InícioGraduaçãoO que é e qual a importância do corpo docente?

O que é e qual a importância do corpo docente?

O aprendizado no ensino médio e em cursos pré-vestibulares ajuda muito qual graduação escolher e, futuramente, qual carreira seguir. Como nascemos sem conhecimento sobre nada, os pais, familiares e professores são os responsáveis por nos ensinar o que precisamos. Neste cenário, os professores são fundamentais na vida de todos, por isso, a educação é essencial. Mas, o que é e qual a importância do corpo docente?

Se historicamente o professor era visto como o “guardião do conhecimento”, hoje é visto como um “intermediário do saber”. Isso significa que o professor, hoje, transmite conhecimento ativamente. Ou seja, os alunos não são apenas ouvintes, mas, sim, pessoas que questionam e têm dúvidas.

Isso cria uma relação mais próxima entre professores e alunos, auxiliando no processo de aprendizagem. É isso que fará os estudantes pensarem por eles mesmos. Sem imposições históricas ou ideológicas.

Abordaremos diversos aspectos relativos ao corpo docente. Assim, como mostrar a importância extrema dos professores na formação de profissionais e, principalmente, cidadãos.

Leia também: qual a diferença entre corpo docente e corpo discente?

O que significa corpo docente?

Para responder essa questão, precisamos entender primeiro o significado de docente. Segundo o dicionário, docente é tudo aquilo relativo ao ensino ou àquele que ensina. É a pessoa que dá aulas, seja em faculdades, colégios, cursos e seminários.

Assim, corpo docente é o grupo de professores de determinada instituição de ensino. E se os professores estão em sala de aula, ensinando, é porque já têm graduação superior para exercício da profissão.

Um corpo docente de alto nível é formado por professores que, além da graduação, possuem pós-graduação, mestrado ou doutorado. Isso porque quatro ou cinco anos de estudos ainda não são suficientes para a missão completa de um professor.

A seguir, você entenderá mais por que é tão importante o trabalho dos professores em todos os níveis de educação.

Atualmente, qual a importância do corpo docente?

Como já vimos, o jeito de ensinar e o papel do professor mudaram temporalmente. E nessa nova Era da educação, professores não se limitam a dar aulas. Eles auxiliam na formação e desenvolvimento dos alunos na sociedade, como um cidadão individual com responsabilidades. Também atuam no ensinamento de capacidades emocionais e comportamentais relativas a esse convívio social.

Na educação básica, o professor tem a missão de apresentar o mundo. Os temas abordados giram em torno de realizar e entender o básico da educação e muito de relação pessoal.

Já no ensino médio, os professores estimulam as habilidades e competências dos alunos já mirando a carreira profissional e a vida pessoal. Se tornam parceiros dos alunos, mas também são mais exigentes com as tarefas e responsabilidades que os jovens devem assumir.

Quando se chega na faculdade, o estudante não terá a mesma relação de parceria e preocupação por parte dos professores. Quem deve propor uma conexão mais forte é o aluno. É ele que deve buscar aprender o máximo possível para ingressar com mais oportunidades no mercado de trabalho. O professor não cobrará nada.

Dito isso, podemos afirmar que os professores podem ter influência positiva direta sobre os alunos. A didática de cada docente deve instigar e engajar os alunos. Só assim eles manterão acesa a chama da busca pelo conhecimento por toda a vida e poderão realizar seus sonhos.

A presença dos professores na vida dos alunos extrapola o ambiente acadêmico. Afinal, eles ensinam coisas que usamos para a vida, como:

– Preocupação e ajuda ao próximo

– Respeito ao espaço e ao modo de pensar de cada indivíduo

– Responsabilidade com tarefas

– Coragem, motivação e paciência para resolução de problemas

– Comprometimento com o trabalho

– Valorizar as relações pessoas que agregam

Quais as características de um bom corpo docente na faculdade?

Nos cursos superiores, um corpo docente de qualidade é incentivado a investir na formação continuada. Ou seja, realiza cursos de aperfeiçoamento e atualização que o deixam mais confortável para trabalhar.

Além disso, um corpo docente engajado carrega a visão e os objetivos da faculdade. E dessa forma, por estarem próximos aos alunos, funcionam como uma espécie de canal de comunicação entre estudantes e diretoria. Tudo isso para melhorar e contribuir com o aprendizado dos alunos.

Um bom grupo de professores só é beneficial aos alunos e à instituição que atua. Eles podem contribuir com:

– atualização de métodos de ensino

– reformulação de materiais de estudo, espaços e equipamentos

– programas de incentivo aos estudos

– programas de estágio e inserção no mercado de trabalho

– intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais

Considerações finais

Neste post, aprendemos que os professores estão presentes em todas as fases de nossas vidas. Também vimos o que os professores precisam ter e fazer para integrarem um corpo docente que faz a diferença.

A grande lição que fica é que os professores precisam de reconhecimento financeiro e formação continuada. Afinal, só assim eles poderão continuar fazendo a diferença no desenvolvimento de profissionais e, principalmente, na formação de cidadãos melhores.

Bom, agora que você sabe mais sobre o que é corpo docente e qual a importância dos professores na vida de todos, que tal ter mais informações e referências sobre o corpo docente da faculdade que você quer fazer? Isso pode fazer toda a diferença na sua trajetória de graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.