InícioPós-graduaçãoMatemática5 áreas para quem quer trabalhar com Matemática

5 áreas para quem quer trabalhar com Matemática

De maneira geral, existem várias áreas de aplicação dos conhecimentos para quem pretende trabalhar com Matemática. Assim, uma graduação em Matemática pode ser ótima por diversos motivos, principalmente pela grande variação de serviços em que suas habilidades matemáticas poderão ser aplicadas.

Atualmente, uma Licenciatura em Matemática pode levar a algumas carreiras de muito sucesso. Porém, às vezes para alcançar esse resultado pode ser muito trabalhoso, além de às vezes exigir que você possua algum tipo de especialização posterior. Por exemplo, você poderá ter um ótimo começo se fizer a primeira graduação em Matemática, para depois fazer um mestrado ou doutorado em alguma das engenharias.

Nesse sentido, diversos estudos indicam que quem trabalha com Matemática, em média, tende a ganhar muito mais dinheiro do que a maioria dos cursos. Mas, a Matemática por si só não consegue fazer isso para os estudantes recém-formados. É necessário se especializar, muitas vezes nas disciplinas eletivas durante a graduação, para ter as habilidades mais voltadas para a profissão que você deseja.

Por vezes, muitas profissões que costumam trabalhar com Matemática exigem pelo menos um diploma de Bacharel ou Licenciatura. Embora, certas funções possam exigir um pouco mais de você, os conhecimentos fundamentais como Algoritmos e Cálculo, são a base para muitas atividades funcionais. Conforme você estiver em sua graduação de Matemática, você terá a oportunidade de focar em certas disciplinas específicas, que poderão direcionar bastante o seu futuro profissional. Recomendamos que você as escolhas já pensando no cargo que ocupará no futuro. Para determinar a melhor matéria para você focar, procure nas descrições de emprego das profissões que falaremos aqui. Depois, veja a descrição da vaga e analise os pré-requisitos. Assim, você terá um caminho de carreira pelo qual poderá se espelhar quando realizar seus estudos na área.

5 áreas para quem pretende trabalhar com Matemática

Então, de forma simples, o que você poderá fazer depois que conseguir o diploma em Matemática? Ou seja, onde poderá trabalhar com o uso da Matemática que você aprendeu durante a faculdade? É bom lembrar que, especialistas em Matemática são procurados para trabalhar em todos os tipos de indústria por todo o mundo. Além disso, mesmo como estudante do curso de Matemática, você já terá acesso a oportunidades de carreira em algumas áreas, e poderá conseguir um tipo de contratação no modelo de estágio ou trainee.

Ademais, também será possível que você tenha acesso a carreiras que nunca tenha imaginado antes. Por exemplo, é possível trabalhar com Matemática em setores mais especializados como a Medicina e o Direito. No entanto, como é de se esperar, grande parte das carreiras relacionadas à Matemática estão relacionadas aos setores de negócios ou da ciência e tecnologia. Dentro desses setores vemos graduados a trabalhar com Matemática nos cargos de: contadores, atuários, estatísticos, técnicos, economistas e pesquisadores de mercado. Então, veja algumas áreas para quem pretende trabalhar com Matemática. Incluindo informações sobre o que esperar das funções, além das habilidades que você poderá vir a precisar.

1. Carreiras em contabilidade ou finanças

De certa forma, uma carreira em contabilidade oferece uma ampla gama de opções para os graduados em matemática. São muitos os setores de aplicação dentro dessa área. Os trabalhos de contabilidade incluem funções como auditor, contador fiscal, contador forense, consultor administrativo e consultor corporativo. Para se tornar um revisor oficial de contas, além de um diploma em Matemática ou área relacionada, também serão necessárias mais qualificações profissionais.

Frequentemente, no entanto, se você optar por começar em uma empresa como estagiário, seu empregador vai te ajudar a obter a experiência e certificação profissional necessária para desenvolver sua atividade com maestria.

2. Carreiras no setor bancário

Inicialmente as oportunidades no setor bancário podem variar entre o mundo do banco de varejo e os bancos de investimento corporativo. Porém, ambas as áreas tratam de avaliação financeira, seja ela publica ou privada. Além disso, há a oportunidade de especialização em áreas como fusões e aquisições, títulos e ações, privatizações, empréstimos e IPOs (ofertas públicas iniciais.

Neste segmento, as funções podem incluir pesquisa de mercado, criação de oportunidades de negócios e desenvolvimento de modelos e soluções financeiras para serem apresentadas aos clientes. Podemos dizer que as carreiras para se trabalhar em matemática no setor bancário são bem lucrativas. Porém, como dito anteriormente, algumas qualificações profissionais em finanças podem ser necessárias para certas carreiras.

3. Carreiras atuariais

Hoje em dia os atuários avaliam o risco financeiro para gerenciar e aconselhar clientes. Eles buscam combinar habilidades de análise de risco com conhecimento profundo de economia de negócios. Assim, os atuários garantem com que investimentos sólidos sejam realizados e as metas comerciais de negócios atendidas. Por certas razões, a maioria dos novos atuários começa trabalhando com pensões e seguros, uma área de risco relativamente baixo. Enquanto, no futuro você pode começar a trabalhar com bancos, saúde ou investimentos. Dessa forma, as funções atuariais podem ser direcionadas para o cliente, como no caso de consultoria e empresas de previdência. E, todos os atuários precisam de uma boa habilidade de comunicação de dados de análises complexas para pessoas que não sejam especialistas.

4. Carreiras de estatística para trabalhar com Matemática

Desde já, é importante lembrar que os estatísticos são especialistas em comparação, análise, interpretação e apresentação de estatísticas e dados quantitativos. Dessa forma, as habilidades dos estatísticos são exigidas em diversos setores, desde saúde a governo, e de finanças à esportes. Como um estatístico, você terá a tarefa de gerenciar, coletar e organizar dados. Tudo isso através de pesquisas, experimentos e análises contextuais. Então, consequentemente, você poderá ser chamado para criar relatórios e aconselhar clientes ou colegas sobre possíveis estratégias, por exemplo. De modo a serem tomadas as melhores decisões no momento certo. Como um estatístico, você terá habilidades analíticas especializadas, além de habilidades sólidas de comunicação e TI.

5. Carreiras no ensino

Além de funções acadêmicas com foco em pesquisa, muitas carreiras para se trabalhar com Matemática que são gratificantes podem ser encontradas no ensino. Isso ocorre porque a Matemática sempre é uma alta prioridade desde o ensino fundamental até o ensino médio. Para lecionar aqui no Brasil, você precisará de um diploma de Licenciatura na área. Agora, para lecionar ao nível universitário, muitas vezes é preciso algum diploma de pós-graduação, mestrado ou doutorado. A melhor parte de escolher essa carreira é que você também terá a oportunidade de fazer as suas próprias pesquisas acadêmicas.

Onde procurar vagas para trabalhar com Matemática?

Hoje em dia, não é tão difícil encontrar empresas buscando por profissionais que queiram trabalhar com Matemática. Existem muitas organizações que realmente precisam desse tipo de profissional em sua equipe para melhorar seus resultados. Para você encontrar essas empresas é muito simples, realize pesquisas em sites de emprego periodicamente. Não se esqueça de escolher detalhadamente sua área de estudos e veja quais as oportunidades que estão à sua disposição.

Outra alternativa, é criar um perfil no LinkedIn, uma espécie de rede social para empresas e profissionais se comunicarem ativamente. Lá, você poderá entrar em contato com recrutadores de diversos segmentos que farão um bom uso de seus conhecimentos.

Por outro lado, se você quiser, também poderá buscar por vagas de emprego para trabalhar com Matemática em grupos ou páginas específicas do Facebook e Instagram. Agora, caso você prefira um pouco mais de estabilidade na profissão, poderá optar por um concurso público que exija o diploma de Matemática.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.