InícioGraduaçãoDesenvolvimento de SistemasO que faz o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O que faz o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

De forma direta, o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas busca analisar sistemas existentes para  corrigir erros e afins. Além de fazer requisitos e aplicações escritas em códigos para desenvolver novos sistemas.

Aqueles que trabalham com Análise e Desenvolvimento de Sistemas têm o objetivo de melhorar a experiência do usuário em programas posicionados em plataformas. Esses profissionais buscam aconselhar empregadores e clientes sobre qual software eles precisam, além de implementar correções e otimizações que fazem os softwares funcionarem corretamente.

Essa classe profissional pode trabalhar em pequenas startups ou grandes corporações e até mesmo presta consultoria, ou serviços em demanda para clientes. Então, conhecer o caminho profissional mais adequado na Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ajudar a abrir suas perspectivas de carreira.

O que é um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas faz?

Os analistas de Desenvolvimentos de Sistemas, também conhecidos como arquitetos de sistemas, pesquisam e buscam encontrar problemas em bancos de dados. Eles buscam resolver problemas de usuários e aconselham a gerência com a finalidade de implementar novos métodos para melhorar a produtividade.

Esse indivíduo atua em conjunto com os usuários e plataformas para avaliar e resolver problemas. Dessa forma, a função exige habilidades de comunicação e interpessoais. Além de exigir uma compreensão profunda dos padrões e atualizações das novas tecnologias e linguagens de código.

Os profissionais que atuam com Análise e Desenvolvimento de Sistemas pesquisam as tecnologias mais recentes em banco de dados e design de sistemas. Eles atualizam infraestruturas inteiras e também treinam funcionários e clientes  para acessarem a ferramenta de forma mais eficiente. Esses especialistas ainda podem se aprofundar em tecnologia financeira ou engenharia de dados, com objetivo de ampliar os horizontes.

Principais atribuições

Outra tarefa bem importante é testar os sistemas, realizar atualizações e remover bugs (erros). Além de manter uma boa saúde das aplicações e programas das quais o profissional desenvolvedor de sistemas trabalha.
As tarefas típicas de um profissional de Análise de Desenvolvimento de Sistemas incluem:

  • Examinar sistemas atuais
  • Fazer levantamento de requisitos conversando com usuários
  • Produzir especificações para sistemas modificados ou novos
  • Manter contato com outras equipes de TI para a produção de novos sistemas
  • Implementar de novos sistemas

Nesse sentido, os empregadores mais comuns desse tipo de profissional são consultorias de TI, organizações industriais ou comerciais e instituições financeiras. Mas esses profissionais podem ser contratados até mesmo em empresas públicas. Esta última utiliza bastante os conhecimentos do analista ou desenvolvedor de sistemas para implementação ou manutenção de bancos de dados e afins. O trabalho autônomo também é uma opção para quem possui experiência comprovada de vários anos.

Quais habilidades necessárias para se tornar um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Para conseguir um emprego como analista ou desenvolvedor de sistemas você normalmente vai precisar de um diploma técnico ou na área de TI. Ou então profunda experiência relacionada à área. Muitas vezes, graduados em certos cursos de humanas podem realizar uma graduação ou pós-graduação voltada para o TI. Isso pode ajudá-los a exercer alguma atividade nesse setor.

Uma qualificação formal é importante para poder se candidatar a uma vaga de Analista de Sistemas. Porém certas pessoas podem ser autodidatas ou aprenderam habilidades durante a execução de seus trabalhos. Certificado ou não, um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve possuir as seguintes habilidades:

  • Capacidade de trabalhar sob pressão e com prazos apertados
  • Habilidades de comunicação verbal e escrita de alto nível
  • Forte capacidade de resolução de problemas
  • Capacidade de pensamento crítico
  • Conhecimento de modelagem de dados e ferramentas de visualização de dados
  • Adaptabilidade
  • Iniciativa
  • Flexibilidade
  • Atenção aos detalhes

Linguagens de programação

As habilidades mais difíceis dependem do aprendizado, e não de traços de personalidades inerentes. Por exemplo, analistas de sistemas devem demonstrar proficiência em Microsoft Office e linguagens de programação como SQL (Structured Query Language).

  • Microsoft Office: o pacote de programas de computador Microsoft Office é o sistema dominante para centros profissionais e de educação. Aprender a usar esses programas e sua linguagem de codificação estrutural subjacente para identificar e isolar problemas e fornecer soluções de programação. Os programas incluem Microsoft Word, PowerPoint, Access, OneNote, Outlook e Publisher.
  • SQL: o SQL oferece suporte e orienta todos os sistemas e programas de gerenciamento de dados, incluindo produtos do Microsoft Office. O SQL permite que os programadores criem sites e conjuntos de dados e programas da web para fornecer mecanismos de pesquisa e plataformas complexas e compatíveis para inovação corporativa institucional.
  • Administração de sistemas: pode ser uma escola, filial do governo, esses profissionais monitoram sistemas de computador, incluindo software e configurações de programas. Eles também supervisionam o acesso do usuário e a segurança. Eles ajudam os membros da comunidade a acessar os sistemas de computador, solucionar problemas à medida que aparecem e atualizar ou instalar novos sistemas e traduzir informações ou metadados relevantes entre os programas.

Quais as tarefas diárias do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Os desenvolvedores e analistas de sistemas costumam mudar de função dependendo do estágio de desenvolvimento de seus projetos ou daqueles. As tarefas diárias para esses profissionais podem incluir coordenar instalações de computador e execução de testes.

Também é permitido aos desenvolvedores que consultem diretamente os usuários, mas também existem os chamados testers. Esses profissionais são encarregados de realizar testes de sistema, como se simulasse o comportamento do usuário.

Eles também executam testes em novos sistemas e em execução de maneira a garantir que todas as partes dos programas sejam executadas de maneira correta. Seja para corrigir bugs e fazer modificações quando acontecem problemas que atrapalhem o funcionamento geral do software. Sem o conhecimento técnico necessário, é possível que o profissional não consiga encontrar as alternativas para os problemas mais difíceis que podem ser encontrados.

Portanto, além do domínio técnico o profissional deve ter bastante vontade de aprender. Muito da rotina dessa profissão se baseia em aprender novos conhecimentos. Então, é bem frequente ver profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas acessando bancos de conhecimento online, como o GitHub, por exemplo, onde os profissionais do setor podem compartilhar experiências e questões em fóruns online.

Se interessou pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acompanhe mais posts sobre o tema aqui na Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.