Os administradores ganharam destaque nos últimos tempos, já que a atual crise mundial causada pela pandemia de Covid-19 afetou principalmente o setor econômico. Em todo o mundo, as corporações precisaram discutir métodos de gestão de recursos e de pessoas para continuar em funcionamento. Por outro lado, crises são inevitáveis em qualquer negócio, principalmente as mundiais. Então, vamos conhecer qual o papel do administrador em uma empresa em tempos de crise, e suas responsabilidades com as empresas.
O que você verá neste artigo:
O papel do administrador em cenários de crise
Antes de mais nada, a crise mundial trouxe como consequência às empresas a dificuldade de se manter ou de se encaixar no mercado de trabalho. Houve demissão em massa dos funcionários, principalmente por pequenas empresas, além da suspensão de contratos. Outras empresas, para continuar funcionando, precisaram se adaptar ao trabalho remoto e às novas exigências sanitárias.
Nesse cenário, qualquer empresa, independentemente do tamanho, precisa contar com uma administração eficiente para reduzir os impactos e os prejuízos. O papel do administrador em uma empresa em tempos de crise é fundamental nesse sentido, já que ele é preparado para esse enfrentamento.
Dessa forma, para que os impactos econômicos da crise não atinjam de maneira profunda a empresa, um bom administrador deve:
Estar preparado
De antemão, a pandemia do final de 2019 mostrou o quanto um cenário mundial pode mudar de um dia para o outro, sem aviso. Tanto a sociedade quanto o mercado econômico passam por mudanças diariamente, e o administrador deve estar preparado para adaptar-se. Para tanto, deve acompanhar as flutuações do mercado, as legislações e as tendências socioeconômicas, atualizando-se para não ser surpreendido.
Gerenciar equipes
Antecipadamente, não é segredo que ninguém trabalha sozinho e o trabalho em equipe deve estar no “DNA” do administrador. Mas a pandemia trouxe um novo desafio para estes profissionais: administrar suas equipes remotamente. Por isso é essencial que os administradores tenham um bom relacionamento com sua equipe, conhecendo seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, em tempos de crise, poderá delegar funções de forma eficiente, mesmo à distância.
Ser assertivo
Desde já, é uma das chaves para uma boa gestão é a comunicação. Num cenário de crise mundial, a comunicação assertiva toma proporções ainda maiores. Por isso, o administrador precisa ter a habilidade de analisar as situações, definir o melhor caminho para, só então, tomar decisões e comunicar sua equipe. Assim ele conseguirá melhores resultados e mais eficientes.
Ser criativo
Antes de mais nada, a criatividade é a marca que identifica todos os casos de empresas que conseguiram crescer e sair de crises com sucesso. Sendo criativo, o administrador consegue identificar oportunidades nos empecilhos. Propondo, assim, soluções com mais segurança e ousadia.
Focar nos objetivos
Imediatamente, quando uma crise surge, é bem comum as pessoas ficarem perdidas, sem saber o que fazer, esperando um norte de seus líderes. O bom administrador deve ter como norte os objetivos da empresa, sua missão e valores, guiando-se por eles para tomar decisões. Mais do que isso, deve deixar claro à sua equipe que suas decisões são motivadas pelos objetivos da empresa. Isso mostra a consistência e coerência dos seus atos.
Agir com ética
De antemão, a ética deve estar presente em todas as atitudes do administrador, seja em tempos de crise ou bonança. No entanto, tempos difíceis podem levar pessoas não éticas a tomar decisões desesperadas. Sendo um bom administrador, a crise não será motivação suficiente para deixar a ética de lado. Agir com transparência e responsabilidade evitará que a empresa precise arcar com sanções jurídicas e, melhor ainda, inspirará a equipe a fazer o mesmo.
A valorização dos administradores durante a crise
Sendo uma crise de saúde pública, um dos maiores problemas enfrentado pelos administradores é a falta de recursos. Todos os setores foram afetados, prejudicando a produção, beneficiamento e logística dos insumos. Logo, isso afetou diretamente a disponibilidade de produtos para o consumidor final, ou seja, falta de mercadorias nas prateleiras.
Nesse sentido, para garantir que as demandas por produção continuassem sendo supridas, entrou em evidência o administrador especializado em logística. Esse profissional domina toda a cadeia de suprimentos, compreendendo que ações deve tomar para não interromper a produção.
Ainda mais, a escassez de recursos também desencadeou a alta de preços. Por isso, outro especialista muito valorizado na crise é o gestor de compras. Esse profissional compreende exatamente a oportunidade ideal para adquirir os recursos necessários, bem como as condições mais favoráveis à empresa.
Da mesma forma, o gestor de vendas também tem seu valor. Ele tem uma visão do mercado que permite compreender as necessidades dos clientes. Assim, pode oferecer os produtos corretos no momento oportuno, pelo valor mais viável. Junto às vendas, o administrador de marketing precisa definir como será a comunicação com os clientes.
Finalmente, devemos pontuar a atuação do gestor de processos. Por ter um profundo conhecimento de todas as etapas de produção da empresa, ele é essencial para a tomada de decisões durante uma crise. Esse administrador potencializa os resultados atuando nos pontos críticos e agindo de acordo com dados extraídos de análises científicas.
Características principais de um bom administrador
A princípio, o administrador é um profissional formado justamente para enfrentar os desafios cotidianos de uma empresa. Sua principal atividade é administrar todos os recursos da empresa, sejam internos, externos, humanos, financeiros ou físicos. Dessa forma, mesmo em tempos de bonança, as características citadas acima são importantes para a função do gestor.
Sendo uma área muito ampla e com uma enorme diversidade de áreas de atuação, é bem difícil traçar o perfil de um administrador. Afinal, o papel do administrador em uma empresa em tempos de crise é auxiliar com seus conhecimentos tanto nas ciências exatas quanto nas humanas, geralmente atuando em áreas que exigem um pouco das duas.
Mesmo assim, podemos listar algumas características que são essenciais para qualquer administrador, independentemente da sua área de atuação. Então, podemos afirmar que um bom administrador deve ser:
- Flexível – deve aceitar seus erros, saber ouvir opiniões e sugestões, alterando estratégias quando necessário;
- Bom líder – deve liderar pelo exemplo, fazendo o mesmo que a equipe faz, tornando-se referência para os liderados;
- Comunicativo – a comunicação efetiva e positiva é essencial para atingir resultados, deve saber comunicar ideias e procedimentos, dar feedbacks e saber ouvir;
- Observador – deve saber reconhecer boas oportunidades e identificar o melhor momento para se aproveitar delas;
- Organizado – organização inclui planejamento e controle, sem organização será impraticável cumprir prazos e metas com eficácia;
- Confiável – deve estar sempre disponível para sua equipe, inspirando confiança, cumprindo promessas e agindo com ética;
- Empreendedor – empreender não é apenas ter um negócio próprio, mas sim definir objetivos, implementar planos de ação e controlar resultados a favor do negócio.
Com este perfil e com as ações descritas neste artigo, o administrador será capaz de, junto à sua empresa, sair dessa crise e de outras crises com sucesso. Pode ser difícil e até assustador no início, mas o desafio vale a pena e traz mais satisfação profissional.
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