InícioGraduaçãoGeografiaDescubra como empreender e abrir negócios na área de Geografia

Descubra como empreender e abrir negócios na área de Geografia

Como empreender? Essa é primeira pergunta que surge quando se fala no assunto atualmente. Mas quando se foca na área de Geografia, o questionamento que se faz é como empreender sendo geógrafo. Logo em seguida surge mais uma dúvida: Qual o produto que se pode oferecer ao mercado sendo um profissional da área de Geografia?

Então, é preciso sentar e ir determinando etapas. Em síntese, entender o que é empreender, em primeiro lugar. Verbo transitivo direto. Está no dicionário: Decidir realizar. Tentar. Travessia arriscada. Pôr em execução. Enfim, colocar em ação um projeto e resolver fazer parte de um grupo, cada vez maior, de profissionais que optam em abrir um negócio próprio,  é necessário um olhar amplo. Que muitos hoje chamam de holístico. Uma habilidade desenvolvida, principalmente, na formação dos geógrafos. Pois, o entendimento global sobre os acontecimentos é essencial para professores e bachareis de Geografia.

Geografia é uma ferramenta para empreender

Na verdade, muito profissionais, na hora de empreender precisariam do auxílio do geógrafo. Como conta o administrador Johhan Montenegro, que na acredita na  Geografia como uma aliada na abertura de empreendimentos. Mais, precisamente,  do empreendedor.  A Geografia, de acordo com ele, auxilia no conhecimento da cultura e dos hábitos do mercado consumidor.

Na verdade, os dados corretos influenciam estrategicamente a tomada de decisão e o  planejamento financeiro atrelado a um sistema de produção.  Sendo assim, o geógrafo tem seu primeiro produto a oferecer ao mercado. Um know-how que poucos profissionais podem oferecer.

Visão holística

Segundo o artigo do escritor e empreendedor, Gabriel Cruvinel, atualmente, o geógrafo é o único profissional com uma visão holística. Em síntese, capaz de resolver os problemas olhando para o todo e não só para um único ponto específico do espaço.  De acordo com Cruvinel, a Geografia é capaz de planejar áreas pensando nos pontos básicos da sociedade de forma interrelacionada: economia, ambiente, educação, acessibilidade, mobilidade, cultura.

“O planejamento associado à tecnologia e, ainda melhor, às geotecnologias deve ser dominado pelos geógrafos, pois ninguém mais é capaz de pensar o espaço de maneira dinâmica e evolutiva.”, completa em seu artigo no blog.

A Voomp pesquisou entre profissionais da área de empreendedorismo dicas de como se planejar para começar empreender. Encontrou essas orientações bem interessantes dos professor David Kallás, do Certificates do Insper. Veja os cinco pontos apresentandos para ajudar a empreender em Geografia.

1. Estude: há diversos cursos gratuitos para empreendedores

Antes de procurar orientação com especialistas, prepare-se. Quanto mais você estudar, melhores serão suas perguntas. E não é necessário gastar nada com isso. Existem diversas plataformas que disponibilizam cursos gratuitos para empreendedores, tanto em inglês como em português. Entre as muitas ofertas, sugiro avaliar o coursera.org, FGV Online, edx.org e endeavor.org.br.

Comece por cursos básicos de empreendedorismo, depois vá para estratégia e plano de negócios, inovação, vendas e marketing (inclusive digital). Avalie também cursos técnicos específicos de acordo com sua especialização ou ideia de negócio. Ao estudar, anote suas dúvidas e monte um questionário para as conversas com especialistas.

2. Converse com empreendedores estabelecidos e especialistas no tema

Ao contrário do que se pode imaginar, empreendedores normalmente são muito acessíveis para compartilhar suas histórias e aprendizados. Vasculhe na sua lista de amigos (e também de amigos de amigos) e certamente irá conseguir agendar algumas conversas.

Uma vez com o empreendedor, escute atentamente a história de cada um (serão diferentes) e tente identificar pontos em comum. Não deixe de perguntar sobre os principais acertos e também sobre os erros e saiba distinguir o que se adequa à sua situação. As mesmas dicas valem para especialistas no tema e professores.

3. Frequente fóruns, encontros e palestras sobre empreendedorismo

Muitas escolas de negócio e universidades mantém centros de empreendedorismo que oferecem encontros e palestras gratuitos. Além de ser um momento para aprender conceitos e práticas, esses eventos também são oportunidades de conhecer empreendedores e potenciais parceiros e fornecedores. Crie seu networking antes mesmo de precisar dele.

Uma forma de ficar antenado aos eventos é seguir os principais centros de empreendedorismo e demais associações (como a Endeavor) nas redes sociais, como Facebook, Linkedin ou Twitter.

4. Avalie a contratação de consultoria especializada, mas somente quando já tiver algum avanço

A contratação de serviços de consultoria é a forma mais fácil de conseguir orientação, mas também a mais cara. Portanto, deixe essa alternativa para quando já tiver avançado o máximo que conseguir em termos de planejamento. Ao fazer isso, suas perguntas serão mais assertivas e a consultoria mais produtiva.

Uma orientação final: buscar orientações de pessoas com experiência sempre é rico. Não deixe de fazer após começar, e até mesmo depois de ser muito bem-sucedido, pois o aprendizado nunca termina.

Áreas de atuação do geógrafo

Nos últimos anos, a área de atuação do geógrafo expandiu. Principalmente, para aqueles que buscam empreender em Geografia no País. Com a questão ecológica, uma legislação mais cobrada  e a exigência de estudos de impactos ambientais, fortaleceu-se o trabalho desenvolvido pelos geógrafos neste segmento. As empresas contratam empresas especializadas ou, então, consultoria para evitar pagamentos de multas, por exemplo.

Outro campo em crescimento para que o empreendedor geógrafo atue e que vem se destacando é o de geoprocessamento. Essa é uma área que envolve a produção de mapas e imagens de satélites. Para essas demandas, mais especificamente,  são utilizadas diferentes tecnologias, e espera-se que um geógrafo esteja atualizado.

Por isso, na maioria das vezes, o profissional precisa se especializar, ou seja, buscar formação depois de terminar a graduação ou ainda fazer cursos paralelamente durante seus estudos universitários.

Aproveite e veja também tudo o que você precisa saber sobre o curso de empreendedorismo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.