InícioGraduaçãoAdministraçãoQual a diferença entre o Técnico e o Bacharel de Administração?

Qual a diferença entre o Técnico e o Bacharel de Administração?

Para ser um administrador, é necessário, sobretudo, adentrar no ensino superior. No entanto, existem modalidades diferentes de ensino superior e, dentre elas, estão os cursos técnicos e bacharelados. Aqui, iremos destrinchar qual a diferença entre o Técnico e o Bacharel de Administração.

Assim, no artigo a seguir, te daremos todas as ferramentas que possibilitam essa distinção entre categorias de ensino, em especial, da Administração. Vamos lá?

O que é um curso Técnico?

A princípio, antes de compreender fatidicamente a distinção entre modalidades. É necessário explicar, com minúcia, o que é um curso técnico. Este, carrega junto ao seu nome, a sigla CST, que significa: Curso Superior de Tecnologia.

Neste contexto, pontua-se também que um tecnólogo tem objetivos específicos. Estes dizem respeito ao aspecto profissionalizante. Então, um estudante que adentra em um curso tecnólogo tem de ficar ciente que os seus estudos visam atender as necessidades do mercado.

Desse modo, por ser um curso com viés profissionalizante, as disciplinas são mais pontuais e objetivas. Então, diferente de um bacharel, independentemente da área, que possui disciplinas base em comum com outros cursos da mesma ciência, o curso técnico vai direto ao ponto.

Os cursos superiores de Tecnologia têm a duração reduzida em relação a bacharéis e licenciaturas. Isso, ao depender das intenções e pretensões do estudante, pode ser considerado uma grande vantagem.

Ainda é importante dizer que o CST pode ser feito como primeiro curso superior ou não. Ou seja, um estudante recém-saído do ensino médio está apto a ingressar em um Curso Superior de Tecnologia, assim como um profissional já graduado em algum curso de bacharel.

Seja o primeiro ou segundo curso superior, a garantia é o processo profissionalizante. Dessa forma, o profissional poderá iniciar sua carreira no curso, ou sofisticar o que tem sido edificado.

Em relação à duração, pode haver variação de curso para curso, mas todos têm em média de 2 a 3 anos. Já um bacharelado, por exemplo, pode ter quatro anos ou mais, ao depender da disciplina. Ainda mais se for complementado com uma licenciatura.

Por fim, há outra coisa importante ser dita: o tecnólogo pode sofisticar sua carreira, mas não é um curso de especialização. Os cursos de pós-graduação são realizados justamente ao término de uma graduação, sendo essa um bacharel ou uma licenciatura. Estes podem ser strico sensu (mestrado, doutorado e afins) ou lato sensu (especialização).

Vantagens em realizar um curso técnico

Diante do exposto, a primeira das vantagens é que um Curso Superior de Tecnologia pode ser feito de maneira independente. Ou seja, não requer titulação prévia para além do ensino médio completo.

Ademais, outras vantagens que se ressaltam são: a duração e a objetividade. A primeira, por sua vez, é ideal ao estudante que não pode ou não quer passar anos para obter uma formação. A segunda trata da objetividade em relação à aplicação do que se aprende. Pois, o tecnólogo te prepara diretamente para o mercado de trabalho.

Por fim, a última vantagem é a mensalidade do curso. Os tecnólogos, por serem reduzidos em sua carga horária, obrigatoriedades a serem cumpridas e disciplinas mais objetivas focadas na atuação, a mensalidade tende a ser barata em relação a bacharéis e licenciaturas.

Como é o CST em Administração?

Como dito anteriormente, os cursos tecnológicos visam preparar o estudante para o mercado. Assim, não diferiria no âmbito administrativo.

Então, o CST em Administração, não enfatiza disciplinas em comum com outros cursos das Ciências Humanas. Desse modo, de forma objetiva, fornece ferramentas e elementos que façam com que o estudante, assim que receber a sua titulação, já esteja pronto para atuar como administrador.

Por fim, na maior parte das instituições aprovadas pelo MEC, o CST de Administração dura uma média de dois anos. E, pode estender-se caso o aluno não cumpra com as obrigatoriedades como, por exemplo, provas, entrega de trabalhos e até estágio, quando solicitado pela instituição.

Matriz curricular do CST em Administração

Neste tópico, falaremos sobre as disciplinas estudadas no tecnólogo em Administração. Ainda, leia-as com atenção, pois elas são fundamentais para notar a diferença entre o Técnico e o Bacharel de Administração.

A seguir, disponibilizaremos as disciplinas mais comuns nos tecnólogos do curso em questão. Confira:

  • Fundamentos de Administração;
  • Comunicação Empresarial;
  • Fundamentos do Direito Empresarial;
  • Matemática Aplicada;
  • Gestão da Produção e de Custos;
  • Informática Aplicada;
  • Contabilidade Comercial;
  • Administração Mercadológica e Processos Comerciais;
  • Gestão Ambiental e da Qualidade;
  • Prática Profissional Simulada;
  • Gestão de Pessoas;
  • Desenvolvimento de Projeto;
  • Processos de Recursos Humanos;
  • Coordenação de Equipes;
  • Administração em Marketing.

O que é um Bacharel?

A princípio, vale dizer que os cursos bacharelados são tradicionais em relação aos tecnólogos. No entanto, este aspecto não é ruim. Graduar-se em um bacharel é adentrar em um universo amplo, tanto nos estudos, quanto nas possibilidades pós-formado.

Desse modo, os cursos bacharelados, por contemplarem uma amplitude maior, são mais longos. Além disso, possuem disciplinas que ultrapassam a linha da objetividade. Assim, por ser um curso das Ciências Humanas, terá disciplinas em comum com o curso de Filosofia, por exemplo.

Então, todo o processo de construção de aprendizagem pode ser bastante prazeroso aqueles que têm tempo e disponibilidade. Também, a titulação de bacharel te permite continuar estudando por meio da carreira acadêmica. Somente o bacharelado dá passe livre ao formando para adentrar em um mestrado, por exemplo.

Por fim, os bacharéis costumam durar 4 anos. E, é claro, assim como o tecnólogo, a titulação virá se cumprir com o que é solicitado ao aluno. Então, tem de realizar todas as obrigatoriedades impostas pelo MEC, certo?

Vantagens em realizar um Bacharel

Tanto o bacharel, quanto o tecnólogo permite que você adentre no mercado de trabalho. No entanto, os bacharéis abrem um leque maior de opções.

Como dito anteriormente, por conta da amplitude no processo de aprendizagem, o graduado tende, não só ter mais possibilidades de forma técnica, como também ampliar a sua visão tanto da profissão, quanto do mundo.

Por fim, de modo geral, obter um título de bacharel, permite que explore ambientas para além do que está em alta no mercado.

E, aí? Gostou da matéria? Para continuar nos acompanhando, clique aqui e leia outro artigo bacana.

Até logo, querido leitor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.