InícioGraduaçãoCiências EconômicasComo empreender em Ciências Econômicas?

Como empreender em Ciências Econômicas?

Você está pensando em seguir carreira ligada com economia? E também que saber como empreender em ciências econômicas?

Neste artigo você vai encontrar a informação que precisa saber sobre estas ciências e também o porquê é uma boa opção a seguir.

O que são as ciências econômicas?

Antes de tudo, vamos definir o que são as ciências econômicas. Depois vamos definir como empreender em Ciências Econômicas.

Ciências econômicas é uma ciência social que estuda os modos de organização das sociedades para satisfazer no tempo as necessidades, mediante o conjunto de bens, serviços ou recursos escassos e finitos.

Isto quer dizer que se estuda a forma de administrar os recursos disponíveis para satisfazer as necessidades humanas.

É uma ciência social porque estuda a atividade e comportamento humano, o que é um objeto de estudo altamente dinâmico.

Atitudes recomendáveis do profissional e empreendedor

Agora, você sabe que atitudes são recomendáveis para que você siga carreiras nas ciências econômicas?

Como em qualquer carreira, você precisa ter certas atitudes para poder ter um desempenho bom na profissão escolhida, então vamos citar algumas das atitudes que você deve ter se você escolheu esta profissão.

Capacidade numérica

Embora esta possa ser reforçada com pratica e paciência, o interessado deve ter habilidade numérica, ou seja, deve ter interesse em expandir suas habilidades de resolver problemas matemáticos.

Capacidade lógica

Além disso, o interessado deve ser uma pessoa com boa lógica, enfatizando na dedução e indução.

Interesse pelo marketing e comércio

Sem dúvida alguma, estes são dois campos intimamente relacionados a finanças de muitas maneiras. Portanto, é uma das características mais básicas do perfil para estudar ciências econômicas.

Além disso, você deve ter conhecimentos básicos do funcionamento do sistema econômico do país em que reside e dos tratados comerciais em vigor.

Da mesma forma, caso você tenha negócios internacionais, você precisará estudar os conceitos do mercado internacional para o país  com o qual está fechando suas parcerias.

Facilidade para usar programas de informática e tecnológicos

Você precisa ter facilidade para usar software de economia, já que graças a estes você poderá desenhar estratégias funcionais e de sucesso.

Análise da informação

Uma das grandes tarefas do profissional em ciências econômicas é coletar, organizar e analisar dados (Big Data) e informações quantitativas.

Interesse em história e geografia

É sabido que a economia não é um setor estático.

O que que dizer isso? Que é um campo que evolui junto com as sociedades e aos momentos históricos.

Saber como funcionam outros sistemas econômicos ou estratégias financeiras dá ao profissional das ciências econômicas visão ampla de seu campo de estudo.

Comunicação verbal

É preciso que a pessoa tenha capacidade de transmitir as informações. A compreensão e a capacidade de se comunicar adequadamente são fundamentais.

Capacidade de liderança

Uma característica perfeita para esta carreira é a liderança. A obtenção e salvaguarda de informações deve ser um incentivo para liderar equipes, estratégias e mudanças.

Sobre o curso de ciências econômicas

Então, agora que você sabe quais atitudes você precisaria ter para estudar ciências econômicas, vamos dar informação sobre o curso de fato, a duração deste e os tópicos que os alunos encontraram na Faculdade de Ciências econômicas.

O curso de ciências econômicas geralmente tem a duração de quatro anos. No decorrer do curso os alunos terão que aprender o conceito integro do que é a economia, as correntes de pensamento econômico, a evolução que teve a economia brasileira e mundial.

Os tópicos ou assuntos que os alunos encontraram na faculdade de Ciências Econômicas, segundo o MEC (Ministério da Educação), são os seguintes:

  • Teoria Macroeconômica;
  • Teoria Microeconômica;
  • Econometria;
  • Desenvolvimento Econômico;
  • História do Pensamento Econômico;
  • História Econômica Geral;
  • Formação Econômica do Brasil;
  • Economia Brasileira;
  • Economia Internacional;
  • Economia Monetária;
  • Teoria do Crescimento Econômico;
  • Análise de Investimentos;
  • Economia Regional e Urbana;
  • Estudos Demográficos;
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • Administração;
  • Direito e Legislação;
  • Contabilidade;
  • Matemática;
  • Estatística;
  • Inovação Tecnológica;
  • Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Então, depois de finalizar o curso, o aluno precisa de estagio do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para se conseguir formar.

Confira nosso artigo sobre a grade completa do curso de ciências econômicas.

Em que áreas posso empreender ou trabalhar?

Agora que a gente sabe os assuntos relevantes sobre carreira de Ciências Econômicas, com certeza você se perguntará: em que áreas eu posso trabalhar ou empreender em ciências econômicas? Algumas sugestões são, por exemplo:

Na administração pública

No setor público o profissional em ciências econômicas tem oportunidade nas áreas de finanças, planejamento, orçamento e assessoria em prefeituras, governos estaduais e no governo federal.

Para poder garantir uma boa gestão e uso certo dos recursos públicos, a atuação de um profissional em ciências econômicas é fundamental.

Também pode participar concursos para ocupar cargos, como por exemplo:

  • Analista Administrativo;
  • Analista Financeiro;
  • Analista de Planejamento;
  • Analista Administrativo;
  • Auditor fiscal;
  • Agente de Controle Interno;
  • Entre outros.

No mercado financeiro

O profissional de ciências econômicas pode atuar de conformidade com o operador da bolsa de valores ou junto a uma corretora para analisar e indicar investimentos financeiros.

No comercio internacional

Da mesma forma, pode trabalhar gerenciando negócios entre empresas de países diferentes, estudando os mercados, legislações e leis tributárias para importação e exportação.

Economia agroindustrial

O profissional pode atuar tratando do estudo das demandas de insumos agrícolas e a melhor forma de vendê-lo ao mercado nacional e internacional.

Economia ambiental

Para que atue nesta área, o profissional estará analisando o impacto ambiental de projetos para indústrias, ONGs e órgãos públicos.

Mediação e arbitragem

Irá atuar com o propósito de auxiliar empresas a resolverem processos de litígios comerciais.

No setor acadêmico

O profissional nas Ciências econômicas pode seguir carreira acadêmica atuando como professor e pesquisador em universidades públicas e privadas

Na Perícia

Pode atuar realizando consultoria e apuração de operações financeiras, ou seja, que podem ter fins judiciais ou extrajudiciais.

Na Pesquisa

Apresentando panoramas econômicos específicos, o que demanda levantar dados de variações de preços, custos, inflação, desemprego e entre outros.

No planejamento estratégico

Orientando aquisições e fusões de empresas, para que seja possível avaliar oportunidades e riscos para o negócio que trabalha.

E quanto é a remuneração de um profissional em ciências econômicas?

A remuneração vai depender muito da área onde se vai trabalhar ou empreender, mas geralmente este varia entre os R$ 1.485,54 e R$ 6.129,30, isto depende muito da capacitação do profissional, preparações, estudos, e claro, da habilidade e experiência.

E agora que você tem todas essas informações de como empreender em Ciências Econômicas, está nas suas mãos, pronto para começar sua carreira? Sim? Então vamos lá!.

Aproveite e veja aqui o que faz o profissional de Ciências Econômicas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.