InícioGraduaçãoGeografiaGeógrafo: profissão amplia área de atuação em plena pandemia

Geógrafo: profissão amplia área de atuação em plena pandemia

Muito comum hoje reduzir o trabalho do geógrafo a professor de Geografia. Por isso, essa nossa troca de informações.  Para você poder tirar suas dúvidas e conhecer mais profundamente as características de um geógrafo. Como resultado, ter mais subsídios na hora da escolha da sua profissão.

Afinal, o que faz o geógrafo? No Brasil, ainda é uma profissão bem nova. Sua regulamentação é dada pelas Leis 6.664 (26/06/1979) e 7.399 (de 04/11/1985), com seus decretos regulamentadores, respectivamente, os de nos 85.138 (de 15/09/1980) e o 92.290 (de 10/01/1986). E o Dia do Geógrafo só foi institucionalizado no dia 29 de maio de 1936, quando foi decretado a data oficial da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A legalização da profissão é importante porque está no rol das profissões regulamentadas no mercado de trabalho. O fato é importante porque dá o disciplinamento da profissão, perfil do profissional habilitado, sua competência e seu campo de atuação, órgão fiscalizador da profissão, registro profissional, exercício da profissão e tantas outras questões que amparam o profissional.

Mas, é importante diferenciar. Àqueles profissionais que se dedicarão às salas de aulas na Educação Básica terão de realizar a Licenciatura e no Ensino Superior, Mestrado e depois o Doutorado. Já os demais, seguirão com o bacharelado.

Atuação do geógrafo

Também é um equívoco reduzir a sua área de atuação a somente trabalhar com localizações ou criação de mapas. Se trabalho é bem mais amplo: está voltado para a ocupação natural e humana no espaço físico do planeta. Mas o que isso quer dizer? Vamos lá. O profissional trabalha, além da criação de mapas, com as estatísticas populacionais, planejamento do ambiente urbano e da circulação das pessoas entre as cidades e os campos.

Mas, não para aí. Atualmente, é uma profissão up to day com as questões sociais, ambientais e econômicas. Isso porque é responsável por desenvolver estudos sobre os fluxos de migração, alterações no clima e os seus impactos econômicos. Então, ajudar gestores públicos na construção e implementação de políticas públicas.  Sem dúvida, um profissional imprescindível para o momento atual do nosso planeta. Além disso, o geógrafo estuda os impactos de ações no ambiente e realiza o monitoramento do estado do solo, rios e demais elementos presentes na estrutura física da Terra.

No Brasil, ainda é uma carreira bem nova. Sua regulamentação é dada pelas Leis 6.664 (26/06/1979) e 7.399 (de 04/11/1985), com seus decretos regulamentadores, respectivamente, os de nos 85.138 (de 15/09/1980) e o 92.290 (de 10/01/1986). E o Dia do Geógrafo só foi institucionalizado no dia 29 de maio de 1936, quando foi decretado a data oficial da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Novos campos

Para esclarecer melhor, a Voomp elencou algumas áreas de atuação e temas que um geógrafo pode desenvolver com a ajuda do artigo do professor e geógrafo Luciano de Almeida Lopes.

  • meio ambiente,
  • biotecnologia,
  • segurança alimentar,
  • planejamento urbano-regional,
  • estudos climáticos nas variadas escalas,
  • biogeografia urbana,
  • ocupação em áreas de risco,
  • moradia em áreas de vulnerabilidade social,
  •  regularização fundiária.

Atualmente, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19),  registram-se áreas de atuação dos geógrafos. Pesquisadores, principalmente, na Geografia da Saúde, de diferentes estados, têm elaborado estudos, no intuito de auxiliar no planejamento de ações de enfrentamento da doença. Como resultado, análises, mapeamentos, monitoramentos e prognósticos.

O país em dados

O IBGE é o principal provedor de dados e informações do País, sobre diferentes segmentos para as mais diversas áreas da sociedade. Bem como, para as esferas governamentais federal, estadual e municipal. Muitos dos profissionais que atuam no instituto são geógrafos.

A partir das informações coletadas pelas pesquisas do IBGE é possível ter um panorama atualizado do País no que se refere às questões sociais, econômicas e ambientais. Sua história remete ao período imperial do Brasil. Mas, somente na República, recebeu o nome atual e sua atuação ampliou.

Segundo o próprio instituto, a sua principal missão é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”, que fazem parte da área de atuação do geógrafo. Sendo assim, o IBGE coleta informações dos mais variados tipos, como as estatísticas sobre geração de empregos, produção agropecuária e industrial. Também pesquisa quantidade de moradores do país, informações ambientais, de renda e de escolaridade, entre outros inúmeros dados.

Quer entender a forma com a qual se aplica estes dados? Por exemplo, ao escolher para onde e como destinar verbas para a saúde, determinado governo pode considerar as informações cedidas pelo IBGE. Dessa forma, a administração pública terá conhecimento de onde há necessidade de maiores investimentos. O IBGE é responsável, também, pelo Censo Demográfico, que acontece a cada dez anos. Dessa forma, realiza pesquisa em todos os domicílios do Brasil.

Um geógrafo que fez história

Milton Santos (1926 – 2001) é reconhecido internacionalmente como um dos maiores geógrafos brasileiros. Dedicou a vida a analisar sua época. Crítico do modelo de relações internacionais que se fortalecia nas décadas de 1980 e 1990. O geógrafo acreditava ser possível e necessário pensar em outra forma de globalização.

Baiano, é responsável por desenvolver novas compreensões de conceitos como espaço geográfico, lugar, paisagem e região. Defendeu que o uso de um território é político e deve ser estudado para entender as sociedades. Deu atenção especial para a economia urbana dos países tidos como “subdesenvolvidos”. Santos acreditava que, uma vez unidos, os povos darão novo sentido à humanidade.

Para compreender o legado que este grande geógrafo e professor deixou, você pode assistir a um filme sobre ele. Uma pequena entrevista que deveria durar dez minutos rendeu um material de duas horas. O  documentário e Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá   foi lançado no ano de 2006 e premiado em diversos festivais de cinema.

Leia mais

8 áreas para quem quer trabalhar com Geografia

Geógrafo: saiba tudo sobre esse profissional

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.