InícioDicasEstudosEnsino médio direto para a faculdade: entenda a dinâmica do ensino superior

Ensino médio direto para a faculdade: entenda a dinâmica do ensino superior

Você terminou o ensino médio e já quer emendar uma faculdade. Como você está com os motores aquecidos e pretende iniciar uma carreira profissional, isso é uma boa notícia. E é o que costuma acontecer com boa parte dos alunos que terminam o ensino médio.

Algumas coisas contribuem para essa escolha. Há muitos cursos de nível superior disponíveis hoje para quem terminou o ensino médio. Isso já é um grande avanço, porque os candidatos têm mais opções de escolha.

Há os cursos de formação rápida, como os tecnológicos, os de licenciatura, para dar aulas, e o bacharelado, com formação mais abrangente. Nenhum deles é melhor do que o outro, o que vale é encontrar aquele com o qual você tem mais afinidade.

Há quem prefira dar um tempo, como se fossem umas férias, dos estudos antes de começar uma faculdade. Por exemplo, termina o ensino médio e fica um ou dois anos fazendo atividades diferentes. Como exemplo temos o intercâmbio, cursos livres, ou ingressando no mercado de trabalho.

É uma opção muito boa também, especialmente se é o caso de ter dúvida na hora de escolher o curso superior. É um tempo de reflexão, de descanso, que ajudam muito a fazer uma escolha mais acertada. Mas por que tem que terminar o ensino médio primeiro?

Uma fase de cada vez

Os alunos que querem ingressar na faculdade devem ter terminado o ensino médio. Essa é uma determinação da Lei nº 9.394, de 1996. O artigo 44 diz:

A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

I – cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;

II – de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

Os destaques em negrito são nossos. Isso significa que, por lei, só se entra na faculdade com o ensino médio concluído. O ‘equivalente’ são as formações via supletivo ou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), disponíveis para quem não pôde concluir o ensino médio depois dos 18 anos.

Mas não posso fazer vestibular antes de terminar o ensino médio? Sim, os vestibulares e o Enem consideram a possibilidade de alunos no 2° ano poderem fazer a prova. Porém, eles participam como treineiros e, mesmo que tenham sido aprovados, não poderão ingressar no ensino superior.

Tecnólogo, licenciatura e bacharelado

Essas são as modalidades de ensino superior disponíveis no Brasil. Os cursos tecnológicos são os mais recentes e os mais rápidos. Eles são ótimos para quem procura uma formação rápida e especializada. Assim, há cursos de Gestão de Recursos Humanos, Podologia, Sistemas de Informação, Marketing, entre muitos outros. O diploma tem o mesmo valor das demais modalidades que veremos a seguir.

Os de licenciatura formam professores para dar aulas na rede pública e privada de ensino, nos níveis básico e médio. Geralmente são cursos que têm até três anos de duração. Há estágios obrigatórios em escolas, de forma a mostrar o dia da dia para os graduandos.

Os de bacharelado são os que levam mais tempo, até seis anos (o caso de Medicina). Eles abrangem uma área do conhecimento, e formam profissionais que podem atuar no mercado de trabalho ou na área da pesquisa. Há profissões que exigem formação nessa modalidade, como é o caso do advogado (formado em Direito), contador (em Ciências Contábeis), médico (Medicina) e engenheiro (Engenharia).

Ensino médio x superior: climas diferentes

Quando o aluno entra na faculdade, seja logo depois do ensino médio ou depois de alguns anos, ele precisa entender algumas coisas. O clima é completamente diferente. As salas de aula (no caso de cursos presenciais) têm muito mais alunos. Os professores são mais diretos, as aulas, mais práticas, e o ensino é mais voltado para o lado profissional.

Aqui o aluno deixa de ser aquele jovem que tinha poucas responsabilidades e se volta para quem quer ter uma profissão. Assim, você é responsável pelo seu aprendizado. Embora o clima de sala de aula com os novos colegas seja muito agradável, agora é hora de colocar a mão na massa e estudar para valer.

Aproveite o tempo em sala para tirar dúvidas com os professores e procure mais informações sobre a carreira para a qual está estudando. Nos ambientes virtuais de aprendizagem, use o material extra para reforçar seu conhecimento. O sucesso da sua vida profissional começa aqui.

O esquema não é diferente caso você prefira fazer uma faculdade a distância. Vai ser uma novidade a mais, visto que ensino médio ainda é presencial. Dessa forma, é necessária ainda mais disciplina para manter os estudos em dia. O final vai ser recompensador.

Faço faculdade depois do ensino médio ou posso esperar?

Aqui não há resposta certa. Tudo depende do que você já tem em vista para a sua carreira. Há alunos que já sabem que curso seguir no ensino superior. Os que falam ‘quando eu crescer vou ser advogado’ (claro que essa ideia pode mudar ao longo do tempo) não veem a hora de terminar o ensino médio.

A vantagem de emendar os níveis de ensino é que o jovem está com a memória fresca para prestar vestibular ou o Enem. Ele não terá dificuldade para fazer a prova, e estará com todo o gás para começar uma nova fase da vida. Novos alunos, professores, esquemas de aula, disciplinas diferentes, tudo isso contribui.

Mas, se o seu caso é de ter dúvidas sobre qual curso escolher, ou prefere dar um tempo, aproveite esse período sabático para refletir sobre sua vida. Há quem prefira fazer viagens de intercâmbio, para conhecer outras culturas e ter uma experiência internacional. Isso é muito enriquecedor, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Há quem prefira fazer cursos livres, para adquirir habilidades específicas, como cursos de idiomas ou de informática. Ou quem esteja pensando em se dedicar em cursinhos pré-vestibular para entrar na faculdade dos sonhos – e que geralmente é bastante concorrida. Ou quem queira começar no mercado de trabalho para já guardar um dinheiro. Todas as opções são válidas. Quando decidir entrar na faculdade, será uma decisão mais madura, e você também estará mais maduro.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também este post: Acabou o ensino médio? Fazer faculdade ou dar um tempo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.