InícioGraduaçãoDesenvolvimentoMétodos de estudo eficientes para Desenvolvimento

Métodos de estudo eficientes para Desenvolvimento

Era uma vez um estudante dos cursos de tecnologia mais qualificados do Brasil. Além disso, inéditos e 100% online (…).

 Quando vai ser a sua vez de aproveitar e ser um protagonista de um conto desses? Afinal, ele já é uma realidade na vida de milhares de estudantes que,  de uns tempos para cá, estão ingressando no projeto Academia Tech.

Entre os diversos cursos disponíveis, todos são oferecidos na modalidade EAD, garantindo acesso à educação superior de qualidade. E com foco total no mercado de trabalho de tecnologia da informação e inovação. 

Entre os cursos oferecidos dentro da área de tech, destaque para as que habilitam e formam especialistas para a parte de Desenvolvimento, o grande foco do nosso assunto de hoje:

  • Devops
  • Análise e Desenvolvimento de Sistema
  • Desenvolvimento Mobile
  • Desenvolvimento Back-End
  • Desenvolvimento Web
  • Entre outros cursos de tech

Métodos de estudo eficientes para Desenvolvimento

Agora, e continuando o nosso pequeno conto: 

Era uma vez um estudante dos cursos de tecnologia mais qualificados do Brasil. Além disso, inéditos e 100% online, com grande foco no mercado de trabalho. Porém, quando os estudantes ingressaram nos cursos de Desenvolvimento, precisavam estudar muito e não tinha uma ideia de como fazer isso de maneira correta. 

Fim

Se este é o seu caso ou dos seus colegas, preste atenção nas sugestões de métodos de estudo eficientes para Desenvolvimento que vamos mostrar abaixo.

Quem sabe eles podem ajudar na sua trajetória acadêmica e facilitar o seu caminho como profissional Dev de sucesso?

1 – Método das 24 horas

Basicamente, ele serve para todos os tipos de estudos, cursos e graduações. Ainda mais para pessoas que programam com códigos e desejam absorver ainda mais rápido as linguagens de programação.

Em suma, não se trata de uma técnica, mas de um costume. É algo que deve ser inserido em sua rotina. Logo, consiste em realizar o seu estudo e prática de programação normalmente. Porém, a revisão e nova visita ao estudo realizado precisa ser “esquecida” nas próximas 24 horas. 

O objetivo é permitir ao estudante descansar a mente e quebrar a cadeia de códigos que está na sua visão e no cérebro. 

Enfim, estudos comprovam que a produtividade de uma pessoa melhora com as horas de sono e descanso em até 40%. 

2 –  Estudar sob supervisão de um Dev mais experiente

Se você é um estudante que tem ansiedade demais para esperar o tempo passar, sugerimos sempre procurar por tutores ou desenvolvedores mais experientes visando maior eficiência nos seus estudos.

Sobretudo, o Dev sênior ou ao menos mais experiente que você, vai saber lhe dar alternativas para solucionar desafios do seu cotidiano dentro da área. Todavia, esta pessoa vai poder esclarecer dúvidas básicas e até mostrar uma nova visão sobre determinado problema teórico ou prático.

3 – A Rede mundial de computadores

Antes de mais nada, a internet é sempre uma parceira para todas as dúvidas do seu dia a dia.  

Sempre existem os estudantes mais ansiosos e, além disso, os extremamente tímidos. Nesses casos, a rede mundial de computadores é uma boa alternativa para pessoas com dificuldades em encontrar um Dev mais experiente em seus círculos mais próximos. 

Enfim, na web existem milhões de tutoriais, documentos, modelos de linguagem, profissionais fornecendo dicas e disponibilizando materiais para complementar os seus estudos.

Afinal, tempo é a moeda mais importante em nossa vida.

4 – Grupos de estudos voltados aos Devs

Se nenhum dos métodos acima funcionaram ou não lhe chamam atenção, cuidado. Então, está na hora de encontrar os seus pares. Ou seja, os estudantes que também estão com dificuldades de estudos e formar um grupo com foco voltado especialmente para estudantes de Desenvolvimento iguais ou com necessidades semelhantes às suas.

Assim como na universidade, ao criar um grupo de estudo com pessoas no que diz respeito às dúvidas e busca de conhecimentos, o compartilhamento de conhecimento se torna mais eficiente, e todos crescem de forma conjunta. Um método de estudo cooperativo.

Definitivamente, um dos métodos de estudo mais eficientes para Desenvolvimento.

5 – Diversificação de conteúdos

Um método tradicional utilizado por muitos estudantes é basicamente diversificar os conteúdos de forma organizada. 

Em suma, você começa estudando, por exemplo, os algoritmos. Claro, só por um determinado tempo. Na sequência, interrompa e dê uma pausa neste conteúdo.

Logo, você volta ao seus estudos, porém com foco em uma leitura sobre marketing digital, ou sobre algumas aplicações da área de Desenvolvimento Mobile e, quem sabe, Desenvolvimento Back-End

6 – Escolher uma linguagem

Em síntese, nós do HF seguidamente citamos e trouxemos dicas para DEVs iniciantes ou pessoas que estão iniciando a sua jornada na programação. 

Geralmente, quando você ingressa em uma carreira tech, serão apresentadas a você dezenas de linguagens de programação. Dependendo do seu grau de conhecimento e habilidades individuais, e inclusive, dos seus objetivos como futuro profissional, uma determinada linguagem de programação será mais fácil do que as demais. 

Por isso, um dos métodos de estudo mais eficientes para desenvolvedores iniciantes e para quem está querendo aprender programação é buscar entender um tipo de linguagem de programação.

Certamente, uma delas vai ter tudo a ver com o seu momento dentro da academia ou em um estágio. 

Entre as linguagens de programação, podemos citar abaixo algumas das mais utilizadas e já citadas em outros artigos da Voomp:

  • Java

  • HTML

  • HTML 5

  • PHP

  • CSS

  • C++ 

  • C# 

  • JavaScript

  • Python.

Enfim, independentemente da linguagem que você escolher, sempre haverá as que são classificadas como mais simples e fáceis para quem está começando a programar, ou que facilitam o seu aprendizado.

Então, o que achou dos nossos diversos métodos de estudo eficiente para as áreas de Desenvolvimento?

Continue com a gente e confira outros posts, notícias e informações sobre a área tech

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.