InícioGraduaçãoEngenharia de Controle e AutomaçãoQual o perfil do estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação

Qual o perfil do estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação

Inicialmente, para o curso de Engenharia de Controle e Automação é recomendado que o estudante tenha um perfil de quem gosta de resolver problemas e questões. Para que isso ocorra da melhor forma, é preciso ser organizado, saber planejar e saber usar estratégias para vencer os desafios.

Geralmente, o perfil do estudante que escolher o curso de Engenharia de Controle e Automação é de alguém que possua bom raciocínio lógico e habilidades com cálculos. Dizem que um bom pré-requisito para entrar nessa faculdade com o pé direito é ter uma grande afinidade com números. Isso acontece porque as disciplinas base para o curso serão vistas em toda sua duração. Ou seja, você aprenderá a ter maiores noções de Matemática, Física, Química, Cálculo e Estatística. Sem falar que, é muito importante que o aluno tenha uma afinidade grande com a tecnologia. Simplesmente pelo fato dela andar lado a lado com o curso de Engenharia de Controle de Automação. Por essa razão, é importante, desde antes da faculdade, se manter atualizado e disposto a aprender sobre as novidades e inovações do setor rotineiramente.

Ao decorrer do curso, você irá se deparar com ferramentas e sistemas que otimizam alguma atividade e facilitam a vida das pessoas. É preciso ter uma curiosidade genuína para aprender como funcionam tais sistemas de ferramentas. De maneira a conseguir aplicar seus conhecimentos e experiências, na prática, nas atividades de laboratório, ou mesmo exercendo a profissão. Podemos dizer que, como o curso exige bastante dedicação dos alunos é importante ter um perfil resiliente e perseverante. Além disso, ter uma constante vontade de aprender é um diferencial e pode abrir portas para o futuro profissional. Em outras palavras, ser uma pessoa ativa e participativa ajudará bastante o estudante do curso de graduação.

O que é o curso de Engenharia de Controle e Automação?

À princípio, o curso de Engenharia de Automação e Controle formará profissionais que sejam conectados com a nova realidade do mundo contemporâneo. Desta forma, o graduado nesse tipo de conhecimento conseguirá projetar, gerenciar e operar equipamentos usados nos processos produtivos da indústria em geral. Além disso, também será de sua responsabilidade realizar a manutenção periódica destes equipamentos. Fazendo assim, a preservação do patrimônio da organização em questão.

Durante o curso também são ensinados certos conceitos de programação de máquinas e a implantação de softwares nos processos industriais. Tudo com o objetivo de otimizar cada vez mais as tarefas que, no passado, eram demoradas e caras. Nesse sentido, o graduado, quando contratado por uma linha de produção de processos automatizados, terá a tarefa de mantê-los o melhor possível.

Ainda assim, como a maioria das engenharias, os primeiros anos do curso de Engenharia de Controle e Automação são repletos de Matemática, Física e Química. Porém, a partir do terceiro ano começam as matérias mais relacionadas à computação. Algumas delas são a mecânica e a eletrônica. Já nas aulas de laboratório, o aluno aprende a desenvolver e operar máquinas eletrônicas.

Geralmente, a grade curricular do curso possui um número de 59 disciplinas, com uma média de 57 horas por disciplina. O curso possui uma duração de 10 meses, ou seja, cinco anos de duração. Agora, confira algumas das disciplinas que serão ensinadas na grade curricular do curso:

  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
  • Geometría Analítica e Álgebra Vetorial
  • Engenharia e Profissão
  • Administração e Economia para Engenheiros
  • Cálculo Diferencial e Integral II
  • Princípios de Eletricidade e Magnetismo
  • Sistemas Digitais
  • Modelagem de Sistemas Dinâmicos
  • Circuitos Elétricos II
  • Teoria de Controle Moderno

O que um engenheiro de controle de automação precisa saber?

Eventualmente, ele precisa ser um profissional que possa projetar máquinas e desenvolver tecnologias para elas. Outra tarefa importante é realizar o gerenciamento destas máquinas durante o seu funcionamento. Isso significa que o engenheiro de controle de automação precisa saber mecânica e computação. Além disso, ele deve conseguir desenvolver sistemas elétricos e peças eletrônicas.

Como a formação deste tipo de profissional é muito ampla, é preciso ter conhecimentos um pouco além dos conceitos básicos de engenharia para se desenvolver na profissão. Isso torna esse tipo de profissional bastante flexível, de maneira que ele tenha uma visão generalista. Dessa forma, entenda um pouco mais sobre os conhecimentos essenciais adquiridos durante o curso de Engenharia de Controle e Automação.

  • Sistemas elétricos: o aluno formado precisa entender os conceitos fundamentais da Engenharia Elétrica para projetar sistemas em que as máquinas funcionem corretamente. É muito desejável saber tornar as máquinas mais econômicas, seguras e funcionais.
  • Mecânica: saber como acionar sistemas hidráulicos, pneumáticos e como transformar o trabalho manual em serviço mecânico geral é essencial par ao profissional da área.
    Informática: hoje em dia muitas das máquinas que automatizam o sistema industrial ainda são operadas por pessoas. Mas, a tendência é que no futuro cada vez mais sistemas sejam operados por softwares. Por este motivo, ter conhecimentos em informática é primordial.
  • Engenharia Eletrônica: certos componentes específicos podem ser preciosos para automação industrial ou mesmo residencial. Por essa razão o engenheiro de controle de automação deve também entender os conceitos básicos da eletrônica. Pois, em certos casos específicos, saber como projetar as peças poderão ajudar a tornar o trabalho mais barato e rápido.

Como está o mercado de trabalho para o estudante de Engenharia de Controle e Automação?

Para que o estudante do curso de Engenharia de Controle de Automação possa exercer sua função é necessário cumprir dois requisitos: primeiro, ter um diploma em Bacharelado na área. Depois, é necessária uma certificação do CREA no respectivo estado onde os trabalhos serão feitos.

Nesse contexto, constantemente, são exigidas certas habilidades dos formandos para eles poderem atuar no mercado de trabalho da melhor forma. Para isso é necessário saber aplicar os saberem em Robótica Industrial, Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos, Automação da Manufatura, mecatrônica, Modelagem de Sistemas Automatizados, entre outros.

No entanto, para que o formado no curso seja competitivo no momento de buscar uma vaga, é preciso ter conhecimentos profundos em sistemas automatizados. E, consequentemente, os melhores métodos para diminuir os custos de produção, além de aumentar a produtividade. Atualmente, os grandes centros urbanos concentram as melhores vagas para o estudante formado no curso de engenharia e Controle Industrial. Da mesma forma, são encontradas diversas oportunidades de emprego em vários setores da economia. Confira alguns deles:

  • Automotiva
  • Metalúrgica
  • Mineração
  • Eletrônica
  • Petróleo e Gás
  • Alimentícia
  • Biomedicina
  • Construção Civil
  • Têxtil

Portanto, se você pretende iniciar seus estudos no curso de Engenharia de Controle de Automação, recomendamos que busque uma universidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Onde a qualidade de ensino é padronizada, onde você não encontrará lapsos ao aprender algum assunto. Aliás, existem diversas modalidades de ensino na atualidade, além de condições que tornaram o ingresso nessa faculdade bem mais flexível.

Aproveite sua oportunidade de começar em uma nova carreira, busque se matricular na faculdade que melhor atende você e boa sorte.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.