InícioGraduaçãoGeografiaGeografia x Geologia: qual a diferença?

Geografia x Geologia: qual a diferença?

Sem dúvida, existe muita diferença entre as palavras e as áreas as quais remetem. Podemos dizer, de uma forma resumida, que começamos a entender melhor a Geologia por meio de um curso de Geografia. Isso já vai nos dar o norte para desenvolver esta leitura de forma mais clara, e de modo a facilitar a sua compreensão.

Antes de mais nada, vamos colocar aqui o conceito de cada uma das disciplinas e falar um pouco sobre algumas de suas particularidades – o que vai nos ajudar a entender qual a diferença fundamental que aí reside. 

Entretanto, você como estudante da licenciatura ou mesmo mais jovem profissional de Geologia do mundo, tem que ficar com aquela atenção sobre os conceitos. Afinal, quando se está prestes a entender mais sobre uma ou outra carreira toda a informação terá um impacto na sua decisão.

Portanto, venha com a gente para compreender cada um dos termos e o que existe está relacionado às duas atividades.

O que é a disciplina geografia?

Segundo as fontes consultadas para a criação deste post, o conceito de Geografia como ciência é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Além disso, faz parte da Geografia estudar a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente. 

Além disso, alguns de seus ‘braços’ dão atenção para a relação e dinâmica dos povos e nações, suas relações e fronteiras, ligações comerciais e rotas, a questão dos mares e a parte geopolítica que envolve todos eles.

A disciplina também destaca a importância da origem dos povos e seus movimentos migratórios, tendo muitas vezes o contato com a História, Sociologia, Ciências Econômicas e Antropologia. 

Em suma, a Geografia é imensa quando falamos de seus conteúdos e áreas de estudo. Ou seja, indo desde a formação das sociedades, passando por relevos e fenômenos climáticos. Enfim, chegando na agricultura e na economia, sem esquecer a parte de formação de continentes, seus elementos e composição. É a partir daí que começamos a nos deparar com a Geologia. 

O que é a Geologia? E o que devemos saber sobre ela?

De uma forma simples e direta, a Geologia é uma das ciências ligadas ao nosso planeta Terra. Resumindo, ela se dedica ao estudo da crosta terrestre, da matéria e das substâncias que a compõem, assim como, o seu mecanismo de formação, as alterações que ocorrem desde a sua origem e a estrutura que a sua superfície e diversas camadas possuem.

É um tipo de ciência bastante segmentada e com foco em estudos muito específicos. Ao estudar Geologia, você vai encontrar muitas matérias que costuma ver no ensino médio: física, química, biologia e língua inglesa.

Porém, ela por si só é uma das ciências naturais mais completas que existem atualmente. Ainda mais por estar ligada diretamente a outras áreas profissionais que podemos citar aqui:

  • Mineralogia

  • Geoquímica

  • Agronomia

  • Engenharia de Minas

  • Geomatemática

  • Educação

  • Economia 

Logo, ao estudar Geografia, você pode muito bem passar para alguns dos diversos segmentos dentro da Geologia. Eles,  definitivamente, chegam às centenas.

Geografia x Geologia: qual a diferença?

A grande diferença entre Geografia e Geologia está em suas áreas de estudo e na sua relação. Como descrevemos acima no post, a Geografia abrange muitos estudos de Geologia, mas devido a sua amplitude e ramos de pesquisa, esta última acaba fazendo parte de um todo ainda maior. Afinal, cursos de Licenciatura em Geografia abrangem o planeta como um todo: relevos, povos, habitats e vários tipos de eventos a eles ligados, entre outras dezenas de assuntos.

Contudo, quando falamos dos processos que ocorrem no interior do globo terrestre e na sua superfície, é somente aí que estamos falando basicamente de geologia. 

Além disso, ela é uma área de estudo e trabalho relativamente jovem, pois surgiu no século XVIII. Podemos destacar que por estudar bastante as camadas que formam o planeta, se destaca junto à paleontologia como responsável por descobrir a vida que existiu aqui antes dos seres humanos. Consequentemente, que se encontra registrada nos fósseis, restos ou vestígios de animais e plantas preservados nas rochas.

Geografia x Geologia: a diferença mais a fundo

Ao contrário da Geografia, que busca a compreensão de tudo que envolve o globo terrestre, a Geologia, falando de uma maneira mais simples e literal, gosta de ir a fundo. Nas cavernas, nos  fósseis e nossas origens, e com grande destaque junto aos solos oceânicos e inclusive, em outros planetas do sistema solar.

Caso você não saiba, o professor formado no curso de Geografia e que busca se especializar em Geologia pode um dia trabalhar analisando dados vindos do espaço ou trabalhando para grandes empresas petrolíferas.

O curso de Geografia

Definitivamente, a licenciatura em Geografia lhe dará conhecimentos teóricos e práticos sobre muitos pontos que abordamos aqui. Porém, vai da pessoa que ingressar na carreira aprofundar seus conhecimentos e se tornar um especialista.

O curso superior em Geografia permite ao aluno dar aulas e desenvolver pesquisas. Isto em diversos níveis acadêmicos e temáticas. Uma delas a própria Geologia. Logo, o futuro de uma profissão vai depender de cada estudante.

Mais sobre o curso de Geografia

Com duração de 8 semestre, (4 anos), a graduação é indicada para quem deseja compreender os elementos e processos que fazem parte do meio natural e do meio construído. Isso com base em fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da geografia, este curso é para você. 

O estudante deve ter interesse nas abordagens científicas do conhecimento geográfico e no exercício de olhar o mundo de forma humanística. É importante possuir capacidade de análise, domínio dos conceitos de área, postura reflexiva e visão crítica.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.