Para escolher uma faculdade que realmente tem a ver, é preciso entender o que será ensinado, quais são os caminhos possíveis de especialização. Por isso, hoje vamos falar tudo sobre a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para ajudar quem pensa em fazer esse curso.
O que você verá neste artigo:
Pilares de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Assim como qualquer curso, o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui diversas disciplinas mais técnicas, outras mais baseadas em fundamentos e algumas voltadas à cultura. Vamos falar um pouco sobre cada um dos 4 possíveis pilares.
Podemos dividir as disciplinas em 4 pilares essenciais: fundamentos, técnico, ferramentas e cultura.
- Fundamentos: as disciplinas de fundamentos focam, principalmente, em toda a parte de matemática, lógica e algoritmos.
- Técnico: as disciplinas com teor técnico abrangem linguagens e decomposição de problemas.
- Ferramentas: em ferramentas, as disciplinas são voltadas para linguagens de programação.
- Cultura: já o pilar de cultura foca em disciplinas mais práticas, que envolvem a profissão no geral.
Além dessas disciplinas, há os projetos integrados, onde os alunos desenvolvem tudo o que aprenderam em aula, criando seu próprio projeto.
Grande curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Vamos ver algumas disciplinas que podem ser encontradas nesse curso em específico. Lembrando que outros cursos de tecnologia podem ter disciplinas iguais, por seguirem a mesma área.
- Algoritmos e Programação Estruturada
- Análise de Desenvolvimento Orientada a Objetos
- Análise e Modelagem de Sistemas
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Computação em Nuvem
- Desenvolvimento Mobile
- Cultura Digital
- Design Thinking
- Marketing Digital
- Mindset Ágil
- Projeto de Vida
- Engenharia de Software
- Interface e Usabilidade
- Linguagem de Programação Estruturada
- Linguagem Orientada a Objetos
- Lógica Computacional
- Modelagem de Dados
- Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
- Programação para Web
- Projeto de Software
- Projeto Integrado
- Redes de Computadores
- Segurança e Auditoria de Sistemas
- Sistemas Distribuídos
- Sistemas Operacionais
- Sociedade Brasileira e Cidadania
Vamos falar de algumas das disciplinas mais comuns em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que encontramos em diversas Universidades. Portanto, agora é hora de abordar mais a fundo sobre o que é estudado, para entender exatamente o que irá aprender.
Algoritmos e Programação Estruturada
Nessa disciplina, o aluno aprende o conceito e características de algoritmos, como resolver problemas através deles. Além disso, também aborda a questão da programação estruturada e as estruturas de controles de fluxo.
Arquitetura e Organização de Computadores
Como o nome mesmo diz, essa disciplina trabalha tanto a arquitetura quanto a organização de computadores. Mas não é na questão externa e sim interna, tudo o que vai impactar nas ações do programador.
Computação em Nuvem
Nessa disciplina, é abordado tudo sobre serviços de computação que envolvem a internet e a nuvem. Desde servidores, armazenamento, até banco de dados e rede. As soluções ensinadas são sempre para oferecer inovações rápidas, flexíveis e econômicas.
Desenvolvimento Mobile
Na matéria de Desenvolvimento Mobile, os alunos aprendem sobre como criar softwares mobiles, focando na funcionalidade, praticidade e custo-benefício.
Entenda mais sobre essa área neste artigo: Desenvolvimento Mobile: conceito e mercado de trabalho.
Design Thinking
Apesar do nome, essa disciplina não é uma matéria de design, da forma que conhecemos em Design Gráfico. Na verdade, é um design de ideias para resolver problemas e propor soluções. Por isso, complementa a grade curricular, mesmo não sendo focada no curso propriamente dito.
Por exemplo, o Design Thinking pode ser útil na hora de desenvolver um aplicativo para uma empresa, que solucione as suas necessidades pendentes.
Engenharia de Software
Como o nome já indica, essa disciplina aborda tudo o que envolve a criação e desenvolvimento de softwares (aplicativos, jogos, ferramentas, etc). Por isso, é excelente para quem quer trabalhar com back-end, por exemplo.
Interface e Usabilidade
Nessa matéria, o foco é a interface de sistemas e suas usabilidades. Aborda como trabalhar para que as interfaces sejam interativas, intuitivas e com uma boa navegação.
Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
Em Banco de Dados, o aluno aprenderá sobre como desenvolver e programar um banco de dados do zero. É uma matéria bastante útil também para quem deseja seguir carreira em desenvolvimento back-end, por exemplo.
Para complementar seus estudos sobre back-end, leia o artigo: Tudo sobre Desenvolvimento Back-end.
Redes de Computadores
Nessa matéria, o aluno aprende a compreender todas as redes de computadores, conceitos básicos, arquitetura, protocolos e aplicações.
Agora que falamos de algumas das principais matérias que você pode encontrar na grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vamos falar um pouco sobre faculdades.
Opções de universidades
Há diversas Universidades que ministram esse curso e, dependendo da região, a grade curricular pode alterar. Nem todas essas disciplinas faladas anteriormente estão presentes em todos os cursos.
Mas podemos citar algumas Universidades que possuem uma grade mais completa e diversificada no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como: Anhanguera, Pitágoras, Unopar, entre outras.
A escolha final depende muito da localização e do fácil acesso à Universidade, mas a qualidade da grade é extremamente importante. Por isso, estude bem quando for tomar sua decisão.
Conclusão sobre a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Como disse anteriormente, a grade curricular é um fator extremamente importante para decidir em qual Universidade estudar. É preciso sempre procurar a mais completa, que ainda traz outras disciplinas que não são focadas no tema principal, mas que complementam a área, formando um profissional completo.
Agora que você conheceu um pouco da grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é a hora de decidir se esse curso é para você e qual é a melhor Universidade para estudar.