InícioDicasEstudosConhecimento de mundo: uma faculdade ensina mais que conteúdos acadêmicos!

Conhecimento de mundo: uma faculdade ensina mais que conteúdos acadêmicos!

Vivemos em um país em que apenas 34, 3% da população tem ensino superior. Segundo os dados da ABRAFI– Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades, em 2019 somente um terço dos brasileiros tinha feito um curso de graduação. Talvez você nunca tenha parado para pensar a respeito do que uma formação acadêmica pode te oferecer, além da conquista de um diploma, é claro!

Contudo, gostaríamos de te contar que um dos legados de uma faculdade não podem ser mensurados e são um dos poucos conhecimentos que não figuram literalmente em um currículo, o conhecimento de mundo!

De  acordo com o Dicionário Informal, conhecimento de mundo pode ser definido como:  “expressão que se refere ao conhecimento acumulado de um certo indivíduo sobre toda a realidade. Ou seja, sua experiência de vida”. Portanto, estes saberes vão muito além daqueles oferecidos pelas disciplinas ou pelos artigos acadêmicos. São aprendizados que você adquire em suas vivências. Em todas suas relações.

O que se aprende em uma faculdade?

Frequentar uma faculdade pode mudar sua vida de diferentes maneiras. Pode parecer exagero, mas uma mente que se abre para o conhecimento jamais permanecerá a mesma. 

É óbvio que a principal razão para fazer um curso superior segue sendo o desejo de poder exercer uma profissão. Muitas pessoas acreditam até que só precisam formalizar a experiência que conquistaram ao longo de sua vida profissional. Estes também se surpreendem ao saber que sempre se pode aprender mais. 

Os conhecimentos acadêmicos são oriundos dos campos dos saberes, das ciências consolidadas e reconhecidas. Contudo, paralelamente, também vivenciamos situações muito inusitadas em uma universidade e que nos servirão de estímulo para dar continuidade em nossa jornada de estudos. 

Conhecimento de mundo: aprendendo pelo exemplo

A maioria dos professores universitários já enfrentaram grandes desafios para conquistar o emprego que tem. Muitos já lecionaram no ensino fundamental e médio, deram aulas de idiomas, fizeram um intercâmbio, passaram algum tempo se especializando em outros países, entre outras experiências.

Conhecer um pouco da história dessas pessoas, e saber quais os caminhos trilhados por elas para chegarem até a docência nos faz perceber que muitas coisas que julgávamos inatingíveis são perfeitamente possíveis.

Logo, aprendemos com esses profissionais que existem muitas possibilidades inexploradas. Descobrimos que sujeitos que tiveram uma vida humilde também podem chegar a ocupar posições de prestígio. 

Sendo assim, aprendemos com os relatos desses profissionais a não subestimar nossas capacidades. Conhecemos os caminhos trilhados por eles e nos inspiramos em suas trajetórias.  Ouvir tais histórias nos faz refletir a respeito de nossas próprias escolhas e ambições. Ampliamos nosso repertório e assim ganhamos mais condições de alcançar metas mais desafiadoras. 

Conhecimento de mundo: aprendemos pela escuta

As trocas que podemos ter em um ambiente universitário são as mais diversas. Uma faculdade acolhe pessoas de todos perfis. São alunos de diferentes faixas etárias, culturas, regiões, religiões, condições financeiras, enfim, são singularidades que se encontram e se conectam em razão da convivência.

Muitos alunos carregam questões e levantam bandeiras muitas vezes desconhecidas por nós. As lutas enfrentadas por cada um deles alimentam nossa curiosidade, e ampliam o alcance de nossos saberes.

Temas como o racismo, a homossexualidade, intolerância religiosa, xenofobia, machismo e outros tipos de preconceitos costumam, em alguma medida, serem debatidos por aqueles que cursam uma faculdade. Desta forma, amparados pela visão daqueles que experimentam a descriminação reformulamos nossa própria postura diante do mundo. 

Evitando os julgamentos

É comum que tenhamos opinião sobre tudo e todos. O ser humano é por natureza um ser político. Por esta razão, muitas vezes nos apressamos a fazer um julgamento. No entanto, aprendemos pela observação como conclusões precipitadas podem ser catastróficas.

Muitos campos teóricos têm por característica fundamental a reformulação de teorias. Logo, muitas teorias consolidadas perdem seu status de referência para outras mais robustas.

Este processo de reescrita, de reformulação, reconstrução, reanálise nos faz questionar nossas próprias práticas frente a tudo que defendemos. Nossos julgamentos podem se tornar menos passionais e mais racionais, já que a experiência nos transforma.

Menos medos e mais sonhos

Até mesmo as pessoas mais ousadas podem ter medo de sonhar. Você possivelmente já ouviu a frase: “você é do tamanho de seus sonhos”. Sendo assim, uma faculdade pode nos ajudar a resgatar a nossa capacidade mais elementar, a capacidade de sonhar.  Isso acontece porque quanto mais conhecemos o caminho mais acreditamos na chegada.

Por isso, quando você está dentro de uma faculdade e tem acesso aos processos, etapas, métodos para atingir um objetivo, tais metas parecem mais fáceis de serem atingidas. 

Como dizia Francis Bacon: “O conhecimento é em si mesmo um poder”

Humildade também se aprende

Algumas pessoas acreditam tanto em suas capacidades e habilidades que não conseguem enxergar as limitações de suas ações. Por vezes, a autoconfiança pode levar alguém a cometer erros e a fazer julgamentos precipitados. Talvez, por falta de um feedback ou mesmo por mera arrogância, deixamos escapar a oportunidade de nos aprimorarmos.

Em uma faculdade somos incentivados a realizar uma autoavaliação e também a questionar nossas convicções. Então, em virtude desses deslocamentos necessários, nos tornamos mais flexíveis e conhecedores das lacunas de nossa formação. 

Por meio da observação, do diálogo e da escuta, conseguimos tirar o máximo proveito do período que passamos nos graduando. Esse é um legado que vai muito além do certificado. Logo, estudar é um excelente investimento, já que seus frutos são garantidos!

Por isso, considere, fortemente não adiar ainda mais este sonho e comece hoje mesmo essa transformação em sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.