InícioGraduaçãoTecnologiaO que é o Curso Superior em Blockchain, Criptomoedas e Finanças?

O que é o Curso Superior em Blockchain, Criptomoedas e Finanças?

Em meio a tantas inserções relacionadas a tecnologia em nossas vidas, fez-se necessário criar assim, novas profissões. Por isso hoje, iremos compreender o que é CST (Curso Superior em Tecnologia) em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

Primeiro, teremos que destrinchar cada um destes termos, para assim dar o devido valor ao curso. Também, iremos neste artigo, conhecer o curso e os seus objetivos diante dessas novidades tecnológicas.

Confira!

O que é um Curso Superior em Tecnologia (CST)?

Antes de mais, deve-se saber que para ingressar em um curso superior. Seja ele qual for, deve-se ter concluído o ensino médio. Os cursos superiores podem ser bacharelados, licenciaturas ou tecnólogos.

No caso dos cursos superiores em tecnologia, a formação que se dá é de grau tecnólogo. Mas, o formado, no que lhe concerne, pode aprofundar-se no curso realizado com outros cursos e algumas especializações, como, por exemplo, uma pós-graduação latu sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado)

Continuar os estudos em tecnologia, garante ao egresso, uma sofisticação em sua carreira. Ademais, edificar os seus conhecimentos e criar uma posição elevada no mercado, garante que a sua remuneração e cargos, estejam sempre aquecidos.

Também, deve-se saber também que nem todos os tipos de concursos públicos consideram o nível tecnólogo, quando inscrito. Isso se deve a duração do curso, sendo este, menor que os cursos de bacharelado e/ou licenciatura.

Mas, nem sempre isso gera restrições absolutas. Assim, o formado deve manter-se atualizado diante dos editais relacionados à cargos públicos, pois, alguns deles permitem o ingresso.

Por fim, o Curso Superior em Blockchain Criptomoedas e Finanças na Era Digital, em si, independente do âmbito tecnológico, visa apresentar não só o conteúdo tech, mas também as necessidades do mercado. Dessa forma, o estudante tende a sair do tecnólogo conhecedor de termos e técnicas necessárias diante da Era Digital.

O que é Blockchain, Criptomoeda e Finanças na Era Digital?

Primeiro, deve-se ressaltar que ao falar sobre finanças na Era Digital, a associação ao blockchain e às criptomoedas deve ser imediata.

Essa situação deve-se ao fato de que as finanças exigem segurança. E, devido as demandas relacionadas à segurança, facilidade e velocidade nas transações financeiras, surgem todos esses termos.

Ao imaginar um sistema de blockchain, deve-se, portanto, associar também as criptomoedas. Essas, são consideradas o dinheiro da internet, que perpassa pelo sistema de “blocos” e todos os seus trâmites.

Ainda, essas transações não são absolutamente populares. Muitos de nós, não conhecem o que esses termos significam, tampouco como as transações digitais acontecem. Não à toa, pessoas mais velhas, tendem a continuar confiando unicamente no sistema bancário para realizar os trâmites financeiros e necessários da vida cotidiana.

Blockchain

O blockchain, por sua vez, é um sistema de “blocos” digitais que conferem segurança às transações. Dificilmente, um hacker, por exemplo, conseguiria acessar um desses blocos e acessar os registros de transação que estão neles.

Para que você consiga entender essas dificuldades e o porquê do blockchain ser seguro, imagine a seguinte situação: os blockchains são computadores que servem como “testemunhas” à trâmites e transações. Estes, por sua vez, só existem com a “aprovação” de vários outros blocos digitais já existentes.

Neste contexto, quanto mais blocos “testemunhando” transações, mais seguro. Assim, de forma matemática, eles geram códigos com letras e números, e os blocos anteriores (os mais antigos e mais seguros) também tem seus códigos e números que se sequenciam e garantem uma “comunicação” entre os blocos.

Benefícios

Por fim, além da segurança fornecida pelos blockchains, o uso desse sistema traz diversos benefícios. Confira alguns deles a seguir:

  • Transparência: por conta da sequência de blocos e dos mineradores, que são essas “testemunhas” que garantem a confiabilidade das transações, o sistema se torna mais transparente;
  • Redução de custos: as empresas e instituições bancárias costumam ser o intermédio entre a pessoa que paga e a pessoa que recebe. Assim, sem uma instituição intermediária nos trâmites, sendo essa portadora de um custo elevadíssimo para manter funcionários e sistemas, os trâmites aconteceriam sem esse custo, já que seriam realizados de forma direta e descentralizada;
  • Velocidade: a velocidade produtiva e de trâmites dados pela internet das coisas é muitas vezes mais veloz do que as dinâmicas usuais. Ao realizar uma transação descentralizada, a mesma acontecerá de forma mais rápida e eficiente.

Criptomoedas

As criptomoedas funcionam, sobretudo, por conta da tecnologia vinda dos blockchains. Mas, afinal, o que é uma criptomoeda?

Diante da necessidade de transações virtuais, criou-se também um “dinheiro virtual” que é realmente dinheiro. Tanto que nos últimos anos, essas moedas digitais ganham muita força, mostrando que para além de uma opção fortíssima de investimento, tende a ser o dinheiro do futuro.

Ainda, ao falar de finanças na Era Digital, sabe-se que quem investe em criptomoedas, percebe que há uma flutuação bastante característica em suas dinâmicas. Mas, ainda sim, as pessoas seguem tendo as criptomoedas como uma opção de investimento com potencial de altos retornos.

Em suma, as criptomoedas, como qualquer outro tipo de dinheiro e moeda de troca, realiza a troca em questão de forma online. O prefixo “crypto” diz respeito aos algorítimos da criptografia, que por sua vez, reforçam a segurança e a confiabilidade do blockchain, como visto anteriormente.

Por fim, alguns tipos de criptomoeda já são bastante populares, como a bitcoin. Mas, aqui iremos listar as 10 principais criptomoedas da atualidade na lista abaixo:

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • XRP;
  • Litecoin;
  • EOS;
  • Cardano;
  • Binance coin;
  • Stellar lumens;
  • Chainlink;
  • NEO.

Aposto que você não imaginava que existiam tantas criptomoedas, não é mesmo?

O CST em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital

Diante de tantas possibilidades, transações e nomes difíceis, surge a necessidade de pessoas que compreendam esse universo. Assim, surgiu o Curso Superior em Blockchain Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

Primeiro, ao pensar em finanças, devemos lembrar da tradicionalíssima e popular bolsa de valores. Os investimentos acontecem o tempo inteiro, assim como as flutuações. Portanto, investir em um mercado que aponta para o futuro de forma concreta, apesar de trazer altos benefícios, trás também riscos no quesito investimento.

Assim, tornou-se fundamental, para além dos investidores, ter bons profissionais que garantem a segurança das transações. Estas, por sua vez, devem ser acessíveis, didáticas e confiáveis. Sendo assim, cabe ao profissional, tornar dinâmico o uso das transações digitais.

Também, o CST nas finanças da Era Digital, perpassam desde as disciplinas base dos cursos de tecnologia, como aspectos técnicos e lógicos da economia. Multi e interdisciplinar, não?

Por fim, retomando a fala inicial, diante de tantas inserções e novidades colocadas nas dinâmicas do nosso dia-a-dia, fez-se necessário bons profissionais atuantes. E, as dinâmicas do mercado global afetam não só a nos em relação à essas inserções, mas também, o ingresso dos estudantes formados no mercado.

Mas, conte-nos, conseguiu entender um pouquinho deste universo? Deixe um comentário com as suas dúvidas e observações. Também, continue sua leitura com outros conteúdos da Voomp.

Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.