InícioDicasMercado de trabalhoO que faz o profissional de Devops?

O que faz o profissional de Devops?

Inicialmente para terem conhecimento, um profissional de Devops faz uso de processos, ferramentas e procedimentos que equilibrem as necessidades no ciclo de vida de desenvolvimento de software. Isso é feito por meio da codificação, manutenção e atualizações.

Em outras palavras, os engenheiros de Devops constroem, testam e mantém a infraestrutura e ferramentas que permitam o rápido desenvolvimento e consequente lançamento de um software específico.

O profissional de Devops procura seguir uma série de práticas e processos para acelerar o processo de desenvolvimento de software. Assim, ele permite que aconteça um bom lançamento do produto, como a entrega contínua de atualizações.

Enquanto os desenvolvedores de softwares trabalham juntamente com testadores para saber se o app funciona devidamente, os Devops são os responsáveis por facilitar esse processo, ao integrar equipes que anteriormente estavam separadas.

Quais as funções de um profissional Devops?

As responsabilidades de um engenheiro Devops mistura características de função técnica, juntamente com outra voltada para operações de TI. Por mais que os engenheiros Devops estejam envolvidos principalmente com programação e codificação e tenham conhecimentos para encontrar soluções, essa não é a principal função de um profissional de Devops.

É mais provável que estes profissionais capacitados sejam mais envolvidos com as funções de gerenciamento de projetos e planejamento. Com isso, possuem uma posição estratégica na equipe em que está inserido.
As principais responsabilidades incluem:

  • Planejar e estar envolvido nas decisões e gerenciamento de projetos.
  • Identificar problemas técnicos e de desenvolvimento de atualizações e ‘correções’ de software.
  • Realizar trabalhos em conjunto com os desenvolvedores e engenheiros de software de modo a garantir que o desenvolvimento de projetos seja estabelecido e funcione conforme o planejado.
  • Garantir que os sistemas estejam seguros e protegidos contra ameaças de segurança cibernética.
  • Analisar os resultados, além de testar e examinar o código escrito.
  • Trabalhar de forma a automatizar e otimizar os processos de desenvolvimento e lançamento.
  • Configurar e construir novas ferramentas de desenvolvimento e infraestrutura
  • Entender as necessidades das partes interessadas no projeto e transmitir isso aos desenvolvedores do mesmo.

Início da carreira

Em geral, o profissional de Devops busca reduzir a complexidade inerente ao desenvolvimento de software. Além disso, fecha a lacuna entre as ações necessárias para realizar uma alteração em um aplicativo. Certas organizações podem contratar profissionais para executar uma função de Devops no fluxo de trabalho, como uma forma de otimização de algum processo em específico.

Os graduados em Devops têm a chance de começar uma carreira de engenheiro de Devops graduado ou associado, antes de progredir para um cargo mais elevado como engenheiro principal de Devops, este último cargo que necessita de mais experiência para ser exercido adequadamente.

Quais as habilidades necessárias para se tornar um profissional de Devops?

A maioria dos profissionais de TI adotam a cultura e o processo Devops ao combinar experiência em TI corporativo com habilidades práticas. De modo a ser um conhecimento fora do escopo de um desenvolvedor de softwares comum. Esse é um dos principais caminhos seguidos por quem opta por essa carreira.

De início, para executar as funções de um Devops, normalmente é pedido um diploma em algum campo técnico relacionado. Alguns cargos exigem que os candidatos tenham um diploma de mestrado. Outras funções de alta remuneração e grau de importância também desejam uma especialização de seus contratados.
Conheça algumas habilidades essenciais para os profissionais de Devops:

  • Consciência dos princípios de Devops e Agile.
  • Ter excelentes habilidades organizacionais e de gerenciamento de tempo, além da capacidade de trabalhar em diferentes projetos ao mesmo tempo.
  • Saber solucionar problemas.
  • Ter um bom conhecimento das linguagens de programação.
  • Possui excelentes habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Trabalho em equipe

O profissional Devops busca trazer uma abordagem mais colaborativa para o ambiente de desenvolvimento, teste e implantação de softwares. Ele busca reunir equipes pequenas com objetivos variados para trabalharem nos lançamentos de códigos e atualizações mais eficientes e de alta qualidade.

É necessário que não haja barreiras entre as pessoas, tornando as habilidades de comunicação, verbais ou escritas, essenciais para um profissional Devops de sucesso.

Os engenheiros Devops devem trabalhar em equipe para apoiar seus colegas durante modificações e correções importantes de software. Isso não só se baseia em ser mais que apenas um bom colega de equipe, mas ter as habilidades para orientar e aconselhar o time.

Além de saber se comunicar e possuir habilidades colaborativas, um profissional de Devops deve saber como usar diversas ferramentas complexas. Ele precisa sabem como usar e entender as funções dos seguintes tipos de ferramentas:

  • Protocolos de rede
  • Ferramentas de teste e qualidade na nuvem
  • Monitoramento e Análise
  • Orquestração da infraestrutura
  • Recipientes
  • Automação da implantação
  • Gerenciamento de configurações
  • Servidores de integração contínua
  • Controle de versão

Responsabilidade

É responsabilidade do profissional de Devops garantir com que tudo ocorra bem durante as fases de pré e pós-produção. Então, saber como cada uma pode ajudar e saber quais dificuldades considerar é a chave para uma entrega de software perfeita.

Quais as ferramentas que um profissional de Devops usa?

Há um ditado que diz “um bom trabalhador não é nada sem suas ferramentas de trabalho”. Da mesma forma, os profissionais de Devops usam um conjunto de pacotes de software para realizar a função com o máximo de eficácia. As ferramentas que listamos abaixo são padrões da indústria e de marcas famosas:

  • Hospedagem de repositório (Github, Bitbucket): para que o software de gerenciamento se integre aos seus processos Devops, será necessário um repositório de código. O Github e o Bitbucket são os dois repositórios mais conhecidos.
  • Ferramentas de automação (Jenkins, Bamboo): eles permitem que os engenheiros de Devops possam personalizar seu pipeline de entrega.
  • Software de monitoramento (Nagios, Raygun): o software de monitoramento ajuda a equipe do Devops a monitorar sua infraestrutura em busca de qualquer problema para uma resolução satisfatória e rápida.
  • Soluções de gerenciamento de projetos (Jira, Trello): não ferramentas exclusivas do Devops, mas valem uma menção, dada a facilidade com que os projetam acabam passando a linha de chegada. Os engenheiros de devops usam essas ferramentas para verificar o progresso de sua equipe e manter todos no caminho certo para cumprir os prazos.

Objetivos

Em resumo, para que o profissional de Devops tenha sucesso naquilo que faz, suas equipes devem trabalhar com o mesmo objetivo como finalidade. Dessa forma, podemos dizer que os profissionais de Devops são o motor que faz a equipe funcionar. Tudo é válido para garantir a eficiência do software e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Gostou de saber sobre o que faz o profissional de Devops? Se quiser mais informações sobre essa área e sobre o curso de Devops busque aqui na Voomp.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.