InícioGraduaçãoCiências EconômicasO que considerar para escolher Ciências Econômicas?

O que considerar para escolher Ciências Econômicas?

O mais importante no momento da escolha de determinada carreira é analisar o momento presente nas profissões ligadas a ela e as perspectivas de futuro para os próximos cinco a dez anos. 

Creio que você já ouviu sobre aquelas sugestões do tipo: você tem que planejar, comece a estudar como as profissões serão daqui a cinco anos, o que fará depois que se formar, etc. Em suma, mesmo que pareça algo que pais, amigos e outras pessoas do seu convívio falam, sugerimos que levem isso em consideração.

Já no caso específico do Curso de Ciências Econômicas isso não é diferente. A nossa proposta é falarmos mais sobre essa graduação e o que você deve considerar para iniciar nela atualmente. Sem esquecer, é claro, de olhar para o futuro e saber o que pode encontrar em sua jornada acadêmica.

Uma mesma pessoa, diferentes sonhos

A futura pessoa universitária que realizará o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisa compreender que processo de aprendizado é constante. Logo, seus pensamentos e conhecimentos vão mudando durante o curso de ensino superior. E isso, deve ser considerado para qualquer projeção futura.

Veja bem, isso ocorre com qualquer indivíduo e não apenas com você. A faculdade é um mundo totalmente novo. Enfim, muitos dos seus sonhos iniciais podem ser alterados em função da quantidade de coisas novas com que vai se deparar em sua rotina no ensino superior.

E isso vai desde novos conhecimentos aos processos de aprendizado. Além de pessoas e ambientes, novas prioridades e grupos com os quais estabelecerá relações. Como, por exemplo, colegas, pessoas de outros cursos, professores e profissionais da área, coordenadores de curso, entre outros colaboradores do ambiente acadêmico.

Novas motivações

O objetivo de chamarmos atenção para isso é evidenciar um fenômeno natural que ocorrerá com você. Se considerarmos que a pessoa está ingressando na faculdade de Ciências Econômicas simplesmente porque gosta de uma área multidisciplinar, nada impede dela finalizar o curso se especializando em Bolsa de Valores. E quem sabe, realizar um mestrado na história da economia de um período do Brasil ou da China nos tempos dos imperadores da Manchúria.

Podemos afirmar de maneira contundente que a aplicação dos conhecimentos ligados às Ciências Econômicas são muito vastos e muitos fatores podem motivar você a alterar seus objetivos. Em síntese, nada mais normal do que isso.

O que considerar para escolher Ciências Econômicas?

Aliás, há sempre muito a considerar na hora de escolher ingressar em um curso de Ciências Econômicas. Um ponto importante dessa faculdade são os diversos campos de atuação, o que ficou ainda mais amplo com o emprego de um número grande de aplicações tecnológicas.

Dados e informações com alta valor agregado

Atualmente, a informação e suas respectivas análises são fonte de riqueza. Ainda mais quando falamos dos setores econômicos de um país.

É nesse contexto de grande circulação de dados e insumos na forma de notícias e inovação tecnológica que os universitários estarão ingressando. Portanto, os dispositivos eletrônicos à sua mão contém uma diversidade de funcionalidades para o dia a dia.

No entanto, desde corretoras de bolsas de valores do mundo todo, passando por aplicativos de portais de notícias. Sem falar no acompanhamento em tempo real a cotação de commodities. Certamente, considere que o aprendizado será sempre constante. Afinal, é seu dever como estudante estar em um processo de atualização frequente.

A grande importância da multidisciplinaridade

O que mais chama atenção na graduação de Ciências Econômicas é a sua grande característica: a multidisciplinaridade. Resumindo, o curso além de amplo na questão de sua aplicação profissional possui uma vasta quantidade de conhecimentos envolvidos.

Na verdade, isso ocorre porque ao estudar o contexto da economia de um setor, país ou mesmo um determinado período, devem ser considerados uma multiplicidade de fatores. Entre eles, podemos citar aqui, as relações humanas e a psicologia, meteorologia e seus efeitos sobre a produção, estruturas de transportes e a sua relação com a logística, questões governamentais (legislação, tipos de governo, políticas públicas, etc), relações entre países e, sem esquecer, o impacto da tecnologia nos diferentes setores das sociedades alvo dos estudos do profissional de Ciências Econômicas.

Covid 19, um fator de estudo nas Ciências Econômicas

Lembre-se, tudo que acontece no mundo acaba tendo um impacto direto ou indireto no contexto das Ciências Econômicas. E vamos apenas ilustrar para você um caso que é o da própria pandemia de Covid 19 e seus impactos na economia mundial.

Por um lado, estamos falando de saúde, saneamento e a contaminação de milhões de pessoas. Logo, em função de vírus tiveram suas vidas e atividades econômicas interrompidas. Consequentemente, empregos foram perdidos e empresas faliram. Na direção oposta, setores como e-commerce tiveram grande desenvolvimento. Além do que, outras profissões ganharam ainda mais importância em detrimento de outras.

O fato é que uma questão sanitária acabou influenciando todas as cadeias produtivas de um país. Ou melhor, em todo o globo. Aliás, a vida já difere depois da pandemia. Consequentemente, como enxergamos a Economia. Este sendo o grande foco das Ciências Econômicas.

Economia e Ciências Econômicas não são a mesma coisa

Jamais confundo e considere esta uma dica de ouro antes de ingressar no curso de Ciências Econômicas. Portanto, coloque na sua mente que Economia nada mais é que o conjunto de atividades produtivas, comerciais, financeiras, logística e tudo que envolve a produção, beneficiamento e, posteriormente, o comércio. Tudo isso em um determinado espaço em determinado período.

Já no caso das Ciências Econômicas, elas são responsáveis por explicar como funciona a Economia, sejam elas em seus períodos ou setores específicos. Portanto, a grande diferença entre elas reside em sua conceituação e na forma como estão relacionadas. 

Logo, Economia é um conjunto de atividades ligadas ao setor econômico. E, as Ciências Econômicas são um conjunto de conhecimentos e disciplinas. Isso tudo será objeto das suas horas dedicadas ao curso.

Portanto, esperamos que tenha aproveitado mais este conteúdo do seu portal preferido quando o assunto é educação superior, carreiras e tudo que diz respeito ao seu futuro.

Se quiser saber mais novidades e ter acesso a uma centena de posts e artigos, saiba que estamos esperando por você. Basta clicar aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.