InícioGraduaçãoGeografia3 dicas para se dar bem em Geografia

3 dicas para se dar bem em Geografia

Inicialmente, para se dar bem em Geografia é importante lembrar que esta não é uma matéria chata. Afinal, ela é tão emocionante quanto o sentimento dos primeiros geógrafos que embarcaram para explorar o mundo.

De maneira geral, não são muitas as pessoas que saberiam afirmar com exatidão o que seria a Geografia como um todo. Nesse sentido, é importante lembrar o que a Geografia estuda.

Hoje em dia, existem três principais definições do que seria a Geografia. Elas, por sua vez, buscam completar o entendimento sobre essa ciência.

  • Definição Kantista: Kant, um filósofo bem conhecido, juntamente com seus sucessores, definiram a Geografia como o estudo da superfície terrestre. Essa definição adveio da palavra Geografia, e quer dizer “descrição da Terra”.
  • Área que estuda paisagens: por mais que a Geografia dialogue com várias áreas, a paisagem é objeto de estudo exclusivamente geográfico. Por essa razão, no mundo das pesquisas de paisagens, é possível fazer dois tipos de análises. A abordagem morfológica, que está preocupada em enumerar os elementos aparentes, discutir formas, nomes e descrições. Além disso, a abordagem fisiológica, que estuda a dinâmica dos elementos ciclos e transformações.
  • Relação entre o homem e o meio: essa definição é muito aceita dentro do meio acadêmico, e defende a Geografia como a ciência que analisa a atuação do homem no ambiente. É uma ponte entre as ciências a natureza e as ciências humanas.

3 dicas para se dar bem em Geografia

Eventualmente, Geografia é a disciplina que une as ciências da natureza com as humanas. Ela permitiu que vários avanços do século 21 acontecessem e fez com que conseguíssemos chegar nos dias de hoje. Como consequência, ela também está por trás da economia e da política.

Como você pode imaginar, isso não é pouca coisa. Se pararmos para pensar, quando dominamos os conhecimentos geográficos, nós temos mais autonomia diante do mundo, e podemos tomar atitudes mais conscientes. Além disso, ela nos permite agir para o nosso bem e para o bem dos outros. Então, saber disso é uma vantagem em relação a quem não entende essa disciplina.

Por outro lado, Geografia é uma matéria-chave para a maioria dos vestibulares, pois se relaciona com todas as outras matérias. Portanto, também é preciso conhecê-la se quisermos alcançar o sonho de entrar em uma universidade. Nesse sentido, estudar Geografia é possível para qualquer pessoa, mas é essencial lembrar dos três pontos de partida principais da disciplinas:

  1. Entender do que se trata o seu objeto atual de estudo
  2. Refletir sobre como é seu processo de aprendizagem
  3. Ter objetivo, interesse, dedicação e organização referente aos prazos.

Assim, com base nesses elementos, vamos te dar algumas dicas que poderão facilitar seu aprendizado, para que ele ocorra da melhor maneira possível.

Saiba exatamente quais matérias de Geografia estudar

Como você deve saber, a Geografia é algo que temos contato desde que somos pequenos. Assim, não é por acaso que uma das fases de amadurecimento infantil é a criança saber expressar suas ações no mundo.

Do mesmo modo, a matéria é ensinada desde o ensino infantil e chega a permanecer até o ensino médio. Diante disso, a dúvida de muitos estudantes é saber por onde começar os estudos de Geografia.

Neste sentido, já vamos adiantar alguns dos assuntos mais abordados pela Geografia, para você saber o que precisa estudar de modo simples.

  • Aspectos econômicos (Blocos Econômicos, Pré-sal);
  • O meio urbano (planejamento urbano, urbanização, Revoluções industriais);
  • O meio rural;
  • Aspectos culturais;
  • Globalização;
  • Demografia (crescimento, mortalidade, imigração);
  • Desigualdade social (índice gini);
  • Geopolítica nacional e mundial (brexit, oriente médio, guerra fria);
  • Biogeografia (ciclo do carbono, do nitrogênio, chuva ácida);
  • Impactos e problemas ambientais;
  • Geologia (camadas da terra, placas tectônicas, continentes);
  • Energia (fontes renováveis e não renováveis);
  • Cartografia (estudo dos mapas, tipos e teorias);
  • Geomorfologia (relevo, vegetação, hidrografia);
  • Climatologia (camadas da atmosfera, clima e tempo, camada de ozônio, massas de ar).

Em outra perspectiva, também é recomendado ficar de olho no Edital do ENEM para checar se os conhecimentos de Geografia que você estudou estarão por lá.

Saiba como aplicar os conceitos de Geografia

De início, é muito importante saber os conceitos de Geografia, mas, normalmente, o vestibular cobra as competências dos alunos. Ou seja, a capacidade de aplicar os conceitos com excelência.

Assim, você já pode adiantar que o vestibular de modo geral sempre vai querer algo a mais do que um conceito. Sabendo disso, é importante saber aplicar a interdisciplinaridade e a interpretação na Geografia.

Aprenda com livros, jogos e séries

Hoje em dia, quem nunca ouviu alguém comentar que “já viu um filme sobre isso”? De certo modo, a Geografia sempre foi inspiração para os mais variados clássicos do cinema. No entanto, é muito importante saber diferenciar o que é ficção, drama, ideologia e entretenimento.

Logo, não faz mal algum você assistir a um filme e se lembrar de uma matéria. Pelo contrário: é ótimo estudar o assunto assistindo a curtas, ou a filmes, principalmente porque você poderá fazer correções mentalmente e ajudar a fixar o conteúdo mais facilmente.

Além do mais, a leitura de obras clássicas da literatura brasileira também é fundamental. Podemos citar como exemplos um livro do autor Graciliano Ramos, ou mesmo de Érico Veríssimo, que abordam sobre a demografia ou vegetação. Eles, sem dúvidas, irão lhe ajudar a compreender melhor o estudo da Geografia.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.