InícioGraduaçãoDesenvolvimentoSistemas para Internet: tudo o que você precisa saber

Sistemas para Internet: tudo o que você precisa saber

Chegou a tão esperada hora de escolher o seu curso ideal, mas ainda tem dúvidas? O presente artigo irá te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre o curso de Sistemas para Internet. Trata-se de um CST, ou seja, um curso superior de tecnologia, cujo objetivo é formar profissionais extremamente aptos a acompanhar as diversas e constantes inovações. Se você acredita que essa pode ser a sua melhor alternativa de curso, este artigo é para você.

Segundo a Faculdade Anhanguera, o objetivo do curso é formar profissionais capazes de planejar, analisar, projetar, implementar e avaliar sistemas para ambiente Web. Por isso, esses também devem estar aptos a empregar tecnologias atuais e novas tendências de mercado, reconhecendo as tecnologias e formas de disseminação de informação na Internet. 

A graduação também visa formar cidadãos, profissionais críticos, atuantes e capazes de contribuir para o desenvolvimento local, bem como com o desenvolvimento regional e nacional. Portanto, a formação é específica e aprofundada, sendo através da relação entre teoria e prática do trabalho acadêmico que o profissional sairá imediatamente preparado para a sua inserção no mercado de trabalho.

E aí? Já consegue se enxergar nessa profissão? Fique tranquilo, pois ainda iremos explorá-la muito mais nesse conteúdo!

Sistemas para Internet: tudo sobre a área

Por tratar-se de um curso de tecnólogo, possui uma duração significativamente menor do que os cursos mais tradicionais de graduação. Por isso, esse caráter de formação específica e aprofundada proporciona ao estudante uma introdução mais rápida e mais fácil no mercado de trabalho.

Muitas pessoas confundem o curso de Sistemas para Internet com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Todavia, se pensarmos na atuação dos profissionais dessas áreas, perceberemos grandes diferenças. O primeiro é apto a trabalhar com praticamente todas as variedades de serviços online. 

O desenvolvimento de marketing eletrônico, de sistemas web e de comércio são incumbências do profissional. Além disso, este também é encarregado de gerenciar projetos de bancos de dados, programas e interfaces.

As atividades do profissional de análise e desenvolvimento de sistemas, por sua vez, são relacionadas a softwares e ao desenvolvimento de aplicativos para celulares. Esse especialista projeta, desenvolve, implementa, analisa e realiza a manutenção de sistemas da informação em variados setores.

Então, segundo o site Canaltech, tratam-se de algumas funções que o estudante do curso de Sistemas para Internet aprenderá a desempenhar:

  • desenvolvimento de sistemas;
  • desenvolvimento de páginas da web;
  • desenvolvimento de interface de sites;
  • esquema de cores;
  • tratamento de imagens;
  • criação de banners;
  • posicionamento de links;
  • programação em HTML 5;
  • marketing digital.

Sistemas para Internet: áreas de atuação

Se você está ainda mais curioso em relação à profissão, espere que ainda temos mais boas notícias! De acordo com dados do IBOPE Medial, trata-se o Brasil do quinto país com mais conexões à internet. Com a constante e crescente aceleração tecnológica, a perspectiva é de um número de conexões ainda maior nos próximos anos.

Nesse sentindo, o cenário para os profissionais de Sistemas para Internet é excepcionalmente promissor. Veja bem: o comércio eletrônico e as redes sociais têm ganhado cada vez mais holofotes e, do mesmo modo, o uso da internet móvel. Sendo assim, a criação de aplicativos para smartphones e para tablets tem aquecido e instigado o mercado.

E como o profissional de Sistemas para Internet entra nisso? De modo a atender às demandas desse mercado em expansão, torna-se fundamental a contratação de profissionais específicos. São esses os que aliam conhecimentos em comunicação, tecnologia, criação, programação, marketing e gerenciamento para planejar, implantar e manter Sistemas para Internet. Ou seja, o próprio profissional que estamos falando!

Ainda mais, vejamos alguns exemplos de áreas de atuação.

Desenvolvimento e Manutenção de Sites

Nessa possível atuação, criam-se sites, aplicativos, portais, lojas virtuais, dentre outras aplicações. Aqui, o desenvolvedor web é encarregado dessas criações e utiliza códigos de programação para tais, necessitando conhecer as diversas linguagens de programação, bem como os procedimentos de criação do layout.

Ao contrário do que muitos pensam, este profissional precisa acompanhar o site mesmo quando no ar. Isso porque a manutenção e a atualização são fundamentais para o seu funcionamento e aprimoramento.

Web Design

É nessa área que ocorre toda interação do internauta com um determinado sistema. Em outras palavras, trata-se o web designer do responsável pela criação da interface gráfica. Se o usuário vivencia uma boa experiência de navegação, consequentemente irá querer acessar o site mais vezes. E como garantir isso?

Quanto contratado, o web designer busca garantir que as informações sejam facilmente encontradas pelos internautas. No comércio eletrônico, por exemplo, o profissional é indispensável. Isso porque a experiência entre o cliente/usuário e o site interfere diretamente nas vendas, positiva ou negativamente. A estética, a acessibilidade e a usabilidade são exemplos de aspectos com os quais esses profissionais se preocupam.

Segurança da Informação na Web

Como você sabe, a quantidade de informações inseridas na web está cada vez maior. Cadastros e compras online são ótimos exemplos disso. Entretanto, com o aumento de lojas virtuais e outras diversas páginas nas quais os internautas precisam inserir as suas informações pessoais e financeiras, esse profissional passou a ser mais necessário. Isso porque, junto a este crescimento de espaços, é preciso criar maneiras de proteger os bancos de dados, bem como preservar conteúdos sigilosos.

É aqui, portanto, que o segurança da informação na web entra. Sites de bancos e lojas virtuais são excelentes exemplos dos que procuram esses profissionais.

Administração de Websites

Esse profissional é comumente chamado de webmaster. Por isso, trata-se de um cargo que tem seu início depois de o site estar no ar. O webmaster trabalha para garantir que a página atinja bons números de acesso e, para tal, é fundamental que exista um gerenciamento de suas atividades.

São algumas funções do profissional:

  • controlar o fluxo diário de acessos;
  • analisar os perfis dos usuários;
  • estabelecer relações dos respectivos perfis com aqueles que o site almeja atingir;
  • controlar a venda de anúncios.

O Mercado de Trabalho para Tecnólogos

Como você deve saber, os Cursos Tecnólogos foram, durante muito tempo, pouco valorizados no mercado de trabalho. Contudo, nos últimos anos, podemos perceber uma nova realidade: a procura crescente por profissionais tecnólogos e a essas novas oportunidades criadas pelo mercado.

Agora, esclareceremos uma questão que muitas pessoas ainda confundem: o Curso Tecnológico não é um Curso Técnico. Trata-se de um curso superior com uma duração mais curta em razão das necessidades do mercado de trabalho. Todavia, ao contrário do que alguns pensam, o ensino viabiliza um conteúdo riquíssimo e uma formação com diversas possibilidades de empregabilidade.

Segundo os dados concedidos pelo Ministério da Educação (MEC), o número de cursos superiores de tecnologia, entre 2004 e 2006, cresceu 96,67%. Os cursos, que antes equivaliam a 1.804, em 2006 correspondiam a 3.548 em todo o país. Outro dado significativo se dá com o aumento da quantidade de alunos que ingressaram, nos anos de 1998 a 2004, nas graduações tecnológicas no Estado de São Paulo. Conforme o Censo Nacional da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), trata-se de um aumento de 395%.

O site RHPortal reforça a ideia de que os cursos de tecnologia foram criados para atender às demandas do mercado. Para tal, aulas práticas e laboratoriais, bem como o incentivo ao estágio e ao aprendizado focado, compõem o formato do curso. Muitos profissionais, ao se formarem, já estão direcionados a uma área específica.

É evidente que os cursos de tecnologia não vieram para substituir os cursos mais tradicionais de graduação. Por terem focos diferentes e servirem para perfis e objetivos distintos, a notícia é excelente: os vestibulandos contam com mais uma ótima alternativa de curso. Tudo depende das suas aspirações.

Curso Superior de Tecnologia: excelente alternativa

Ainda com o site RHPortal, “as empresas e órgãos públicos estão cada vez mais abertos à presença de profissionais com esse título, contratando e possibilitando o ingresso através de concursos, que já aceitam a inscrição de tecnólogos em editais. Por isso, a política de criação dos institutos federais de tecnologia (Ifets) ajuda a reforçar a necessidade desses profissionais e a necessidade do mercado. O campo de trabalho precisa cada vez mais de pessoas capacitadas e com ensino superior. O curso de tecnologia é um bom instrumento para quem quer formar em menos tempo”.

Sistemas para Internet: tudo sobre o curso

Como falamos no início do texto, a renomada Faculdade Anhanguera oferece o curso Sistemas para Internet. Temos, além disso, a conceituada Universidade Norte do Paraná (Unopar). Ambos cursos oferecem alguns incríveis diferenciais que podem ser decisivos na hora de escolher a instituição que mais combina com você. Veja o que os sites das duas faculdades dizem:

“A disciplina Desenvolvimento de Sistemas para Internet com Framework, é um grande diferencial no curso, pois, abordam dois frameworks que estão muito em alta no mercado, sendo eles: Node Js e Angular Js”.

Grande parte das ofertas de emprego na área de Devs (desenvolvedor de sistema), pede que o profissional tenha principalmente conhecimento do framework Node Js e/ou Angular Js. Porém, para se compreender essa tecnologia, é necessário ter conhecimento em Javascript. Para isso, esse curso possui uma disciplina chamada: Desenvolvimento em Javascript, que poderia ser considerado segundo destaque do curso.

Como terceiro destaque (indicado pelo time de produção de conteúdo), existe uma disciplina chamada Programação Web. No entanto, apesar de ser oferecida por muitas IES, no nosso curso a disciplina é tratada como uma “trilha de conhecimento”. Então, o aluno tem a oportunidade de aprender uma sequência muito bem planejada, sendo: desenvolvimento front-end à desenvolvimento web responsivo à desenvolvimento front-end com Javascript à desenvolvimento Back-end com PHP (com conexão a banco de dados)”.

Grade Curricular

Agora que você já conheceu um pouco sobre duas possíveis alternativas de instituições para você, veremos alguns conteúdos do curso. Então, na modalidade a distância, o curso de Sistemas para Internet, da Faculdade Anhanguera, oferece as seguintes disciplinas:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Desenvolvimento de Sistemas para Internet com Framework;
  • Desenvolvimento em Javascript;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Direito Cibernético;
  • Engenharia de Software;
  • Implementação de Projeto Web;
  • Interface e Usabilidade;
  • Linguagem de Programação;
  • Linguagem Orientada a Objetos;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Programação para Internet em FrontEnd;
  • Programação Web;
  • Programação Web para BackEnd;
  • Redes e Sistemas Distribuídos;
  • Segurança para Serviços Web;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sistemas para Internet.

Tecnólogo em Sistemas para Internet

Segundo o site Salário, o profissional de Sistemas para Internet se enquadra no Código Brasileiro da Ocupação (CBO) 2124-05. Então, veremos, a seguir, as suas funções e as suas atividades, respectivamente.

Funções:

  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • comunicar-se.

Atividades I

  • definir metodologias a serem adotadas;
  • inventariar software e hardware;
  • elaborar manuais do sistema;
  • modelar dados;
  • avaliar desempenho do produto;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • registrar ocorrências;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • administrar ambiente operacional;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • acionar suporte de terceiros;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • instalar software;
  • levantar necessidades do cliente/usuário;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • trabalhar em equipe;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • documentar níveis de serviços;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;
  • documentar soluções disponíveis;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • orientar áreas de apoio;
  • realizar revisões técnicas;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • divulgar documentação;
  • prestar consultoria técnica;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • configurar software e hardware;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • identificar necessidade do cliente;
  • especificar aplicativos;
  • demonstrar senso analítico;
  • divulgar solução;
  • desenvolver raciocínio lógico;

Atividades II

  • elaborar dicionário de dados;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • estabelecer padrões de software;
  • levantar fontes de dados;
  • implantar sistemas;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • testar sistemas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • documentar capacidade e performance;
  • construir ambiente de teste;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site, etc.);
  • propor mudanças de processos e funções;
  • codificar programas;
  • elaborar especificação técnica;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar criatividade;
  • negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
  • avaliar novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • montar protótipo dos sistemas;
  • desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • consultar documentação técnica;
  • apresentar alternativas de solução;
  • definir nomenclatura padrão;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • participar de fóruns de discussão;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação.

Sistemas para Internet: Salário e Mercado de Trabalho

Segundo o site Salário, um tecnólogo em Sistemas para Internet tem o salário médio de R$ 5.798,67 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho semanal de 41h. A pesquisa foi realizada pelo site junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. Faz parte da pesquisa o total de 140.687 salários.

Para melhor visualização, veremos a seguir alguns levantamentos de salários:

  • Salários do Tecnólogo em Sistemas para Internet nas principais cidades;
  • Salários do Tecnólogo em Sistemas para Internet por estado;
  • Salários por tipo de empresa.

Sistemas para Internet: salários nas principais cidades

A cidade de São Paulo, com uma jornada de 41 horas, conta com um piso salarial de R$ 6.111,62. Portanto, uma média salarial de R$ 6.696,28, um teto salarial de R$ 10.119,62 e o salário/hora de R$ 32,62.

A cidade de Belo Horizonte, com uma jornada de 41 horas, conta com um piso salarial de R$ 4.819,96, uma média salarial de R$ 5.281,05, um teto salarial de R$ 7.980,88 e, por fim, o salário/hora de R$ 25,58.

Rio de Janeiro, com uma jornada igual a de São Paulo, de 41 horas, conta com um piso salarial de R$ 5.560,71. Portanto, uma média salarial de R$ 6.092,66, um teto salarial de 9.207,42 e o salário/hora de R$ 29,97.

Brasília, com uma jornada de 42, possui um piso salarial de R$ 5.452,89. Portanto, uma média salarial de R$ 5.974,53, um teto salarial de R$ 9.028,89 e o salário/hora de R$ 28,72.

Por último, Campinas. Esta, assim como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, possui uma jornada de 41 horas. Conta com um piso salarial de R$ 5.796,75. Portanto, uma média salarial de R$ 6.351,29, um teto salarial de R$ 9.598,26 e o salário/hora de R$ 31,34.

Sistemas para Internet: salários do cargo por estado

No Estado de São Paulo, com uma jornada de 41h, o piso salarial é de R$ 5.890,67. Portanto, a média salarial equivale a R$ 6.454,19 e o teto salarial a R$ 9.753,77. O salário/hora é de R$ 31,39.

Minas Gerais, com uma jornada de 41h, conta com um piso salarial de R$ 4.540,36. Portanto, a média salarial é de R$4.974,71 e o teto salarial é de R$ 7.517,92. O salário/hora equivale a R$ 24,02.

O Rio de Janeiro, com uma jornada de 41h, conta com um piso salarial de R$ 5.444,24. Portanto, a média salarial é de R$ 5.965,05, o teto salarial é de R$ 9.014,57 e o salário/hora equivale a R$ 26,35.

Paraná, com uma jornada de 42h, conta com um piso salarial de R$ 4.659,15. Portanto, a média salarial é de R$ 5.095,00, o teto salarial é de R$ 7.699,72 e o salário/hora equivale a R$ 34,44.

O Distrito Federal, com uma jornada igual a do Paraná, de 42h, conta com um piso salarial de R$ 5.442,37. Portanto, a média salarial é de R$ 5.963,01, o teto salarial é de R$ 9.011,57 e o salário/hora equivale a R$ 28,63.

Sistemas para Internet: salários por tipo de empresa I

Para o segmento Desenvolvimento de programas de computador e software em geral, com uma jornada de 41h, o piso salarial é de R$ 5.352,44. Portanto, a média salarial equivale a R$ 5.864,48 e o teto salarial a R$ 8.862,58. O salário hora é de R$ 28,82.

Para o segmento Consultoria em tecnologia da informação, com uma jornada de 40h, o piso salarial é de R$ 5.268,52. Portanto, a média salarial é de R$ 5.772,52, o teto salarial é de R$ 8.723,61 e o salário/hora equivale a R$ 28,52.

Para o segmento Desenvolvimento e licenciamento de softwares não-customizáveis, com uma jornada de 41h, o piso salarial é de R$ 5.391,84. Portanto, a média salarial é de R$ 5.907,64 e o teto salarial é de R$ 8.927,80. O salário/hora equivale a R$ 28,91.

Para o segmento Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação, com uma jornada de 41h, o piso salarial equivale a R$ 5.034,15. Portanto, a média salarial é de R$ 5.515,73, o teto salarial é de R$ 8.335,54 e o salário/hora é de R$ 26,99.

Sistemas para Internet: salários por tipo de empresa II

Para o segmento Desenvolvimento e licenciamento de programas de computadores customizáveis, com uma jornada de 41h, o piso salarial é de R$ 4.137,77. Portanto, a média salarial é de R$ 4.533,61, o teto salarial é de R$ 6.851,32 e o salário/hora equivale a R$ 22,10.

Para o segmento Atividades de consultoria em gestão empresarial, com uma jornada de 43h, o piso salarial equivale a R$ 6.177,44. A média salarial, por sua vez, equivale a R$ 6.768,40 e o teto salarial a R$ 10.228,60. O salário/hora é de 31,84.

Para o segmento Bancos múltiplos, com carteira comercial, com uma jornada de 42h, o piso salarial é de R$ 6.950,97. A média salarial, portanto, equivale a R$ 7.615,92, o teto salarial a R$ 11.509,41 e o salário/hora é de R$ 35,91.

Para o segmento Serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com uma jornada de 42h, o piso salarial equivale a R$ 6.193,11. Portanto, a média salarial é de R$ 6.785,56, o teto salarial é de R$ 10.254,54 e o salário/hora equivale a R$ 32,31.

Para o segmento Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet, a jornada é de 41h. Portanto, o piso salarial equivale a R$ 5.002,91, a média salarial a R$ 5.481,51 e o teto salarial a R$ 8.283,82. O salário/hora é de R$ 26,89.

Por fim, para o segmento portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, a jornada é de 42h. Portanto, o piso salarial equivale a R$ 5.124,68, a média salarial a R$ 5.614,93, o teto salarial a R$ 8.485,44 e o salário/hora a R$ 27,03.

Dê início à sua carreira em Sistemas para Internet!

Portanto, agora que você já conheceu tudo o que precisa sobre o curso de Sistemas para Internet, pode dar o próximo passo! Basta escolher a instituição que mais combina com você e dar início à sua carreira. Tenho certeza que você terá muito sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.