InícioGraduaçãoDesign de InterioresO que é o Curso Superior em Design de Interiores?

O que é o Curso Superior em Design de Interiores?

O que é o Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores? Você já teve essa dúvida alguma vez? Antes de mais nada, é preciso saber que isso é uma graduação de nível tecnólogo que prepara os estudantes para o mercado de trabalho.

Esse curso serve para preparar os profissionais para não apenas pensar na decoração de um cômodo, mas no projeto como um todo. O que inclui ouvir as necessidades dos clientes e pensar na usabilidade e conforto dos locais.

Quer saber mais sobre essa graduação? Então confere o artigo a seguir, pois nós explicamos não apenas o que é, mas também onde estudar, o que esse profissional faz exatamente e como é o mercado de trabalho.

O que é o CST em Design de Interiores, afinal?

CST é uma sigla que significa Curso Superior de Tecnologia. Logo, o CST em Design de Interiores é uma graduação que tem o nível superior, igual ao bacharelado, por exemplo.

Ela, no entanto, possui uma duração mais curta, de em média dois anos. Isso porque o objetivo é preparar o estudante para que o mesmo possa ingressar no mercado de trabalho em menos tempo. O que é perfeito para quem deseja se profissionalizar, mas não deseja fazer um curso longo.

O vestibulando pode fazer o curso superior em Design de Interiores de maneira presencial ou na modalidade de Educação à Distância (EaD), no tipo semipresencial. Ou seja, com parte da carga horária sendo cumprida com aulas online, através de uma plataforma específica, e o restante na sede ou pólo da instituição escolhida.

Os interessados em se tornar um designer de interiores precisam se inscrever e passar pelo processo de seleção da faculdade escolhida. Esse processo varia de local para local.

Porém, normalmente, é possível ingressar pelo vestibular (tradicional ou online) ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método avaliado.

As disciplinas espalhadas pelos quatro semestres do curso curso superior em Design de Interiores são escolhidas especialmente para preparar o estudante para os desafios diários da profissão. Elas costumam variar entre as faculdades, contudo algumas das mais comuns são:

  • Ambientação de jardins
  • Análise de viabilidade e funcionalidade do projeto
  • Criatividade
  • Instalações prediais básicas
  • Maquetes de interiores
  • Representação básica digital
  • Materiais, acabamentos e revestimentos
  • História e acepções do design
  • Ergonomia e desenho de móveis
  • Projetos integrados de I a IV

O que esse profissional faz?

Um designer de interiores é capacitado para fazer a reconstrução de todo um espaço e não apenas a decoração do mesmo. Isso pode incluir desde o planejamento do projeto de iluminação até a escolha do piso.

Não para por aí. Esse profissional também pode escolher criar efeitos com gesso ou nas paredes e desenhar os móveis que irão ocupar o local. Para isso, eles trabalham lado a lado com os engenheiros e arquitetos que também estejam envolvidos no projeto.

Todas as decisões tomadas a respeito do que fazer com o que espaço são pensadas tendo conforto e funcionalidade em mente. Por exemplo, questões de acessibilidade, altura de móveis, que são diferentes entre pessoas altas e baixas. Acima de tudo, cada projeto é personalizado de acordo com as necessidades do cliente.

Esse profissional também pode escolher trabalhar com cenografia de espaços em eventos ou obras, desenvolver novos produtos ou técnicas de decoração e fazer o desenho de marcenaria. Isso só são alguns exemplos.

Por causa dessa variedade de tarefas, o dia a dia de uma pessoa que estudou o CST em Design de Interiores pode envolver a criação, desenvolvimento e a execução dos projetos, assim como o acompanhamento do mesmo. Ele também precisa controlar a aquisição dos materiais necessários e gerir a equipe.

Onde fazer o CST em Design de Interiores?

Deu para entender o que o CST em Design de Interiores e o que esse faz não é mesmo? Mas onde fazer esse curso? A boa notícia é que, hoje em dia, inúmeras instituições oferecem essa graduação.

No entanto, isso faz com que seja ainda mais necessário analisar com cuidado todas as opções disponíveis. Nem sempre ser a opção mais cara do mercado serve como certificado de qualidade, viu?

Existem ótimos cursos, com mensalidades que cabem no bolso de todo mundo. Provando que qualquer pessoa tem o direito de estudar e se qualificar para adentrar no mercado de trabalho.

Dito isso, nós separamos três das faculdades que possuem a graduação com os melhores custo-benefício do mercado. Todas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante um diploma válido, e recebem altas pontuações no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). São elas:

  • Anhanguera
  • Pitágoras
  • Unopar

Como é o mercado de trabalho e os salários dessa profissão?

Como os formados no CST em Design de Interiores costumam trabalhar lado a lado com engenheiros e arquitetos, o mercado de trabalho da profissão segue o fluxo do crescimento destas.

No Brasil, atualmente, ela está bem em alta, especialmente com cada vez mais pessoas entendendo a importância de planejar bem um ambiente da casa. Por isso, é sempre possível encontrar vagas disponíveis e necessitas de mão de obra especializada.

A média salarial brasileira para um designer de interiores é de R$2.231,25. Esse valor, no entanto, pode mudar de acordo com a região onde o profissional atua, onde ele trabalha e até o tempo de experiência.

Os salários podem ainda ser mais altos para profissionais que trabalham de forma autônoma. Isso porque eles ganham por projeto. Para isso, é preciso ter uma boa estratégia de marketing pessoal, dedicação e paixão pelo trabalho.

Qual é o perfil de alguém que estuda CST em Design de Interiores?

O perfil de um designer de interiores agrega muitas características que são essenciais para essa área de atuação. A principal delas, e talvez a primeira que vem à cabeça de muita gente, é ser criativo. Mas existem outros aspectos importantes e esse tipo de profissional precisa:

  • Gostar de se manter atualizado nas últimas tendência
  • Ter a mente aberta
  • Saber ouvir as necessidades dos clientes
  • Saber expressar as suas opiniões
  • Ser capaz de se adaptar com rapidez
  • Ter senso estético
  • Ser organizado

Ficou interessado em seguir essa carreira depois de descobrir o que é o curso de CST em Design de Interiores? Então aproveita que está por aqui e confere os outros materiais que a Voomp tem sobre a área!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.