InícioGraduaçãoDesenvolvimento de SistemasMelhores faculdades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Melhores faculdades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma das que mais crescem, e o interesse pelas melhores faculdades, também.

Se você vê a área como um caminho para o seu futuro, fique ligado, pois listaremos boas opções (pagas e públicas) nesse post.

O nome do curso pode variar de acordo com a faculdade. Por isso, fique ligado quando for procurar pela área.

Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação ou Engenharia da Computação são referentes à mesma área.

Como se trata de um setor do mercado muito concorrido, saber quais são as melhores faculdades pode te ajudar a se destacar.

Antes de mais nada, iremos classificar as melhores faculdades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de acordo com as notas oficiais do Ministério da Educação.

Esse é o passo inicial, conforme determinação do MEC, para considerarmos as universidades mais relevantes.

Diversos indicadores serão levados em consideração na análise. Os principais são: Conceito do Curso, Conceito Preliminar de Curso e a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

As notas costumam variar entre 1 e 5. As faculdades que são consideradas excelentes têm entre 3 e 4 de nota. As melhores, em sua maioria, possuem uma nota 5.

Melhores faculdades públicas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

As faculdades públicas estão entre as melhores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E entre as mais concorridas.

A Voomp separou três que são bem conceituadas no MEC e, consequentemente, bastante concorridas.

Dê uma olhadinha e comece a estudar já, caso queira optar por uma das melhores faculdades gratuitas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da IFBA é um dos melhores, e também foi um dos primeiros do Brasil.

Ele tem duração de 3 anos em nível de tecnólogo, e disponibiliza 80 vagas para quem prestar o vestibular.

O que destaca a IFBA é a sua nota 5, máxima do Enade, que prova a capacidade da instituição em formar profissionais extremamente capazes e preparados para trilhar um futuro brilhante.

Para entrar na faculdade, além de passar no vestibular, é recomendado um perfil analítico, para que seja desenvolvida uma visão sistêmica aplicada juntamente com o conhecimento técnico.

Os alunos formados na IFBA desenvolvem, segundo a instituição, “senso crítico e iniciativas corretas para atuar com todos os tipos de dificuldades relacionadas ao ciclo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Informação como um todo”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP)

O aluno formado como Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP aprenderá a projetar, executar, especificar, testar, implantar e manter sistemas relacionados à computação e à informação.

No curso da IFSP, o profissional aprenderá as diferentes linguagens de programação que a carreira exige. Além disso, saberá distinguir os caminhos para adquirir novos conhecimentos na área.

Após se formar nessa faculdade, será possível trabalhar com empresas de Tecnologia da informação e de telecomunicações, por exemplo.

Quando falamos em qualidade, o IFSP se destaca entre outras instituições com uma nota 4 no MEC, alcançada em vários anos seguidos. Isso quer dizer que sua metodologia de ensino é sólida e dá resultados.

Fatec – Faculdade de Tecnologia

A Fatec é uma instituição pública de ensino superior, que recebe anualmente uma média de 1,3 mil alunos, de acordo com informações do MEC.

No curso da Fatec, o aluno tem como principais focos matemática, raciocínio lógico e cálculo.

Além do básico da graduação, matérias como economia, administração, estatística e inglês integram a grade curricular.

O vestibular acontece de 6 em 6 meses, e é a única porta de entrada para uma das melhores faculdades em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A Fatec é recomendada por 82% dos alunos que já estudaram por lá, segundo o site Quero Bolsa.

Melhores faculdades particulares

Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC)

Credenciada em 1999 pelo MEC, a ESAMC tem um dos melhores cursos de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os principais diferenciais da faculdade situada em Campinas, interior de São Paulo, estão em seu modelo pedagógico.

Ele busca desenvolver competências técnicas, gerenciais e comportamentais do aluno, preparando o graduando para o mercado de trabalho.

Faculdade FAEL

A faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferecida pela FAEL, no modelo EAD, disponibiliza web tutores para cada disciplina. Além disso, há assistentes para cada polo.

Além disso, oferece uma extensa biblioteca virtual com material didático disponível a qualquer momento para os alunos.

Faculdade das Américas – FAM

A FAM tem nota 4 no MEC e isso, por si só, já a coloca entre as melhores faculdades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ela oferece o curso no período noturno ou matutino, dependendo das necessidades do aluno.

Nessa faculdade, o aluno se tornará capacitado para conseguir se desenvolver em diversos setores da indústria.

A promessa é de ensinar a ele tudo sobre sistemas informatizados, de uma forma marcada pela inovação e criatividade. A duração do curso na FAM é de 24 meses, com uma boa avaliação entre os ex-alunos.

Melhores faculdades acessíveis em Análise de Sistemas

Faculdade Anhanguera

Se as melhores faculdades gratuitas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são difíceis de entrar, e algumas particulares são caras, há uma terceira via.

Elencamos, a seguir, algumas das melhores faculdades com preços acessíveis para quem quer seguir essa carreira.

Os responsáveis pelo curso da Anhanguera, por exemplo, conversaram com os melhores profissionais de tecnologia da área para incorporar os melhores métodos de ensino.

Na Anhanguera você poderá escolher entre 4 especializações dentro de sua grade curricular: Devops, Mobile, Web e Back-end.

As modalidades de ensino proporcionam conforto e flexibilidade aos alunos. Os principais métodos de ingresso aqui são por meio do vestibular da própria instituição, ou pela nota do Enem.

Faculdade Unopar

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar dá ao aluno conceitos como Matemática, Lógica e Algoritmos.

Depois disso, o aluno passa a se conectar com campos relacionados a Banco de Dados, Infraestrutura de Redes e Persistência de Dados.

Outro diferencial é o ensino aplicado nas ferramentas de modelagem de dados. Eles desempenham um papel substancial na qualidade e funcionalidade do trabalho.

Faculdade Pitágoras

A Pitágoras está entre as melhores faculdades acessíveis em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Por que? Porque ela dá acesso às conhecidas Aulas Destaque, com profissionais que compartilham experiências na área aos novatos.

Na Faculdade Pitágoras, é possível escolher entre as modalidades de ensino presencial ou EAD. Isso irá depender da unidade em que você fizer sua matrícula.

Existem programas de descontos e bolsas disponíveis, que facilitam a possibilidade de qualquer uma realizar uma formação profissional no segmento.

Quer continuar por dentro de tudo sobre a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Continue com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 65

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.