualizado. Enquanto, um diploma específico, como o de segurança cibernética, agora está em alta demanda. Assim, cursar um segundo diploma de bacharel em um setor parecido e próspero, pode ajudá-lo a se livrar de um campo que está em colheita.
Por que cursar uma segunda graduação em vez de mestrado?
Independentemente se é um mestrado ou bacharelado, tudo depende da disponibilidade de tempo e situação profissional de cada pessoa. Às vezes um diploma de bacharel é a opção inteligente para aumentar suas escolhas de carreira. Às vezes você pode querer algo mais, é aí que o mestrado se encaixa. A seguir, veja algumas comparações em se cursar uma segunda graduação em bacharel ou licenciatura em relação ao mestrado.
Concluir a graduação em menos tempo: um segundo diploma de bacharelado requer menos recursos em educação geral, quando você está tentando entrar e sair rapidamente. Para um bacharelado, é provável que os trabalhos anteriores de um aluno de outro grau sejam transferidos do que para um programa de mestrado. Este, que possui padrões muito rigorosos.
Preço reduzido: se comparado geralmente, o preço em cursar uma segunda graduação pode sair mais barato do que fazer um mestrado.
Alguns programas de reembolso de mensalidades pagas pelo empregador também podem orientar as suas decisões. Então, veja o que pode ser coberto.
Limita a intensidade de seus estudos: os programas de mestrado são bem mais desafiadores e exigem uma extrema quantidade de leitura, pesquisa e escrita. Pense nos compromissos atuais em sua vida e se você pode adicionar um desafio significativo a eles.
Para finalizar, a única forma de você descobrir se deve cursar uma segunda graduação é fazer as perguntas a si mesmo. Procure avaliar honestamente seus objetivos, restrições e ambições. Ao encontrar seus porquês, você pode começar agora. Fazendo sua matrícula e apostando no desenvolvimento da melhor carreira para você